Fique a conhecer uma das atrações que permite apresentar a beleza extraordinária do Gerês. Um miradouro só para os mais corajosos!
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) é um destino de eleição para quem procura divertir-se ao máximo em plena comunhão com a Natureza. São mais de 70 mil hectares de área que se encontra dispersa pelo Norte de Portugal, passando pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço.
Este é o único Parque Nacional em Portugal. A UNESCO considerou o PNPG como Reserva Mundial da Biosfera para possibilitar “a conservação do solo, da água, da flora, da fauna e da paisagem”.
Este parque apresenta uma riqueza incomum, conjugando uma beleza natural arrebatadora com um conjunto de atrações impressionante, um património importante que ajuda a contar parte da história do nosso país. Por isso, muitas são as pessoas que escolhem passar alguns dias ou semanas neste destino. A melhor forma de contemplar toda a beleza deste local magnífico é visitar miradouros. Eles apresentam a Natureza do PNPG no seu pleno esplendor.
Recentemente, foi criado um miradouro que é especial… Fique a conhecer uma das atrações mais recentes que permite apresentar a beleza extraordinária do Gerês. Trata-se de um miradouro imperdível!
Miradouro de Fafião: Um miradouro só para os mais corajosos no Gerês
Contexto
Fruto da pandemia que condicionou a liberdade das pessoas durante tanto tempo, este foi um ano em que muitos portugueses quiseram aproveitar ao máximo. Por isso, muitas foram as pessoas que fizeram questão de descobrir (ou redescobrir) Portugal.
Entre os locais mais procurados estão os baloiços e os miradouros. Os cenários que aqui se encontram revelam-se incríveis.
Localização do miradouro
Este miradouro especial está situado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, mais precisamente em Fafião. Trata-se de uma aldeia histórica que se localiza na freguesia de Cabril, em Montalegre.
O Miradouro de Fafião encontra-se presente no topo de um bloco gigantesco de granito. Este bloco de granito está ligado a outro rochedo por uma pequena ponte de ferro…
A aldeia
Fafião é uma aldeia comunitária. Esta aldeia de Fafião encontra-se presente a 100 km da cidade do Porto e a 400 km da capital portuguesa, Lisboa. O turismo local salvou esta aldeia da desertificação que se estava a assistir nas últimas décadas.
Visitar Fafião é uma experiência imperdível. Trata-se de uma das Aldeias Históricas mais bonitas do Gerês. A Natureza apresenta-se aqui deslumbrante, em estado puro.
O novo miradouro do Gerês
Foi criado um miradouro que é só para corajosos. Ele implica que se tenha de atravessar uma ponte suspensa. Esta experiência representa um sério desafio para quem não gosta de alturas, mas chegar ao final tem as suas vantagens…
As pessoas que têm a coragem de enfrentar o medo das alturas, mas são devidamente recompensadas, uma vez que este miradouro permite contemplar uma paisagem absolutamente deslumbrante.
O Miradouro de Fafião permite que se contemple a magnitude das serras e vales do Parque Nacional da Peneda-Gerês. As vistas são impressionantes e a experiência é inesquecível.
A paisagem
O Miradouro de Fafião revela-se uma atração imperdível. A paisagem que se contempla a partir deste lugar é deslumbrante. A experiência de contemplar as imponentes paisagens faz-nos sentir pequenos, porque permite-nos avistar a magnitude das serras e vales do Gerês.
Redes sociais
A vista a partir do miradouro é verdadeiramente espetacular. O Miradouro de Fafião encontra-se a 800 metros de altura. Ele está colocado no local perfeito para se poder tirar fotografias assombrosas que se revelam um sucesso nas redes sociais.
Apesar do miradouro já existir desde o final de junho do ano passado, só começou a ganhar maior notoriedade nas redes sociais este ano, seja no Instagram ou no Facebook, entre outras.
Ver esta publicação no Instagram
Atrações
O Miradouro de Fafião permite-nos ver uma série de elementos que são parte importante de um quadro que é uma autêntica obra de arte natural. Por exemplo, os vales do Gerês destacam-se na paisagem. Num lado está o Vale do rio Cabril e no outro está o Vale do Cávado do outro.
A barragem de Salamonde é um dos elementos da paisagem, tal como o rio Fafião (um afluente do Cávado). Outro elemento que se destaca é o Fojo do Lobo, uma das muitas atrações do PNPG.
O Fojo do Lobo
O fojo é uma estrutura criada em pedra que era utilizada para apanhar lobos, para proteger os rebanhos e as aldeias. O Fojo do Lobo aqui presente é considerada uma das maiores armadilhas de lobos criadas na Península Ibérica.
A chegada ao local
O Miradouro de Fafião é maravilhoso e de acesso fácil, apesar da ponte suspensa representar um pequeno desafio. Para chegar ao Miradouro de Fafião, deve primeiro deixar o carro no centro de Fafião. Em seguida, deve seguir o percurso a pé.
Há que seguir por um pequeno caminho que se encontra devidamente sinalizado e que tem o seu início no parque de merendas da aldeia. Neste caminho pode ver outros pontos de interesse no local, nomeadamente a Barragem de Salamonde ou o Poço Verde.
Para ver o mapa do Miradouro de Fafião, aqui.
Ver esta publicação no Instagram
A experiência
Há quem aproveite para realizar as caminhadas que são organizadas regularmente pela empresa Wild & Free Tours. Esta empresa leva todos os interessados em realizar uma experiência inesquecível, ficando todos a conhecer particularmente bem a zona de Fafião e outros pontos do Gerês.
Se preferir, pode ainda ter uma experiência mais personalizada, com a realização de caminhadas pela Serra do Gerês. Há várias empresas que organizam estes passeios. A Wild & Free Tours organiza passeios frequentes e basta passar pelas redes sociais desta empresa para saber quando é o próximo.
O tour realizado não contempla apenas a ida ao miradouro para apreciar as paisagens. Existem outros atrativos, nomeadamente a revelação de informações pertinentes sobre as tradições das aldeias.
Este tour tem um custo de 76€ por pessoa. Trata-se de uma experiência que tem longa duração – dura o dia inteiro. Por isso, tem o almoço incluído, existindo ainda a possibilidade de se provarem vinhos, queijos, e enchidos tradicionais.
O tour começa às 10 horas e o seu fim é realizado às 20 horas.
Informação útil
Empresa: Wild & Free Tours
Contactos: 933 864 414 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Leia também:
- Portugal tem um dos miradouros mais extremos do mundo
- Miradouro Cabo Girão: o promontório mais alto da Europa!
- Os mais belos miradouros do Centro de Portugal
Ver esta publicação no Instagram
Eis os melhores miradouros do Parque Nacional da Peneda-Gerês
Miradouro das Rocas
Coordenadas GPS: 41° 43′ 25.644″ N 8° 7′ 47.496″ W
Miradouro de Fafião
Coordenadas GPS: 41°42’21.5″N 8°05’26.4″W
Miradouro da Pedra Bela
Coordenadas GPS: 41°42’56.47”N – 8° 9’11.73”W
Miradouro da Boneca
Coordenadas: GPS: 41°43’38″N – 8°10’18″W
Miradouro da Junceda
Coordenadas: GPS: 41°44’29″N – 8°10’12″W
Miradouro da Preguiça
Coordenadas GPS:41.751003, -8.153873
Miradouro dos Socalcos
Coordenadas GPS: Latitude 41.980084902303275 / Longitude -8.349325626983637
Miradouro da Estrica
Coordenadas GPS: 41° 58.567’N 8°23.152’W
Miradouro do Vale da Peneda
Coordenadas GPS: 41°55’39.2″ N 8°14’15.6″ W
Miradouro de Ermida
Coordenadas GPS: N41º42`07.32“, W8º07`46.60“
Miradouro de São Bento da Porta Aberta
Coordenadas GPS: 41°41’25”N – 8°12’133”O