Início Cultura Língua Portuguesa: 10 palavras que muitos pronunciam mal

Língua Portuguesa: 10 palavras que muitos pronunciam mal

O esplendor da língua portuguesa pode ser contemplado nos seus pormenores... Confira as 10 palavras que muitos pronunciam mal.

palavras que muitos pronunciam mal
Língua Portuguesa: 10 palavras que muitos pronunciam mal

O esplendor da língua portuguesa pode ser contemplado nos seus pormenores… Confira as 10 palavras que muitos pronunciam mal.

Há muitas palavras da Língua Portuguesa que são pronunciadas erradamente por muitas pessoas. Como o saber nunca ocupa lugar, devemos ter sempre o prazer de aprender, independentemente da nossa idade ou dos nossos estudos.

Há diversas palavras que são, frequentemente, pronunciadas de forma incorreta. É possível evitar estes erros comuns, com o conhecimento certo sobre a matéria em questão. Facilmente assistimos a pequenos deslizes no nosso quotidiano, pois é notório que há falta de conhecimento sobre a pronúncia correta de determinadas palavras. Esse desconhecimento leva, naturalmente, a erros frequentes.

Língua Portuguesa: 10 palavras que muitos pronunciam mal

Os erros

Errar é humano, mas ninguém gosta de passar pela vergonha de errar. Há, no entanto, erros comuns que danificam a imagem de quem os comete.

Há quem cometa esses erros na na televisão, há quem o faça na rádio, podemos ser confrontados com esses erros em eventos de relevo, em colóquios, em aulas da universidade cometidos pelos professores, em conferências, entre muitos outros espaços do género.

Estes erros prejudicam não só a mensagem que é proferida, mas também a credibilidade de quem passa a mensagem.


Leia também: Língua Portuguesa: 20 insultos e palavras inconvenientes e desconhecidas…


Rubrica

Rubrica é forma do verbo rubricar. Rubrica é nome feminino que significa almagre com que os carpinteiros e serradores marcam as linhas na madeira. É ainda o título impresso a vermelho nos antigos livros religiosos.

Rubrica é ainda indicação escrita dos movimentos e gestos nos papéis dos atores. Rubrica é também assinatura abreviada ou cifrada. Rubrica é igualmente o título dos capítulos de direito civil e canónico (antigamente impressos a vermelho).

Rubrica é indicação, nota, observação. Rubrica é assunto, matéria. Rubrica é artigo ou secção numa publicação periódica. Rubrica é programa televisivo ou radiofónico com um assunto específico.

Rubrica é designação de uma classificação orçamental. Rubrica é termo que vem do latim rubrīca-, com o mesmo significado. Apesar de se dever pronunciar “rubríca”, muitos são os que pronunciam de forma errada: “rúbrica”.

Ruim

Este adjetivo de 2 géneros significa mau; prejudicial; funesto. Ruim é algo que está em mau estado; estragado. Significa ainda perverso; maldoso. Significa também mal feito; de má qualidade. Esta palavra significa ainda sem mérito; sem valor. Termo que vem do latim *ruīnu-, «ruinoso», de ruīna, «queda; ruína».

Apesar de se dever pronunciar “ruím”, muitos são os que pronunciam a palavra assim: “rúim”.

Sintaxe

Sintaxe é nome feminino que na linguística significa parte da gramática que estuda e descreve as relações que as palavras estabelecem entre si numa frase. Sintaxe é o conjunto de regras sintáticas de uma dada época, autor, etc. Sintaxe na lógica é o ramo da lógica que descreve as regras que definem quais as combinações de expressões que, no sistema lógico, resultam em fórmulas bem formadas.

Sintaxe é grupo de regras que organiza qualquer tipo de linguagem. Sintaxe é disposição harmoniosa de partes ou elementos. Sintaxe é termo que vem do grego syntaxis, «ordem», pelo latim syntaxe-, com o mesmo significado.

Apesar de se dever pronunciar “sintásse”, é comum ouvir-se esta palavra ser pronunciada erradamente: “sintácse”.


Leia também: Língua Portuguesa: 7 expressões que muitos dizem mal


Subsídio

Este nome masculino significa contribuição pública em dinheiro para obra ou atividade de interesse coletivo. Significa também        quantia entregue pelo Estado, sem contrapartida direta, a empresas ou coletividades, subvenção. Significa ainda concessão de dinheiro feita por um Estado a outro, em virtude de tratado ou aliança.

Subsídio também significa auxílio pecuniário dado pelo Estado, por uma empresa ou por uma instituição a um ou mais indivíduos, em razão de determinada condição ou circunstância. Subsídio significa ainda contributo; ajuda. Subsídio significa ainda, no plural, dados, informações.

Há também o subsídio de desemprego que é prestação em dinheiro atribuída pelo poder público a trabalhadores desempregados, de forma temporária e de acordo com determinados requisitos, com o intuito de compensar a falta de remuneração motivada pela perda involuntária de emprego.

Este termo vem do latim subsidĭu-, «o que se conserva em baixo; reserva; apoio». Apesar de se dever pronunciar “subcídio”, é frequentemente proferido: “subzídio”.

Supérfluo

Este termo é adjetivo que significa que é de mais; demasiado, excessivo. É também algo inútil, desnecessário. Supérfluo é nome masculino que significa o que é desnecessário; o que não é essencial. Este termo vem do latim superflŭu-, com o mesmo significado.

Apesar de se dever pronunciar “supérfluo”, muitos são os que proferem a palavra assim: “superfulo”.

Acelerar

Acelerar é verbo transitivo e intransitivo que significa aumentar a velocidade ou adquirir velocidade, tornar(-se) célere. Este termo é verbo transitivo, intransitivo e pronominal significa apressar(-se), despachar(-se).

Acelerar é verbo transitivo que significa adiantar. Significa também reduzir o tempo de, abreviar. Este termo vem do latim accelerāre, com o mesmo significado.

Apesar de se dever pronunciar “acelerar”, muitas pessoas dizem “acelarar”.

Disenteria

Este termo é nome feminino que na medicina significa infeção dos intestinos que, em regra, produz dores abdominais, evacuações frequentes com presença de sangue e ulceração da mucosa.

Este termo vem do grego disenteria, «doença intestinal», pelo latim dysenterĭa-, «disenteria». Apesar de se dever pronunciar “disenteria”, muitos dizer “desinteria”.

Inexorável

Inexorável é adjetivo de 2 géneros que significa algo que não cede; inflexível; implacável. Significa também algo muito severo; rigoroso; rígido. Significa ainda algo a que não se pode escapar; inelutável.

Este é um termo que vem do latim inexorabĭle-, com o mesmo sentido. Apesar de se dever pronunciar “inezorável”, é frequentemente proferida na forma de  “ineczorável”.


Leia também: Língua Portuguesa: quando escrever “de mais” ou “demais?”


Logótipo

Este termo logótipo é um nome masculino que tem como significado elemento gráfico que representa uma marca. É constituído por letras e/ou símbolos, sendo usado como identidade visual de uma determinada instituição, serviço, produto, etc.

Na tipografia, logótipo é grupo de duas ou mais letras que são fundidas em um só tipo para acelerar a composição tipográfica ou para formar sigla. Este termo vem do grego lógos, «palavra» +týpos, «tipo».

Apesar de se dever pronunciar “logótipo”, é frequente ser pronunciado erradamente, assim: “logotípo”.

Príncipe

O termo príncipe é nome masculino que significa filho de família reinante. Príncipe significa ainda herdeiro presuntivo da coroa em alguns países. Príncipe significa ainda filho primogénito de rei. Há ainda príncipe enquanto título de nobreza em alguns países. Um príncipe é o soberano de um principado.

No sentido figurado, príncipe é o primeiro ou o mais notável em talento ou noutros méritos; chefe. É ainda adjetivo de 2 géneros. Este termo vem do latim princĭpe-, «chefe».

Apesar de se dever pronunciar “príncipe”, é bem mais comum ouvir-se: “príncepe”.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.