Início Tradições Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida

Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida

Pequenos truques e segredos que podem fazer toda a diferença!... Juntamos alguns Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida.

Truques e dicas de cozinha
Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida

Pequenos truques e segredos que podem fazer toda a diferença!… Juntamos alguns Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida. Cozinhar está na moda. São muitos os programas televisivos, nos mais diversos canais, dedicados à culinária. É inegável que saber cozinhar é algo de extraordinário e que traz grande confiança e determinação a quem se dedica a saber um pouco mais sobre esta área. Além disso, é um conhecimento ou atividade que pode proporcionar belos momentos de confraternização.

É, por isso, cada vez mais comum aceder a vocabulário próprio dos chefs e cozinheiros, os concursos televisivos têm muitos momentos em que são empregues termos culinários muito específicos. Por essa razão, faz todo o sentido partilhar algumas dicas que poderão não lhe garantir uma estrela Michelin, mas a farão sentir-se sinta mais confiante na cozinha.

Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida

Truques e dicas de cozinha
Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida

Peixe

Para saber se o peixe é fresco, confira se ele possui as guelras vermelhas, se tem os olhos brilhantes e se a sua carne está bem rija.

Evite que o peixe cole na grelha, colocando-o sobre limão ou pincelando a grelha com limão. Assim, o peixe não irá pegar, além dele ficar com um agradável sabor a limão e não ser tão difícil lavar a grelha.

Truques e dicas de cozinha
Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida

Carne

Uma estratégia para tornar as carnes mais macias é utilizar bicarbonato de sódio e, depois, levar a carne ao frigorífico. Outra estratégia é usar vinagre misturado com azeite. Outra alternativa é recorrer a fermento em pó.

Se pretende ter um bacon crocante e sequinho, basta colocá-lo no micro-ondas (em potência alta) por 30 segundos.

Truques e dicas de cozinha
Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida

Fruta

As frutas, no geral, retêm mais sumo, quando estão guardadas no frigorífico. Se, por exemplo, os limões e as laranjas são retirados do frigorífico e logo exprimidos, é extraído menos sumo.

Assim, deve retirar a fruta do frigorífico uma hora antes de extrair o seu sumo. Um bom truque, se não houver esse tempo, é recorrer a um micro-ondas por uns 20 segundos e garantidamente que elas irão dar mais sumo.

Também para obter mais sumo de um limão, basta que faça uma ação simples, antes de o espremer. Experimente mergulhar o limão em água quente por 15 minutos. Depois bata levemente com o limão na banca da cozinha e faça-o rolar entre a mão e a banca. Verá que assim conseguirá obter o dobro do sumo do limão.


Leia também: 10 truques para perder peso, sem dieta


Truques e dicas de cozinha
Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida

Ovos

Uma boa forma de separar eficazmente a clara da gema, sem rebentar, é deixar cair o conteúdo das claras, ficando nos dedos as gemas. Depois de quebrar a casca, e colocando os dedos entreabertos, as claras escorrem, enquanto a gema fica aprisionada nos dedos da mão. Rodando esta, a gema fina na palma da mão.

E como se pode saber se os ovos estão estragados? Simples: basta colocar o ovo num recipiente com água e um pouco de sal. Para comprovar que este está estragado, basta ver se ele vem à tona. Se vier, coloque-o no lixo!

Antes de realizar as suas receitas deve preparar-se bem. Se a receita necessitar de ovos, deve retirá-los do frigorífico um pouco antes, pois só assim assegurará toda a qualidade do produto. As claras em castelo são exemplo de uma técnica que fica comprometida se os ovos forem retirados do frigorífico e usados imediatamente. As claras, quando batidas no imediato e ainda frias, não ficam firmes o suficiente.

Truques e dicas de cozinha
Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida

Conservação

De forma a não desperdiçar, é necessário saber preservar. Por vezes, somos obrigados a descascar algo que não vamos usar na íntegra.

Por exemplo, no que diz respeito a um abacate já descascado, deve pincelar-se o abacate com um pouco de sumo de limão. Assim, a fruta não ficará preta.

Já para conservar o pão, deve colocá-lo num saco de tecido e guardá-lo num local seco . Deve também experimentar colocar perto do saco do pão uma batata (crua, com casca e bem lavada e seca) ou um talo de aipo.

A melhor forma de conservar um limão, mantendo as suas qualidade, é colocá-lo num recipiente de vidro, bem fechado. Leve depois ao frigorífico.

Para melhor conservar as folhas de alface, coloque-as no frigorífico, dentro de um saco de plástico bem fechado. Assim, elas manterão a frescura por mais tempo. Não as lave antes de as guardar!

A salsa, para manter a frescura, deve ser cortada finamente e, posteriormente, guardada numa taça de plástico, dentro do congelador.

Congelar bacalhau pode ser uma boa opção para conservar um bom produto. A melhor forma de o fazer é guardar o bacalhau dessalgado e seco. Depois, basta apenas pincelar levemente toda a sua superfície do bacalhau com um bom azeite. Coloque-o fechado num recipiente a vácuo e guarde no congelador.

Consumo

O queijo fresco não deve ser consumido fresco. Deve retirá-lo do frigorífico com antecedência, pelo menos 30 minutos antes de servir.

Quando o mel cristaliza, deve levar-se o frasco ao micro-ondas durante apenas 30 segundos. Basta recorrer à potência média.

Poupança

Assegure uma poupança, evitando desperdícios. Congele os restos daquele molho delicioso que lamenta ter de deitar fora. Coloque-o em couvettes de gelo. Use depois, criativamente, para outras receitas.

Truques e dicas de cozinha
Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida

Outros

Uma forma de desenformar facilmente o seu pudim, é recorrer a um truque bastante simples, mas de grande eficácia. Basta passar água fria pela forma, antes de lhe juntar o preparado. Posteriormente, deve deixar que o pudim fique completamente arrefecido.

Por vezes, estamos confiantes que o bolo está cozido e tiramo-lo do forno, mas constatamos que devia ter estado lá mais tempo. Um bom truque para assegurar que o bolo tem a cozedura indicada, é recorrer ao truque do palito. Basta espetar um palito na massa do bolo e esperar que ele saia seco e limpo. Se sair com pedaços do bolo, significa que ele ainda não está bem cozido, logo deve permanecer mais tempo no forno.

Formas de chocolate com balões é uma estratégia comum e interessante. Basta ter um balão cheio de ar e colocá-lo em chocolate derretido (em banho maria, por exemplo). Depois, leve os balões ao congelador. Pode estourar o balão e deixar que fique mais um tempo no congelador. Uma vez seguido este processo, terá uma deliciosa

taça de chocolate, a que poderá dar uso de inúmeras maneiras. Pode colocar em bolos, doces, gelatina, gelados….

Quer evitar os sustos de ter a água a transbordar da panela? É fácil evitar molhar e sujar o seu precioso fogão, pois basta colocar uma colher de pau sobre a panela. Mais um problema resolvido!

Pretende colocar o seu vinho a uma temperatura mais adequada à estação? Por exemplo, é fácil colocar o seu vinho mais frio, sem colocar cubos de gelo que estragam a qualidade do vinho. Basta que se juntem umas uvas congeladas! Coloque-as no congelador e use-as para gelar o vinho, como se fossem cubos de gelo.

Coloque no frigorífico uma cesta “Eat me first” (“Come-me primeiro”). Esta é uma boa estratégia para garantir que os produtos que estejam no final da validade ou que se estragam em pouco tempo não sejam desperdiçados, pois terão toda a atenção que merecem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.