O nosso guia completo sugere diversas atividades e locais! Saiba o que ver e o que fazer em Coimbra. Tem uma história invejável, uma mística especial, um amor impossível e muito mais… Conheça o melhor desta cidade conhecida como a cidade dos mil encantos!
“Coimbra tem mais encanto, na hora da despedida!…” Este é um verso importante de uma canção emblemática da cidade universitária. A verdade é que quem visita a cidade não vive um momento fácil no momento de a deixar. É que enquanto se está por lá, não faltam razões para por lá se permanecer!…
É um destino fabuloso para se estar, seja quando se viaja sozinho, seja quando se faz uma viagem romântica, seja quando se viaja em família ou com amigos. Ela tem diversas atrações, para todos os gostos, encantando miúdos e graúdos!
Visitar Coimbra, o que ver e o que fazer em Coimbra
História local
Coimbra foi a cidade onde o Conde D. Henrique e D. Teresa viveram. Os pais de D. Afonso Henriques, uma das figuras mais relevantes de sempre na nação portuguesa, oncederam carta de Foral à cidade, fazendo desta sua residência.
A cidade de Coimbra não é o berço da nação, mas foi berço do fundador da nação. Cidade onde nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. D. Afonso Henriques, no ano de 1131, transferiu a Capital do Condado Portucalense de Guimarães para Coimbra, momento que contribui para a independência e para a fundação do Reino de Portugal, em 1143.
A cidade romana, outrora chamada de Æminium, Coimbra, surgiu devido ao declínio de Conímbriga, uma cidade vizinha que estava a apenas 15 quilómetros. Os povos germanos saqueavam constantemente Conímbriga ao longo do século V, por isso muitos dos seus habitantes mudaram-se para Coimbra (Æminium).
Contudo, perderam-se muitos dos vestígios das estruturas defensivas da Coimbra romana. No entanto, Coimbra assumiu um contexto territorial de relevo, desempenhando um papel importante na Reconquista Cristã. D. Afonso Henriques, “O Fundador”, instalou-se na cidade, transformando Coimbra na capital do Condado Portucalense, espaço temporal em que o castelo e o núcleo central do sistema defensivo foram reforçados.
Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra é a alma da cidade, pela sua história e pela sua importância. É uma das universidades mais antigas da Europa, sendo mesmo a mais antiga do país. Foi a única universidade nacional até inícios do século XX!
A universidade foi fundada pelo Rei D. Dinis, em 1290, inicialmente em Lisboa. Mas, após várias mudanças da Universidade entre Coimbra e Lisboa, o Rei D. João III, no ano de 1537, deu ordem para instalar a Universidade em Coimbra, definitivamente.
Desde então, contribuiu para a formação intelectual da sociedade portuguesa. Inúmeras pessoas de relevo fizeram por lá a sua formação. Foi classificada pela UNESCO como Património Mundial, em 2013.
Mais informações, aqui.
Biblioteca Joanina
Esta biblioteca é parte da riqueza da Universidade de Coimbra. Tem uma vasta coleção de livros (muitos deles raros e valiosos) e apresenta uma beleza incomum. O seu nome está associado ao responsável pela sua materialização, o monarca D. João V, o Magnânimo. Ele mandou erigir a deslumbrante biblioteca, no ano de 1717.
Nesta biblioteca, há uma colónia de morcegos. Estes, por comerem os insetos “devoradores” de papel, exploram livremente a biblioteca durante a noite, contribuindo dessa forma para a boa manutenção dos seus livros.
No interior da Biblioteca Joanina, também se pode encontrar uma Prisão Académica. Esta encontra-se localizada no piso inferior e era ao Reitor que cabia assumir o papel de Juiz.
Personalidades
Antero de Quental, Eça de Queirós, António Nobre, João José Cochofel, José Régio, Miguel Torga, Adelino Veiga e Manuel da Silva Gaio são nomes que estão ligados à cidade académica, tendo alguns deles merecido a homenagem de estarem presentes em jardins, avenidas e praças da cidade, com monumentos a celebrar a sua ligação a Coimbra.
O Fado
O Fado é um símbolo de Portugal. Estando presente em todo o país, tem raízes mais consolidadas em Lisboa e Coimbra. O Fado de Coimbra está muito ligado à vida académica da cidade estudantil.
O fado académico e as serenatas estudantis adquiriram maior destaque a partir da segunda metade de século XIX. Este tipo de fado está ligado às tradições académicas, à praxe, às festas académicas, nomeadamente à Festa das Latas e à Queima das Fitas.
O Fado de Coimbra só é protagonizado por homens e, para tocar e cantar o Fado de Coimbra, é indispensável envergar a capa, que deve estar traçada. Só os estudantes da Universidade tocam e cantam esta expressão musical única no mundo.
Espaços para visitar
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Exploratório – Centro de Ciência Viva representam dois espaços de visita obrigatória para todos aqueles que apreciam os encantos da ciência e percebem a importância de questionar o mundo que nos rodeia.
O Museu Nacional Machado de Castro é um espaço imperdível para quem tem um fascínio particular pela história.
Para os que pretendem uma experiência única de interação com o património, não deverão perder a visita ao Portugal dos Pequenitos, o parque temático mais antigo do mundo.
Por último, se o objetivo é simplesmente a diversão e o usufruto de espaços ao ar livre, então o Parque Verde do Mondego é a opção ideal.
Outros espaços emblemáticos da cidade e que são merecedores de uma visita são: a casa que serviu de residência ao médico Adolfo Correia da Rocha; hoje a Casa Museu Miguel Torga. O médico que foi escritor e ficou conhecido pelo pseudónimo Miguel Torga viveu nesta casa de 1953 até falecer em 1995.
Monumentos para ver
A cidade de Coimbra tem alguns dos monumentos nacionais mais belos e importantes.
O Mosteiro de Santa Cruz (Panteão Nacional), espaço emblemático onde os restos mortais dos fundadores do Reino repousam. Este monumento nacional foi fundado em 1131, tendo sido feito para a Ordem de Santo Agostinho, com a aprovação e incentivo de D. Afonso Henriques.
O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, que foi refundado pela Rainha Santa Isabel, a padroeira da cidade.
A Torre de Almedina é um dos marcos fundamentais da história de Coimbra. Foi a Porta principal de acesso e as suas fundações remontam à época de ocupação islâmica.
A Sé Velha (da segunda metade do século XII, com um portal decorado sob clara influência islâmica) e a Sé Nova (ou o Colégio de Jesus) são dois pontos turísticos de grande interesse, pela beleza e pela importância para a cidade. Pelo colégio, passou o Padre António Vieira, entre outros homens de elevada craveira intelectual.
Locais para viver experiências incríveis
Portugal dos Pequenitos
O Parque Temático foi inaugurado no dia 08 de junho de 1940. Desde então que são muitos os
portugueses e estrangeiros a ficarem maravilhados com este espaço lúdico-pedagógico, destinado a maravilhar miúdos, mas que também agrada aos graúdos.
Um espaço que valoriza a presença portuguesa no mundo e que faz uma justa homenagem à portugalidade.
Espaços para conviver e usufruir da Natureza
Existem alguns espaços onde se pode relaxar, ler um livro ou conviver com a família, estando em perfeita comunhão com a Natureza. Na cidade de Coimbra, existem Jardins Históricos que representam momentos de puro lazer.
O Parque Verde do Mondego é um dos espaços verdes que se deve visitar. Ele está implantado ao longo das duas margens do rio, proporcionando uma experiência encantadora. A ponte pedonal Pedro e Inês, que liga as duas margens do Mondego, é um dos seus muitos atrativos.
Poderá praticar diversas atividades, nomeadamente voleibol de praia, havendo ainda um skatepark de nível básico, um parque de merendas e diversos equipamentos de diversão infantil.
A famosa Quinta das Lágrimas, que foi um cenário importante do amor vivido entre D. Pedro e D. Inês de Castro, é um dos espaços mais emblemáticos da cidade. O jardim romântico (criado em 1850) contém muita beleza e espécies exóticas.
Em alternativa, há outros espaços encantadores, tais como: o Parque Dr. Manuel Braga, o Jardim Botânico, os Jardins da Avenida Sá da Bandeira, o Jardim da Sereia / Parque de Santa Cruz.
Os melhores locais para comer
As tradicionais tascas ainda permanecem bem vivas na cidade estudantil. Nesses espaços, pode encontrar algumas das melhores iguarias da cidade. Poderá provar petiscos como moelas, ossos, pica-pau, raia de pitau. O bom vinho do lavrador também pode ser provado…
Ze Manel dos Ossos
Morada: Beco do Forno 12. Contactos: +351 239 823 790.
Quim dos Ossos
Morada: Rua António Vasconcelos 3 5. Contactos: 351 239 823 146.
Solar do Bacalhau
Morada: Rua Da Sota, 12. Contactos: +351 239 098 990.
Restaurante O Mimo
Morada: Rua da Saragoca 5 9. Contactos: +351 239 823 341.
Kabra Velha
Morada: Rua Fernandes Tomás 16. Contactos: +351 916 299 307.
Pratos típicos da região:
– Chanfana;
– Leitão assado à moda da Bairrada;
– Arroz de lampreia.
Doçaria tradicional/conventual:
Como na cidade há um histórico de diversos conventos e mosteiros, há uma riqueza incomum na doçaria.
– O Manjar Branco
– Pastéis de Santa Clara
– Arrufadas
– O Pudim das Clarissas
– O Bolo de Santo António
– Lampreia de Ovos
– Barrigas de Freira
– Biscoitos Académicos
Não são originais da cidade, mas marcam uma presença regular:
– Queijadas de Tentúgal
– Nevadas de Penacova
– Queijadas de Pereira
Nota: Mais recentemente, dois doces foram criados para prestar homenagem à história de Coimbra, a acontecimentos importantes.
Os Sonhos de Pedro e Inês (uma clara alusão ao romance trágico vivido entre D. Pedro e D. Inês de Castro) e a Rosa da Rainha (doce feito em honra da Rainha Santa, Dª Isabel de Aragão).
Os melhores espaços para descansar
Hotéis e Resorts de 5 estrelas:
Hotel Quinta das Lágrimas – Small Luxury Hotels
Um hotel de 5 estrelas que se encontra num palácio histórico medieval. Os hóspedes poderão usufruir de um espaço com história e ainda podem desfrutar dos jardins botânicos.
Este espaço de luxo ainda coloca à disposição um spa topo de gama, o Spa Bamboo Garden.
Morada: Rua António Augusto Gonçalves, 3041-901 Coimbra, Portugal.
Saiba mais informações, aqui.
Palace Hotel do Bussaco
Este espaço de luxo é uma alternativa que se encontra a cerca de 29 km de Coimbra, presente no coração da Serra do Bussaco. É um hotel de 5 estrelas presente naquele que foi o palácio de caça dos últimos reis portugueses.
Este espaço coloca à disposição um restaurante elegante que alia comida de excelência com uma variedade de vinhos exclusivos do Bussaco.
Morada: Mata do Bussaco, 3050-261 Luso, Portugal.
Saiba mais informações, aqui.
Hotéis de 4 estrelas:
Sapientia Boutique Hotel
Morada: Rua José Falcão nº4, 3000-062 Coimbra, Portugal.
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Parque Serra da Lousã
Morada: Parque Biológico da Serra da Lousã s/n, 3220-154 Miranda do Corvo, Portugal
Saiba mais informações, aqui.
Palácio São Silvestre-Boutique Hotel
Morada: Largo do Terreiro, nº 5 São Silvestre, 3025-569 Coimbra, Portugal.
Saiba mais informações, aqui.
Palácio da Lousa Boutique Hotel
Morada: Rua Viscondessa do Espinhal, 3200-257 Lousã, Portugal.
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Rural Quinta da Conchada
Morada: Barragem da Aguieira, 3360-315 Aguieira, Portugal.
Saiba mais informações, aqui.
Outros espaços recomendados:
Ar Puro Campings
Morada: Rua da Escola, Alto do Areeiro, 3030-011, Stº António dos Olivais, Coimbra, Portugal.
Contacto: 239 086 902.
Pousada da Juventude de Coimbra
Morada: Rua Henriques Seco, 14, Coimbra. Contacto: 239 822 955.
Curiosidades:
Coimbra foi a casa da primeira dinastia portuguesa. Foram seis os nossos monarcas a nascer em Coimbra (entre eles, estão: D. Sancho II, D. Afonso IV ou D. Pedro I).
A cidade de Coimbra, em determinada época, foi transformada num posto comercial relevante, por via da chegada dos mouros à Península Ibérica.
NCultura
Se leu “Visitar Coimbra, o que ver e o que fazer em Coimbra” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre turismo e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo do turismo, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…