Início Lugares Destinos 15 Aldeias Históricas de Portugal que tem de conhecer

15 Aldeias Históricas de Portugal que tem de conhecer

Descobrir as aldeias históricas é caminhar no tempo e nos costumes. Percorra Portugal e surpreenda-se pela beleza destas 15 Aldeias Históricas.

3060
COMPARTILHE
15 Aldeias Históricas de Portugal que tem de conhecer

15 Aldeias Históricas de Portugal que tem de conhecer

Descobrir as aldeias históricas de Portugal é caminhar no tempo e nos costumes. É viajar pela nossa história e visitar monumentos incríveis. É caminhar nas ruas, dar dois dedos de conversa a um desconhecido e sentir-se em casa.

Saborear as aldeias históricas é degustar o melhor da gastronomia portuguesa, regada com os melhores vinhos. É dormir uma bela sesta, descansado. Apaixone-se por Portugal e visite estas aldeias de norte a sul.

Ei-las:

1 – Sortelha

Sortelha

Sortelha é uma simpática aldeia medieval, que se encontra rodeada por uma muralha (Muralha do Burgo) em forma de anel. A sua posição estratégica no centro de Portugal, oferece vistas incríveis sobre a Serra da Estrela e a Covilhã.

Sortelha destaca-se pela paisagem romântica e por uma torre de menagem assente num rochedo. Na praça do pelourinho podemos contemplar o Castelo e visitá-lo.

Sortelha

Aprecie a Varanda do Juiz de onde eram ditadas as sentenças. Existem várias casas ao longo da calçada medieval, inclusive a antiga cadeia, a casa número 1 e o forno comunitário, ponto de encontro para tomar café.

Sortelha

Admire a bonita Igreja Matriz de Sortelha com sua a torre sineira e algumas sepulturas escavadas nas rochas. Divirta-se na feira medieval anual que ocorre no mês de setembro. A moeda da feira, o sortilho, pode ser trocada por euros e usada como moeda de troca neste evento.

2 – Almeida

Almeida

As vistas de Almeida sobre o rio Coa valem, só por si, uma visita a esta aldeia histórica, que fica a apenas a 7 km de Espanha. Esta aldeia histórica foi um dos mais importantes pontos estratégicos de defesa de Portugal e está rodeada por uma bonita muralha de pedra, com a forma de uma estrela.

Pode visitar as ruínas do seu castelo gótico e atravessar as Portas Duplas de São Francisco, passar por pontes e túneis históricos. Imagine como seria a vida militar naqueles tempos através de uma visita às casamatas.

Almeida

Estes quartéis militares à prova de bomba serviram de refúgio de milhares de pessoas durante a guerra dos sete anos. Não deixe de fazer uma visita aos cavalos no Picadeiro d’el Rei para praticar equitação ou fazer um passeio real de charrete.

Na famosa casa da Amelinha pode provar a doce ginjinha de Almeida e na Casa das Artes e Ofícios conhecer as peças de olaria artesanal ou provar saborosos doces de amêndoa. No último sábado de cada mês pode assistir ao render da guarda nas Portas Duplas de São Francisco.

Almeida

Reviva também o episódio histórico do cerco de Almeida pelas tropas francesas, durante o mês de agosto. Vão com “Alma até Almeida”!

3 – Monsanto

Monsanto

Monsanto foi distinguida em 1938 com o Galo de Prata, por ser considerada a “aldeia mais portuguesa”. Uma réplica do galo de prata destaca-se no topo da Torre de Lucano – a torre sineira da Igreja da Misericórdia. Aprecie a serenidade da paisagem e visite o Castelo Medieval.

Monsanto

Percorra as suas muralhas que, juntamente com o Miradouro do Forno, oferecem paisagens serenas. Admire também rochas graníticas de grandes dimensões e uma laje com cavidades peculiares a “Laje das 13 Tijelas”, onde, segundo reza uma lenda, se alimentavam os pobres.

Na Capela de São Pedro de Vir-a-Corça existe um relógio de sol feito de pilhares de granito no portal. É um local romântico para apreciar a luz colorida do por do sol, típica desta zona.

Monsanto

Após a caminhada, desfrute de uma refeição caseira nos restaurantes de Monsanto e prove os enchidos tradicionais que são um deleite! Se gosta de passeios a pé, aproveite para conhecer a Rota dos Barrocais.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here