Início Cultura Língua Portuguesa: 15 palavras que melhoram o vocabulário

Língua Portuguesa: 15 palavras que melhoram o vocabulário

Todos os dias podemos e devemos aprender uma palavra nova. Aceite o desafio e comece hoje mesmo com estas 15 palavras que melhoram o vocabulário.

palavras que melhoram o vocabulário
Língua Portuguesa: 15 palavras que melhoram o vocabulário

Todos os dias podemos e devemos aprender uma palavra nova. Aceite o desafio e comece hoje mesmo com estas 15 palavras que melhoram o vocabulário.

Há 306.949 palavras presentes na 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948), havendo ainda mais noutros dicionários. São mais de 306.949 palavras de português que existem e a estas devem ser somadas as que estão presentes noutros dicionários e outras que vão surgindo ao longo dos anos e que não estão presentes nessa edição.

Segundo os especialistas, apenas usamos cerca de 1500 palavras no nosso vocabulário ativo. Neste artigo, apresentamos 10 palavras de forma a que as possa aprender e usar ao longo da semana pois, para estas palavras integrarem o seu vocabulário ativo, não basta aprender o significado dos conceitos aqui apresentados, é indispensável que estas palavras sejam frequentemente aplicadas por si.

Língua Portuguesa: 15 palavras que melhoram o vocabulário

Inédia

Termo que vem do latim inedĭa-, com o mesmo significado. Inédia é nome feminino que significa abstinência absoluta de alimento.

Singeleza      

Termo que surge da união de “singelo”+”-eza”. Singeleza é nome feminino que é referente à qualidade de singelo. É simplicidade, lisura, honestidade, sinceridade. Significa desafetação de forma, de estilo,… Significa ainda naturalidade.

Leia também:

Perentório

Termo que vem do latim peremptorĭu-, «que mata». Perentório é adjetivo que significa que perime, que é terminante, que é decisivo.

Torrente

Termo que vem do latim torrente-, «rio caudaloso; torrente». Torrente é nome feminino que significa curso de água temporário, rápido e impetuoso, geralmente resultante de chuvas fortes ou degelos rápidos.

No sentido figurado, significa grande quantidade de algo; abundância, profusão. Também no sentido figurado significa grande quantidade de pessoas deslocando-se na mesma direção. Ainda no sentido figurado pode significar rápida sucessão ou fluência. No mesmo sentido, torrente, também pode significar impetuosidade.

Espaventado

Quando apanhar algum susto, não diga apenas que está «assustado». Diga que está «espaventado» e verá que irá apanhar todos de surpresa!

Exacerbado

Particípio passado de exacerbar. Exacerbado é adjetivo que significa que se exacerbou; agravado; extremo. Exacerbar é um termo que advém do latim exacerbāre, «irritar». É verbo transitivo que significa agravar; tornar mais acerbo. É irritar; exasperar; agravar-se; piorar.

Apanágio

Termo que vem do francês apanage, «pensão anual; privilégio». Apanágio é nome masculino que significa característica; atributo.

É também, em sentido figurado, privilégio. Apanágio é condição. É termo antiquado para pensão que se dava a filhos segundos e viúvas nobres.

No direito, há o apanágio do cônjuge sobrevivo. Direito de o cônjuge viúvo ser alimentado pelos rendimentos dos bens deixados pelo falecido.

Desatavio

Derivação regressiva de desataviar. Desatavio é um nome masculino que significa falta de atavio; simplicidade.

Planura

Termo que vem de “plano”+”-ura”. Planura é nome feminino que significa planície; chã. Planura é planalto.

Ingenuidade 

Termo que vem do latim ingenuitāte-, «condição de homem livre». Ingenuidade é nome feminino que significa qualidade de ingénuo. Também significa simplicidade; candura extrema. Significa ainda credulidade excessiva. Ingenuidade é, ainda, parvoíce.

Fascinante

Termo que vem do latim fascinante-, com o mesmo significado. É particípio presente de fascināre, «fascinar». É adjetivo de 2 géneros que significa que fascina. Algo que interessa muito, que atrai.

Metamorfose

Metamorfose é um termo erudito, que é pouco utilizado, mas que permite enriquecer bastante o seu discurso. Opte por usar este termo em substituição de outros mais comuns como transformação, mudança ou alteração.

Ocaso

O ocaso é um termo que pode ser usado como sinónimo de pôr-de-sol. Sempre que tiver a companhia da sua cara-metade, a ver o pôr-do-sol, não se esqueça de lhe dizer como é belo aquele ocaso.

Sagaz

O termo «esperto» corresponde a um elogio, mas é uma palavra gasta, que torna a sua conotação menos positiva no discurso quotidiano. Assim, quando pretende qualificar alguém de pensamento e ação rápidas e eficientes, é mais apropriado usar o termo «sagaz».

Surreal

«Surreal» é um termo que deve ser usado quando queremos dizer que algo é absurdo, algo não faz sentido, algo foge à normalidade. Não significa que seja necessariamente algo negativo. Em determinados contextos, até pode ser bastante positivo dizer que alguém é surreal.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.