A “vila” de Dornes, em Ferreira do Zêzere, é usualmente chamada de Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários. Fica no concelho de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, a aproximadamente 30 quilómetros de Tomar. É uma península banhada pelo rio Zêzere (albufeira de Castelo de Bode) que terá servido de ponto estratégico militar nos inícios da nacionalidade. E hoje vamos visitar Dornes…
Portugal possui um leque de aldeias típicas que são chamativas por diversas razões. A antiguidade, a singularidade e a beleza tornam uma simples aldeia numa aldeia mítica. Dornes tem um encanto muito particular.
A proximidade do rio Zêzere enriquece ainda mais a experiência de visitar esta aldeia. Para quem procura novos locais para uma escapadinha, pode colocar Dornes como um destino a ser levado em consideração. Fique a conhecer melhor Dornes, uma maravilhosa aldeia do fim do mundo.

Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir
Presente em Ferreira do Zêzere, esta pequena “vila” de Dornes, conhecida ainda como Terra Mítica dos Templários, revela-se uma experiência memorável. É uma aldeia que garante paz e tranquilidade, o ideal para quem pretende fugir à azáfama da vida citadina. Sendo também conhecida como “Península Encantada”, Dornes representa uma experiência incrível, independentemente de se ir sozinho, com a alma gémea ou na companhia de amigos ou de família.
As águas do Zêzere enriquecem a paisagem arrebatadora, havendo ainda montanhas, ruelas empedradas e trilhos de xisto e pedra, ruas estreitas de casas de xisto, com cal ou tinta branca,… Uma riqueza tão singular que muito contribuiu para tornar Dornes uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeias.

Atrações imperdíveis
A Torre Templária de Dornes é única no nosso país (é uma torre defensiva pentagonal). Outro espaço encantador e absolutamente obrigatório de visitar é o Templo de Nossa Senhora do Pranto.
Durante as peregrinações, este templo é muito frequentado. Mas mesmo noutras datas não deixa de merecer uma visita, pois o seu interior exibe uma riqueza particular, surgindo como joia da coroa o seu fantástico órgão de tubos.

O púlpito que é formado por cinco fiadas de rosetas surgindo no centro a Cruz de Cristo é outra peça emblemática. É renascentista, estando datada de 1544. Uma torre sineira e templária também encanta tudo e todos, a Torre Pentagonal de Dornes é um dos pontos turísticos mais procurados.
Estes encantos são suficientes para terem feito de Dornes uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, a par naturalmente da sua história tão rica. Diz-se que a Rainha Santa era sua peregrina e que os Grão-mestres da Ordem dos Templários usaram Dornes como ponto estratégico para fazer a defesa ribeirinha. Esta é, por isso, uma aldeia rica em estórias e lendas, cheias de mistérios e protagonistas de encantar.
A par das atrações construídas ou contadas, também há pontos de interesse que se degustam à mesa e captam muitos visitantes, como é o caso do peixe do rio, as migas, o bacalhau e até doces típicos da região como o biscoito Dornito e o pudim de abóbora com nozes.
Após o almoço, é preciso digerir as iguarias caminhando pelas ruelas estreitas desta aldeia de xisto que, agora, exibe várias paredes caiadas a branco. Se seguir até ao cimo da aldeia, talvez encontre alguns barcos.
Um saber em vias de extinção já que só o Sr. José Alberto ainda sabe construir as embarcações que, outrora, serviam de ganha pão aos habitantes da região do Zêzere. Atualmente, ainda é possível experimentar dar um passeio num destes exemplares, e for até à praia fluvial e embarcar num passeio de barco turístico por Dornes.
Sobretudo para quem visita Dornes vindo do ritmo acelerado e barulhento das cidades, esta aldeia serve como um pulmão de oxigénio, um bálsamo para o corpo e para a mente, um convite ao descanso e à tranquilidade. Um destino indicado para quem quer ou precisa de tirar uns dias para relaxar e afastar-se da confusão das grandes cidades.
É um bom sítio para uma escapadinha de alguns dias, seja a sós, com família, amigos ou a cara-metade. Além de repousar, há muito que pode fzer, como caminhar ou fazer passeios de barco. Há muitas atividades que podem ser feitas na água e que vão, de certeza, agradar a quem viajar com miúdos.
Trilho de Dornes PR1 – Vigia do Zêzere
A pensar nos caminhantes que não conseguem parar quietos, Dornes também possui trilhos que podem ser seguidos, de forma a fazer uma boa caminhada, Natureza adentro. São muitos os percursos pedestres disponíveis, alguns dos quais começam na Península dos Templários. Um dos mais conhecidos é o Trilho Vigia do Zêzere.
Este trilho tem início e fim na própria aldeia de Dornes e estende-se por 19 km ao longo dos quais é possível admirar as mais fantásticas paisagens que pode imaginar, nomeadamente as que incluem a península de Dornes e a Albufeira de Castelo de Bode, com as suas deliciosas ilhas desertas.
Atividades
A praia fluvial é um destino obrigatório nos dias mais quentes. Realizar uma visita à Cascata do Penedo Furado, também se impõe. Os amantes do lazer em plena Natureza devem saber que é possível realizar uma série de atividades que podem tornar o seu tempo num momento de grande descontração.

Passear de barco é sempre uma opção interessante. Há ainda a possibilidade de realizar Passeios pedestres temáticos. Os mais ousados podem explorar a oportunidade de fruir do Wakeboard e Cable Park.
Como chegar a Dornes?
Para ir até Dornes, a nossa recomendação é que se desloque de automóvel. Como esta aldeia fica perto de várias cidades, como Santarém, Leiria, Coimbra e Castelo Branco, se tiver carro será mais fácil fazer uma escapadela até essas localidades vizinhas.
Quem está nos principais centros urbanos do país, gostará de saber que Dornes fica, sensivelmente, a 180km do Porto e a cerca de 170km de Lisboa. A viagem destes pontos até Dornes demora aproximadamente 2 horas.
Claro que quem não tem veículo próprio, pode sempre recorrer ao autocarro, que faz a ligação Coimbra-Sertã-Dornes. Porém, convém planear bem a viagem, pois o percurso é demorado, é necessário fazer transbordo e as ligações a Dornes não são muito regulares. Portanto, se tiver oportunidade opte mesmo por levar o carro ou alugar um para a viagem.
Onde devo comer?
Existem dois espaços emblemático para quem pretende usufruir de uma refeição de qualidade que represente bem a gastronomia da região. Esses espaços são
o Restaurante Fonte de Cima (Rua Amadeu Garcês, n.º 3238 Dornes / Tel. 933161019) e o Restaurante O Rio (Rua Guilherme de Pavia, Dornes / Tel. 962912485 962912485).
Aqui, pode e deve aproveitar para experimentar os melhores produtos locais, como é o caso do peixe do rio frito, o lagostim ou a carne de porco com amêijoa do rio. O mel é usado em muitos doces regionais que também deve provar.
Na região, há ainda outros espaços interessantes, tais como: A Grelha do Zêzere, A Gruta do Zé Restaurante e, entre outros, Casa dos Leitões.

Onde devo dormir?
Uma das melhores opções é a Hospedaria Nossa Senhora do Pranto. Neste espaço tem tudo o que necessita para uma noite tranquila, com todos os quartos equipados com WC. Tem ainda a possibilidade de tomar o pequeno-almoço e fazer as refeições no restaurante local.
As vistas sobre o rio Zêzere são apenas mais uma das suas qualidades. A Casa da Eira é outra opção de valor, esta casa de campo possui como grande atrativo a piscina exterior, mas lá fora há ainda a possibilidade de aproveitar o churrasco e divertir-se em família, uma vez que podem ficar nesta casa 6 pessoas.
Outra opção é a Riverside House, uma casa rústica e bem acolhedora que fica, precisamente, no centro da aldeia de Dornes. Ela tem 3 quartos e aloja até 6 pessoas. Possui uma cozinha totalmente equipada e até um espaço de churrasco na zona do terraço.
Se preferir ficar no centro da vila de Ferreira do Zêzere, pode fazê-lo instalando-se na Casa do Adro Hotel, um hotel de 4 estrelas, situado numa casa do século XVII totalmente renovada e que até tem piscina exterior.
Os quartos são elegantes e confortáveis, proporcionando boas condições para descansar. Existe um restaurante onde pode fazer as suas refeições e a excelência do pequeno-almoço é digna de nota.

Informações úteis
Se pretende saber mais sobre este destino fabuloso para uma escapadinha, aproveite para
consultar o Guia Turístico de Ferreira do Zêzere ou o mapa, pois poderá confirmar os principais pontos de interesse desta região que tem em Dornes a sua maior pérola.
Agora que já viu parte do melhor que Dornes tem para oferecer, certamente que surgiu o interesse em agendar uma escapadinha. Aproveite, seja com ou sem companhia, Dornes é uma aldeia maravilha!
O que visitar nos arredores de Dornes?
Se já viu tudo o que havia para ver em Dornes e ainda assim sobrou tempo para para ver e conhecer mais, então saiba que nos arredores desta aldeia há muito que pode explorar e descobrir. Conheça alguns dos pontos de interesse mais prontos.
Convento de Cristo, Tomar
A cidade de Tomar, também conhecida como a Cidade dos Templários, é um ponto de interesse ali bem próximo e que tem atrações tão icónicas e emblemáticas como o mítico Convento de Cristo.
Este é um exemplar arquitetónico com impacto nacional e que não deixa nenhum visitante indiferente. A sua charola é mítica e, por isso, vale bem a pena uma visita até este espaço.
Albufeira de Castelo de Bode
A Albufeira de Castelo de Bode é outro destino com interesse, sobretudo para quem aprecia encantos naturais únicos.
Não deixe de fotografar o seu grande lago azul, preenchido por ilhas desertas belíssimas, praias fluviais para ir a banhos e miradouros que provam como o nosso país é realmente lindo e cheio de surpresas, reservadas nos recantos mais incríveis e, por vezes, inesperados.
Cascata do Penedo Furado
Através dos passadiços é possível chegar às Cascatas do Penedo Furado que oferecem vistas incríveis sobre o Centro Geodésico de Portugal, situado no concelho de Vila de Rei. Quem não fica espantado com o espetáculo natural que uma cascata proporciona? Esta não é exceção e é, realmente, memorável.
Castelo de Almourol
Basta seguir o rio Zêzere até à sua foz e encontrará Constância, onde fica o conhecido e belíssimo Castelo de Almourol. Aproveite que está por aqui e vá pelo Tejo até Vila Nova da Barquinha, de modo a descobrir e a explorar os encantos do parque ribeirinho do Médio Tejo.
Agora que já viu parte do melhor que Dornes tem para oferecer, certamente que surgiu o interesse em agendar uma escapadinha. Aproveite, seja com ou sem companhia, Dornes é uma aldeia maravilha!
Vídeo de: Portugal visto do Ceu