Início Cultura Língua Portuguesa Língua Portuguesa: 13 palavras para conhecer melhor

Língua Portuguesa: 13 palavras para conhecer melhor

Há mais de 306.949 palavras portuguesas... Aceite o desafio e aprenda uma delas por dia: 13 palavras para conhecer melhor.

13 palavras para conhecer
Língua Portuguesa: 13 palavras para conhecer melhor

Há mais de 306.949 palavras portuguesas… Aceite o desafio e aprenda uma delas por dia: 13 palavras para conhecer melhor.

São mais de 306.949 palavras portuguesas, número presente na 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948). É um número bastante expressivo que nos faz concluir que, mesmo conhecendo uma palavra por dia, chegamos ao final da nossa vida com a noção de que há muitas mais palavras por aprender do que palavras aprendidas.

Mas isso é por si só um ensinamento. Saber que há muito mais para aprender do que aquilo que aprendemos é um conhecimento importante que nos ajuda a manter a humildade e a ambição. Devemos fazer um esforço para alargar os nossos conhecimentos. Preparado para o desafio? 

Língua Portuguesa: 13 palavras para conhecer melhor

Temperado

Termo que vem do latim temperātu-, com o mesmo significado, particípio passado de temperāre, «temperar; moderar». Temperado é adjetivo. Diz-se temperado do metal que recebeu têmpera.

Na culinária, temperado é o que levou tempero, condimentado.

Temperado é algo fortalecido; revigorado. Temperado é termo que pode referir-se a clima, temperatura, significando que nem é muito frio, nem é muito quente.

No sentido figurado, é comedido; temperado é moderado. No sentido figurado, temperado pode significar delicado, suave, agradável.

Na geografia, há zonas temperadas, que são zonas terrestres compreendidas entre cada trópico e o círculo polar do hemisfério correspondente.

Leia também:

Sumptuoso

Termo que vem do latim sumptuōsu-, com o mesmo significado.

Sumptuoso é adjetivo que significa feito à custa de grandes despesas. Sumptuoso significa também faustoso, luxuoso. Sumptuoso significa ainda magnificente, esplêndido. Sumptuoso tem ainda o significado de pomposo, aparatoso.

Parlapatão

Termo que vem de “parlapatear”+”-ão”. Parlapatão é adjetivo e nome masculino. Parlapatão significa pantomineiro, impostor, fanfarrão.

Depauperar

Termo que vem do latim depauperāre, «empobrecer». Depauperar é verbo transitivo que significa tornar pobre. Significa também fazer perder as forças; esgotar; exaurir. Depauperar também é verbo pronominal, significando debilitar-se.

Ludibrioso 

Termo que vem do latim ludibriōsu-, «ultrajante». Ludibrioso é adjetivo que significa que envolve ludíbrio; escarnecedor. Ludibrioso significa ultrajante.

Modesto       

Termo que vem do latim modestu-, «moderado». Modesto é adjetivo que significa que tem ou revela modéstia; humilde; simples. Modesto significa também que não tem grandes ambições ou pretensões; comedido, despretensioso. Modesto significa ainda pudico, recatado.

Esplêndido

Termo que vem do latim splendĭdu-, «brilhante». Esplêndido é adjetivo que significa que tem um brilho intenso; brilhante; luminoso. Esplêndido significa também admirável; magnífico; excelente. Esplêndido significa ainda luxuoso; sumptuoso.

Misericordioso

Termo que vem de “misericórdia”+”-oso”. Misericordioso é adjetivo que significa que usa de misericórdia, que é clemente, que é compassivo, piedoso.

Insalubre

Termo que vem do latim insalubre-, com o mesmo significado. Insalubre é adjetivo de 2 géneros que significa que não é salubre; doentio. Insalubre significa também que causa insalubridade; poluidor.

Incorruptível

Termo que vem do latim incorruptibĭle-, com o mesmo significado. Incorruptível é adjetivo de 2 géneros que significa que não está sujeito a corrupção. Incorruptível significa também inalterável. Incorruptível significa ainda que não se deixa corromper; íntegro.

Pervencer

A origem da palavra pervencer e a sua etimologia advém do latim pervinco. Pervencer é quando uma equipa ou alguém vence sem dar qualquer hipótese. Pervencer é aniquilar o adversário.

Sempre que alguém vence sem sombra de dúvidas o seu rival, além de vencer, pervence. Pervencer é sinónimo de palavras como: destruir, subverter, esmagar, aniquilar.

Oniomania

Termo que advém do grego oné, que significa compra + mania e que tem como significado loucura.

Portanto, oniomania significa tendência ou ato impulsivo e doentio de comprar coisas, de fazer compras de forma compulsiva.

Truz

Termo de origem onomatopeica, sendo truz uma interjeição que imita o som ou ruído (por exemplo) de um tiro, de uma batida forte, como um corpo pesado a cair.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.