Trajes Tradicionais Portugueses Preciosos
Portugal possui uma excepcional riqueza etnográfica, e os trajes são uma das suas componentes. Conheça alguns de trajes tradicionais portugueses preciosos.
As formas de trajar sempre tiveram uma importância vital na identificação social, cultural e profissional dos povos.
Antes de se chegar à “standartização” dos nossos dias, em que quase toda a gente veste o mesmo tipo de roupa, existia a possibilidade de se conhecerem inúmeras características de uma pessoa pelo traje que esta envergava.

Hoje em dia, embora essa possibilidade ainda se verifique em algumas situações, é muito mais difícil de se conseguir.
Nas classes mais endinheiradas havia grandes preocupações quanto à sumptuosidade e riqueza das roupas.
As várias modas que foram surgindo ao longo dos tempos, com maior ou menor ostentação e riqueza, mais ou menos vistosas, espelhavam, sobretudo nas classes altas, a própria evolução social e cultural. E sublinhavam também a maior (ou menor) abastança dos próprios países.

Por outro lado lado, há que levar em linha de conta a protecção do corpo contra as alterações climatéricas e ambientais. Terá sido mesmo essa a primeira preocupação do Homem quando começou a cobrir o seu corpo.
Trajes regionais
O vestuário tradicional do Alentejo, como o barrete verde e vermelho dos campinos ou a samarra, continua a ser usado em muitas ocasiões.
Os trajes regionais do Norte, sobretudo no Minho, também podem ser vistos durante os casamentos e outras ocasiões festivas. As mulheres vestem trajes muito ricos e coloridos, com tons dominantes de vermelho, branco ou preto, e usam longos colares de ouro ao peito, cobrindo a cabeça com um lenço.

Em Trás-os-Montes e Alto Douro, os pastores vestiam outrora capas de colmo (croças) para se protegerem da chuva. Hoje, o uso de vestuário negro de luto continua a ser comum, sobretudo nas povoações do interior do país.
O trajo típico da Madeira, por exemplo, continua a ser usado pelas floristas e nos mercados locais.
Os Trajes Tradicionais Portugueses
Açores



(cont.)