Quantas palavras vai aprender hoje? Conheça 10 palavras muito procuradas nos dicionários que geram dúvidas e interesse…
Quantas palavras da língua portuguesa aprendeu hoje? Temos um desafio para si: apresentaremos neste artigo um conjunto de palavras que são frequentemente procuradas em dicionários digitais. Só tem de as ler, compreender e aplicá-las nos próximos dias.
Não se preocupe que será fácil! Escolhemos um conjunto de palavras que estão entre as mais populares, por isso acabará por encontrar o momento mais indicado para as aplicar.
Este desafio visa reforçar a ideia de que é extremamente importante usar o máximo de palavras que nos for possível, de forma a termos uma capacidade de comunicação superior.
Assim, aprendendo um conjunto de palavras por semana, imagine a evolução e o conhecimento que gera em apenas um mês! E se perspetivarmos essa aprendizagem ao longo de um ano? O verdadeiro desafio está em consolidar o conhecimento e conseguir aplicar as palavras corretamente! Ao aplicar as palavras ao longo da semana, conseguirá certamente consolidar o conhecimento obtido.
Leia também: 20 das palavras mais feias da língua portuguesa
Língua portuguesa: 10 palavras muito procuradas nos dicionários
Âmago
Termo de origem obscura e questionável. É um substantivo masculino que significa a parte mais interior. O cerne. A medula. O centro. O foco. A essência. A alma. É aquilo que se encontra situado no centro. É a parte que é considerada mais importante.
Na botânica, é o que está situado no interior do tronco das árvores.
Incipiente
Do latim incipiente, com o mesmo significado. É um adjetivo que significa que começa, que está no início; que é principiante. Que está pouco desenvolvido.
Encarecidamente
Este advérbio significa com empenho. Feito de modo encarecido. Feito com encarecimento, com interesse. Feito empenhadamente.
Sucinto
Este termo vem do latim succintu, “cingido”, particípio passado de succingĕre, “cingir, rodear”. Adjetivo que significa resumido, de forma resumida. Feito em poucas palavras, de modo conciso, curto, breve. Aquilo que se diz ou se escreve utilizando poucas palavras, resumidamente, de forma lacónica.
Índole
Termo que vem do latim índŏle. Este substantivo feminino significa propensão natural, inclinação natural do ânimo; natureza. Índole é tendência característica, temperamento, caráter, vocação. É o modo próprio e particular de ser.
Inconveniente
Termo que vem do latim inconveniente, “discordante”. Este adjetivo significa impróprio. Algo não conveniente, que não se adequa. Algo inoportuno. Que desrespeita as normas e condutas consideradas corretas. Algo que não tem decência moral, que é imoral. Algo indecente, indecoroso. Algo sem proveito; desvantajoso.
Enquanto substantivo masculino e feminino, significa desvantagem, defeito, contratempo, transtorno, estorvo. Pessoa inadequada, imprópria, inoportuna. Dano, estrago, risco.
Vereda
Termo do baixo latim verēda, “caminho velho e estreito”. Vereda é um substantivo feminino que significa caminho estreito, atalho, carreiro. No sentido figurado, é senda, rumo, direção. Ainda no sentido figurado é também modo de vida.
Alienado
Termo que vem do latim alienātu, com o mesmo significado. É um adjetivo. Diz-se de bem ou direito que foi objeto de alienação; que foi transferido ou cedido. Diz-se da pessoa que se distancia da realidade circundante, que é alheado. Diz-se de quem sofre de alienação mental, um maníaco, um louco.
Paradigma
Termo do grego parádeigma, – atos, “modelo”, pelo latim paragima, com o mesmo significado. Exemplo que serve como modelo, padrão. Na gramática, o paradigma é modelo de declinação ou conjugação. Na linguística, o paradigma é o conjunto de elementos linguísticos que podem ocorrer no mesmo contexto.
Na investigação, o paradigma é o sistema ou modelo conceptual que orienta o desenvolvimento posterior das pesquisas, estando na base da evolução científica.
Ratificar
Termo que vem do latim tardio ratificāre, com o mesmo significado.
É um verbo transitivo que significa confirmar autenticamente (o que foi prometido, feito ou aprovado), significa ainda corroborar. Ratificar é ainda validar, autenticar, comprovar. Confirmar um ato ou compromisso. Certificar a validade de um compromisso assumido legalmente.
No contexto jurídico, ratificar é confirmar uma convenção internacional.