Início Cultura Língua portuguesa: 10 palavras que despertam curiosidade

Língua portuguesa: 10 palavras que despertam curiosidade

Quando foi a última vez que aprendeu uma palavra nova? Aprenda, uma por dia! Confira estas 10 palavras que despertam curiosidade.

10 palavras que despertam curiosidade
Língua portuguesa: 10 palavras que despertam curiosidade

Quando foi a última vez que aprendeu uma palavra nova? Aprenda, uma por dia! Confira estas 10 palavras que despertam curiosidade.

A língua portuguesa possui um vasta lista de palavras, quase sem fim, que é impossível dominar na íntegra. No entanto, do número elevadíssimo de palavras que fazem parte da língua portuguesa, é sempre possível aprender mais uma hoje e mais uma amanhã. Por isso, o progresso é sempre possível.

Podemos sempre melhorar o nosso conhecimento sobre o património rico e vasto que é a língua portuguesa. Mesmo sabendo que ao longo da nossa vida fomos aprendendo muitas palavras, apenas dominamos uma pequeníssima parte das palavras que existem na língua portuguesa. Sendo que de todas que aprendemos e conhecemos, acabamos apenas por usar regularmente uma porção reduzida delas.

Devemos, contudo, fazer o esforço de aprender cada vez mais, diariamente. Uma palavra por dia, 30 por mês e um progresso fantástico no espaço de apenas um ano. Porém, o verdadeiro desafio está em conseguir aplicar as palavras corretamente!

Não basta aprender as palavras. Elas terão que ser aplicadas ao longo da semana. Preparado para esse desafio? Então, veja a lista de palavras que temos para si e use-a ao longo da semana.


Leia também: 10 palavras da língua portuguesa para desvendar


Língua portuguesa: 10 palavras que despertam curiosidade

Concupiscência

Termo que vem do latim concupiscentĭa-, com o mesmo significado. Concupiscência é um nome feminino que significa atração pelos prazeres materiais e/ou sensuais. Também significa desejo sexual intenso.

Concupiscência significa ainda cobiça. Termos como avidez, carnalidade, cio, lascívia, luxúria, sensualidade, voluptuosidade podem ser considerados sinónimos de concupiscência.

Já os termos castidade, desinteresse, pureza podem ser considerados antónimos de concupiscência.

Condolências

Termo que vem do francês condoléance, com o mesmo significado. Condolências é um substantivo feminino, no plural. São os pêsames oferecidos a uma pessoa que está a passar por um momento de sofrimento pela morte de um ente querido.

Condolências é a ação de expressar um sentimento de pesar; demonstração de tristeza, de condoer-se pela perda de alguém: “Apresentou afetuosas condolências à família.”

Bonomia

Termo que vem do francês bonhomie, com o mesmo significado. É um nome feminino que significa bondade natural aliada à simplicidade de maneiras. Também significa paciência.

Há algumas palavras que são consideradas sinónimos sob determinado contexto, nomeadamente: humanidade, benevolência, benignidade, generosidade, paz.

Assim, também sob determinados contextos, são consideradas antónimos as palavras: malevolência, desprezo, impaciência, entre outras.

Breu

Termo que vem do gaulês *bracu, com o mesmo significado, pelo francês brai, «breu; piche». Breu é um nome masculino que, na química, é referente a resíduo sólido, negro ou muito escuro, proveniente da destilação dos alcatrões da hulha, das resinas, dos petróleos, é pez.

Escuro como breu significa que está muito escuro. Breu tem como sinónimos colofónia, pez.

Néscio

Termo do latim nescĭu-, com o mesmo significado. É um adjetivo que descreve alguém que eventualmente não sabe nada ou não é muito inteligente; pessoa ignorante; alguém estúpido; indivíduo inepto.

Néscio é alguém que não é sensato ou prudente. Alguém irresponsável. É ainda nome masculino que significa indivíduo que não sabe ou não compreende bem algo. Identifica também pessoa irresponsável.

Pode ser considerado um sinónimo de estúpido, idiota, insensato, irresponsável, parvo, ignorante, imbecil, imprudente, incapaz e inepto. Pode ser considerado um antónimo de competente, culto, prudente, responsável.

Letargia

É um termo que vem do grego lethargía, com o mesmo sentido, pelo latim lethargĭa-, com o mesmo significado. Letargia é um nome feminino que, na medicina, se refere a um estado patológico de sono profundo, sem existir qualquer paragem das funções vitais e de duração variável, podendo ter como causas infeções graves que afetam os centros nervosos. Significa sono artificial provocado quer por um medicamento (narcose), quer pela sugestão (hipnose).

Significa ainda, no sentido figurado, inércia, torpor, inação, apatia ou indiferença.

Na biologia, letargia é ainda estado de inatividade que ocorre em alguns animais, nomeadamente nos peixes pulmonados, durante períodos prolongados de seca ou calor.

Letargia pode ser considerado um sinónimo de apatia, inação, indolência, inércia, torpor. Pode ainda ser um antónimo de atividade, alento, vivacidade.

Pindérico

Termo que vem de pindárico. Pindérico é um adjetivo que, no sentido popular, significa pelintra, miserável. No sentido coloquial, pindérico é um termo depreciativo que identifica alguém mal vestido, piroso. É ainda um nome masculino que é referente a alguém com um aspeto descuidado ou considerado de mau gosto.

Pindérico é um termo depreciativo destinado a alguém que anda mal vestido. Pode identificar indivíduo pelintra, miserável ou pobre.

Concessão

Termo que vem do latim concessiōne, com o mesmo significado. É um nome feminino que significa permissão concedida para algo ser realizado. Autorização, licença. Concessão é a ação de ceder algo a alguém; outorga: concessão de pensões alimentícias.

No Direito, concessão é cessão temporária que se obtém do Estado para exploração de algo.

Concessão pode ser dispor de algo de sua autoria para o usufruto de outros. Ação ou efeito de conceder, de tornar disponível, de colocar à disposição.

Na gramática, concessão é evento contrário e subordinado ao mais importante, isto é, numa oração, que não impede a realização da ação principal: “Ele seguiu o caminho, embora chovesse.”


Leia também: Língua Portuguesa: palavras que modificaram com o AO


Perseverança

Termo que vem do latim perseverantĭa, “constância, prolongamento, persistência”. Este substantivo feminino identifica qualidade de quem é determinado, de quem não desiste com facilidade, de quem revela capacidade de persistência.

Perseverança é característica ou particularidade de quem persevera, isto é, que insiste e não desiste de uma coisa específica. Pertinácia, constância.

Efémero

Termo que vem do grego ephémeros, com o mesmo significado. Efémero é adjetivo que identifica algo que tem curta duração, que é breve, que é transitório. Efémero é uma característica daquilo que é temporário, momentâneo. Substantivo masculino que identifica algo que possui caráter temporário, de curta duração.

Na botânica, é o tipo de flor que desabrocha e murcha no espaço de apenas um dia. Efémero é também, ainda na botânica, planta que apresenta um ciclo de vida muito curto, podendo ocorrer diversas vezes num ano.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.