Descubra todas as razões que tornam Vilarinho de Negrões num destino verdadeiramente imperdível.
Portugal é um destino de férias de eleição para muitos estrangeiros. O nosso país é constantemente visitado por estrangeiros que se deixam render aos encantos de Portugal. Embora existam destinos mais populares, como as cidades do Porto e de Lisboa, o Algarve, os Açores ou a Madeira, a verdade é que a nossa riqueza é enorme. Existem outras atrações que merecem a nossa atenção.
Há aldeias verdadeiramente charmosas que merecem a nossa consideração no momento de organizarmos uma escapadinha que nos permita a fuga perfeita do rebuliço das cidades grandes. Por exemplo, há uma aldeia encantadora que pode ser encontrada em Montalegre…
Vilarinho de Negrões, a aldeia que parece flutuar na água
Localização
Esta aldeia singular apresenta uma beleza incomum. Vilarinho de Negrões pode ser encontrada em Montalegre. Este é um destino de visita obrigatória, pois esconde um património único, uma riqueza verdadeiramente singular.
Esta aldeia situa-se na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, cuja construção da barragem ficou concluída em 1964. Vilarinho de Negrões é seguramente uma das aldeias mais pitorescas de todo o país.
A encantadora aldeia fica junto da freguesia de Negrões, destacando-se aí a presença de um forno em granito, assim como os canastros esguios, onde o milho e o centeio se conservam. Os castros de Negrões, Vilarinho e Lamachã são outros destaques da região.
Aldeia de Vilarinho de Negrões
Esta aldeia pitoresca apresenta ruas lindas e charmosas. Por isso, a melhor forma de conhecer a aldeia é percorrer as suas ruas de forma a testemunhar a riqueza do património da aldeia.
O casario típico desta aldeia espalha-se sobre uma estreita península. Explorar as atrações da aldeia e das suas imediações revela-se uma experiência imperdível. Contudo, o que torna a aldeia verdadeiramente popular é o facto de ela se encontrar praticamente rodeada por água.
Apesar de Vilarinho de Negrões ter poucas pessoas a habitar o seu espaço, a sua fama enquanto uma das aldeias mais bonitas de Portugal leva a que seja cada vez mais visitada.
O quotidiano
A Aldeia de Vilarinho de Negrões revela-se um destino perfeito para quem deseja fugir do rebuliço da cidade. Aqui, deixará de sentir o stress quotidiano que é comum nas cidades mais populares. Aqui, o amanhecer é mais encantador. Os dias começam bem cedo nesta aldeia. A magia do cenário tem o complemento da banda sonora mais bela, a Natureza.
Pela manhã, os mergulhões de crista exploram o espaço. Surgem aves aquáticas que aproveitam para usufruir ao máximo da tranquilidade matinal desta aldeia. Após o bulício começar, as espécies de aves deslocam-se para uma pequena ilhota deserta que é formada por um penedo de grandes proporções.
A experiência
Visitar a Aldeia de Vilarinho de Negrões revela-se uma experiência fantástica. Independentemente do modo como a aldeia seja visitada, seguramente que viverá um fim de semana ou uns dias memoráveis.
Se se visitar a aldeia a solo, os dias sozinhos serão bem aproveitados. Encontrará espaços particularmente indicados para a introspeção. Há um sossego e uma tranquilidade que beneficiam quem necessita de estar consigo mesmo.
Contudo, se viajar com amigos, com familiares ou com a cara-metade também viverá uma experiência maravilhosa. Por isso, muitos escolhem esta aldeia para uma escapadinha ou mesmo para umas férias.
Uma personalidade
Domingos Pereira é uma personalidade especial desta terra. O padre guerrilheiro, que foi filiado no Partido Progressista e amigo de Paiva Couceiro, tornou-se numa figura popular para a região.
Este homem conspirou contra a República. Domingos Pereira participou na “Monarquia do Norte”, tendo-se envolvido nos combates de Cabeceiras, Mirandela e Vila Real.
A riqueza gastronómica
A Aldeia de Vilarinho de Negrões revela-se uma excelente bandeira da gastronomia da região. Por aqui, encontrará restaurantes que não servem apenas “matar” a fome. Oferecem experiências gastronómicas imperdíveis que deliciam quem visita estes estabelecimentos. Desta forma, em Vilarinho de Negrões, poderá deliciar-se com as iguarias típicas regionais.
O que visitar nos arredores desta aldeia?
A Aldeia de Vilarinho de Negrões tem muitos encantos, mas a proximidade com outras atrações pode levar-nos a explorar a riqueza da região.
Ribeira de Pena
Na fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, poderá encontrar uma vila portuguesa muito conhecida pela produção do vinho verde, pelo cultivo do milho e pelo linho. Ribeira de Pena
está situada em Vila Real e tem na criação de gado e de porco uma das suas riquezas.
A matança do porco que por aqui ocorre é marcante. Em Ribeira de Pena, poderá encontrar um património religioso significativo, destacando-se: a Igreja Matriz do Salvador, a Igreja de Santa Marinha, a Igreja de Canedo e Cerva, a Capela de S. Pedro em Ribeira de Pena, as capelas de Senhora da Guia e da Granja Velha, entre outras.
Ponte Velha de Montalegre
Esta ponte histórica fica situada junto ao castelo, que é outra atração. A “Ponte Romana”, como também é conhecida, está presente numa vila histórica. Existem vestígios que comprovam que a ocupação humana neste espaço geográfico tem muita história.
Os vestígios são bem antigos. Os historiadores defendem que a ponte tem origem no tempo dos romanos. Esta ponte é encantadora. Ela é constituída por um só arco que se encontra bem aparelhado e tem um tabuleiro que foi alterado ao longo dos séculos.
Castelo de Montalegre
Foi ainda no reinado de D. Afonso III que começou a construção deste castelo, que está datado de 1270. Desta forma, constata-se que a edificação da Torre de Menagem é posterior.
O Castelo de Montalegre cumpria o objetivo de defender a fronteira do reino de Portugal. Era uma fortificação que protegia o reino da ameaça de Castela. Neste Castelo, está presente um núcleo museológico que é merecedor de uma visita…
Onde dormir em Vilarinho de Negrões (ou nas proximidades)
Casas Avelã Brava
Rua da Escola, 11 – Negrões, 5470-322 Negrões, Portugal.
Casa do Alto Montalegre
Rua da Devesa 19, 5470-073 Montalegre, Portugal.
Onde comer em Vilarinho de Negrões (ou nas proximidades)
Restaurante Albufeira
Espaço que se encontra próximo da barragem do Alto Rabagão. O Restaurante Albufeira é famoso pelas entradas de presunto e salpicão. Um prato muito solicitado é o cozido à portuguesa, mas existem outras especialidades. As sobremesas também são rapidamente devoradas.
Morada: Lama da Missa, Viade de Baixo | Barragem Dos Pisões, Montalegre
Contacto: 276 556 213.
Restaurante Dias
Este local é muito procurado pelos petiscos feitos com a famosa carne Barrosã. O polvo à lagareiro é uma refeição bestial, mais indicada para os fãs deste delicioso alimento.
As entradas deste restaurante também são agradáveis. O vinho verde é muito apreciado na região e muito elogiado por todo o país…
Morada: Largo do Penedo nº 2 | Largo do Penedo No 2 Km 119 EN 103, Montalegre
Contacto: 910 228 242.
Leia também:
- Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir
- As 8 aldeias mais bonitas de Trás-os-Montes
- Pitões das Júnias: o que ver e fazer nesta aldeia no Gerês
NCultura
Se leu “Vilarinho de Negrões, a aldeia que flutua” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…