Tem dificuldade em lembrar-se onde deixou as chaves do carro ou qual o dia em que tem consulta? Confira 10 alimentos para melhorar a memória. A alimentação consiste num contínuo enriquecimento do corpo ou, então, poderá ter o efeito inverso, um empobrecimento geral. Por isso, devemos fazer um consumo estratégico para estimular ou melhorar determinadas capacidades.
A saúde cerebral pode ser beneficiada com o consumo de determinados alimentos saudáveis que produzem efeitos poderosos na sua mente. Há alimentos com nutrientes essenciais que permitem melhorar a sua memória.
Iremos partilhar consigo uma lista de 10 alimentos que impulsionam a sua capacidade de memorização. Portanto, se quer ter uma memória afiada, integre estes alimentos na sua dieta diária.
10 alimentos para melhorar a memória
Temos diariamente uma panóplia de alimentos com propriedades distintas, que podem ajudar-nos em diferentes áreas, contribuindo para o bom funcionamento de certos órgãos., por exemplo.
Estes alimentos que iremos identificar são ótimos para estimular a memória, por beneficiarem muito a sua saúde mental com a introdução de pequenas mudanças na sua alimentação, escolhendo alimentos que estimulam a concentração e contrariam o envelhecimento cerebral.
Reunimos um conjunto de alimentos com riqueza em vitaminas, sais minerais, antioxidantes e o famoso ómega-3, todos os itens identificados ajudam o cérebro a funcionar corretamente. Contribuem também para que o processo de aprendizagem funcione a todo o gás!
Alimente a sua mente: 10 alimentos para uma memória mais forte
1 – Abacate
O abacate é um alimento ótimo para a memória. Ele apresenta uma boa riqueza em gorduras monoinsaturadas, além disso, o abacate representa uma boa fonte de vitaminas E e K, potássio e ómega-3. Este alimento contém nutrientes que o tornam num bom amigo, ajudando na renovação celular.
2 – Chocolate preto
É “obrigatório” identificar o chocolate preto quando se pretende listar os melhores alimentos para a memória. Este delicioso produto é rico em antioxidantes e flavonoides.
Por isso, o chocolate contribui para melhorar as funções cognitivas de forma significativa, ajudando até a tornar o raciocínio mais eficiente. Este alimento protege o órgão dos radicais livres e ainda aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. Logo, contribui para a preservação da memória.
3 – Espinafres
Este alimento contém riqueza em ácido fólico e vitamina E. Por isso, ele contribui para desacelerar o envelhecimento das células cerebrais. Este alimento de folhas verdes também melhora a circulação sanguínea. Segundo alguns estudos, o consumo regular de espinafres ainda ajuda a prevenir o desenvolvimento de tumores.
4 – Frutos secos
Estes alimentos apresentam um teor elevado de ómega-3, selénio e vitaminas B6 e E. As propriedades antioxidantes dos frutos secos ajudam a prevenir o envelhecimento celular. O consumo regular destes alimentos estimula a memória e ajuda a combater a demência.
5 – Frutos vermelhos
Estes frutos são fonte de fisetina, que se trata de um flavonoide que permite melhorar a comunicação entre os neurónios. Por isso, todos devemos comer regularmente frutos vermelhos como os morangos, as framboesas e os mirtilos, que também apresentam riqueza em vitamina C e antioxidantes.
6 – Café
O café é um dos melhores alimentos para a memória, se for consumido com peso e medida. O consumo regular e moderado desta bebida ajuda a estimular a concentração e a memória.
Além disso, o consumo de café facilita o estado de alerta. Segundo alguns estudos de especialistas na matéria, o consumo de café reduz o risco de surgimento de doenças neurológicas degenerativas.
7 – Leite
Este produto é rico em triptofano, que se trata de um aminoácido que permite uma melhoria do desempenho cerebral. Esta é uma das razões pela qual o leite tem direito a estar numa lista com os melhores alimentos para a memória.
Além disso, este produto ajuda-nos no descanso, que é bom para o cérebro. O leite ajuda-nos a dormir melhor durante a noite e a armazenar novas informações.
Aprenda a ter uma alimentação mais equilibrada:
8 – Ovos
Os ovos são usados frequentemente em diferentes receitas. Eles são bastante benéficos para as células cerebrais, porque contêm ácido fólico e vitamina B12. Além disso, a gema dos ovos apresenta riqueza em colina, que consiste numa substância que tem um papel importante no combate ao envelhecimento mental e na prevenção de doenças como o Alzheimer.
9 – Peixe
Peixes são ótimas fontes de ómega-3. Por isso, eles são bons alimentos para a memória. Opte por peixes como salmão, atum, carapau e sardinha que são particularmente benéficos e ajudam a melhorar a capacidade do cérebro em reter as aprendizagens,
10 – Tomate
Este alimento contém fisetina, tal como acontece com os frutos vermelhos. Por isso, o tomate é também rico em licopeno, que se trata de um antioxidante que permite reduzir os danos gerados nas células pelos radicais livres.