Site internacional de turismo publicou uma lista com as 10 vilas e cidades costeiras mais deslumbrantes de Portugal.
O oceano sempre desempenhou um papel crucial na cultura portuguesa. Grande parte das vilas e cidades que melhor se desenvolveram estão localizadas na costa de Portugal. O site internacional The Culture Trip fez uma lista com os destinos mais deslumbrantes que se encontram encostados à costa portuguesa.
Esses locais que estão à beira-mar são imperdíveis. O site selecionou 10 destinos repletos de encantos, de “capitais regionais a charmosas vilas de pescadores”, há um pouco de tudo na lista apresentada. Contudo, todos esses destinos têm algo em comum, são tão encantadores que deixam qualquer um sem palavras.
A paisagem pode ter sempre mar e areia, mas é sempre uma experiência diferente. A gastronomia local é outra atração destes destinos, a cozinha destas vilas e cidades é marcada pelo bom produto das suas águas, sempre fresco e de qualidade.
10 vilas e cidades costeiras mais deslumbrantes de Portugal
- Tavira
- Ferragudo
- Aljezur e Costa Vicentina
- Cascais
- Azeitão
- Azenhas do Mar
- Peniche
- Aveiro
- Viana do Castelo
- Ponta Delgada
1 – Tavira
Tavira é uma cidade portuguesa presente no distrito de Faro, mas apresenta uma proposta distinta. Não é uma das muitas cidades algarvias cheias de resorts, revela um lado mais rural da região. O ritmo em Tavira é mais lento e o toque antigo da cidade dá-lhe um charme particular. Segundo o The Culture Trip entre as atrações locais estão estes pontos de interesse: “A ponte romana, o castelo medieval e a praça da cidade ladeada de cafés”.
2 – Ferragudo
Portimão é uma proposta interessante, mas que implica confusão. Ferragudo é uma opção mais tranquila, beneficia de um ambiente muito mais sossegado e acolhedor. Ferragudo está ladeada por uma costa salpicada de barcos, por isso, o contexto que a circunda revela paisagens deslumbrantes.
Esta vila piscatória é verdadeiramente encantadora e destaca-se pelas casas caiadas de branco. Segundo o The Culture Trip “um marco imperdível é o Forte Medieval de São João de Arade, que já foi a torre de vigia da região”. A proximidade com muitas das praias mais belas do Algarve é outro ponto a favor de Ferragudo.
3 – Aljezur e Costa Vicentina
A Costa Vicentina abriga diversas vilas encantadoras. Destinos deslumbrantes que têm grande riqueza, pelo cenário que as envolve e pela qualidade dos produtos locais que abastecem os restaurantes tradicionais.
Assim, não são só as belas praias a encantar há também restaurantes de qualidade que preparam petiscos deliciosos. Aljezur é uma das vilas mais encantadoras. Esta vila foi ocupada pelos árabes no século X. Entre as atrações locais estão: Castelo de Aljezur; Fortaleza e Igreja da Carrapateira; Fortaleza da Arrifana.
4 – Cascais
Esta cidade é bem popular. É um destino turístico de luxo que se encontra a apenas 30 km de Lisboa. A elite e os turistas mais extravagantes de Portugal procuram passar férias em Cascais. Esta maravilhosa cidade permite ainda uma rápida fuga à capital.
The Culture Trip deixou uma recomendação aos seus seguidores: “faça uma visita à estrondosa Boca do Inferno para uma bela vista das falésias à beira-mar.” O site internacional ligado à área do turismo ainda deixou uma alternativa, sugerindo que se alugue uma bicicleta com o propósito de explorar a cidade sobre duas rodas.
5 – Azeitão
A Serra da Arrábida é deslumbrante. Ela abriga as cidades de Setúbal e Sesimbra, cidades belas e românticas. Contudo, Azeitão revela-se uma alternativa que pode não ser tão popular, mas é seguramente mais charmosa. Azeitão é uma cidade com muitas quintas palacianas. Há ainda muitas vinhas em Azeitão. Esta cidade é também conhecida pelas suas deliciosas iguarias culinárias.
O Queijo de Azeitão é um local com fama nacional. A azulejaria também está bem representada em diversos monumentos locais. O site internacional recomendou uma visita à famosa Quinta da Bacalhôa, espaço encantador onde se pode fazer uma degustação de vinhos.
6 – Azenhas do Mar
Azenhas do Mar é um destino próximo da mística e encantadora cidade de Sintra. Esta pacata vila de pescadores está encravada numa falésia, junto ao Oceano Atlântico. A
praia deslumbrante é uma das suas muitas atrações. As vistas locais são deslumbrantes. Este destino é também muito conhecido por via da sua gastronomia de excelência, os incríveis frutos do mar são absolutamente deliciosos. O restaurante local de nome Azenhas do Mar é recomendado no artigo do The Culture Trip.
7 – Peniche
Uma das praias mais visitadas do país está em Peniche, a praia é também muito deslumbrante. O que torna a praia muito popular é as ondas, por isso, a praia de Peniche serve como ponto de encontro de muitos surfistas experientes. Não é preciso saber fazer surf para passar dias maravilhosos na areia desta praia. Assistir a competições de surf pode ser uma atividade interessante a quem está na praia de Peniche.
A água sempre foi importante para as pessoas de Peniche, a indústria pesqueira assume um papel importante nesta cidade costeira. Esta cidade abrigou uma importante fortificação. Esta construção deixou de servir como proteção militar e passou a ser uma prisão. A proximidade com a Ilha das Berlengas é outro atrativo local.
8 – Aveiro
Aveiro é conhecida como a Veneza de Portugal, por via de ser uma cidade que tem uma rede de canais. A presença de barcos coloridos parecidos com as gôndolas de Veneza facilitam essa comparação. Aveiro tem muitos encantos, nomeadamente na arquitetura, por isso, é considerada a cidade-museu da Arte Nova em Portugal. A Costa Nova é outra atração para quem visita Aveiro. As casas coloridas de pescadores são muito populares.
9 – Viana do Castelo
Viana do Castelo está presente a norte do Porto. A cidade de Viana do Castelo revela-se uma autêntica maravilha para quem gosta de contemplar beleza arquitetónica. Existem diversos edifícios antigos e com história. Há infraestruturas que refletem diferentes estilos, edifícios que apresentam estilos distintos, nomeadamente: renascentista, barroco, manuelino e gótico. O Santuário de Santa Luzia é seguramente um dos edifícios mais impressionantes da cidade. A Praça da República é uma das atrações de Viana do castelo.
10 – Ponta Delgada
A capital dos Açores revela-se uma experiência completamente distinta. Ponta Delgada é uma cidade especial que mistura o verde e azul com branco e cinza-escuro. A cidade de Ponta Delgada distingue-se pelo mar e pela serra. A arquitetura de basalto caiado e preto é outra característica da cidade. As Portas da Cidade e a praça principal da cidade são dos marcos mais pitorescos de Ponta Delgada.
Segundo o The Culture Trip em Ponta Delgada: “é comum ver carruagens puxadas por cavalos ao longo da estrada e ouvir gritos felizes de crianças locais brincando na praia”.
Leia também:
- Portugal tem uma das cidades pequenas mais bonitas da Europa
- As 20 Cidades e Vilas mais bonitas de Portugal
- Vai uma escapadinha? 10 hotéis românticos em Portugal
NCultura
Se leu “10 vilas e cidades costeiras mais deslumbrantes de Portugal” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Lamentavelmente em relação a Tavira continua-se a propalar um mito que é a de uma ponte de arquitectura árabe e conservada na época medieval com torre de portagem e que felizmente ainda hoje persiste chamar de romana.
Olhando para a ponte qualquer conhecedor de história verá que a arquitectura da ponte não pode ser de origem romana mas sem dúvida árabe e medieval.
Seria bom que, quem quer divulgar cultura não siga apenas aquilo que em folhetos e propaganda turística inventam sobre os monumentos locais.
Tavira que já é cidade à 500 anos por edito de D. Manuel I não merece tanta falsa cultura, até porque tem monumentos suficientes desde a época dos fenícios para ser bem honrada.