No ranking da OnBuy Treadmills, há um trilho português colocado entre os melhores da Europa!
Há cada vez mais adeptos de caminhadas. Fazer caminhadas tornou-se numa tendência que permite descobrir territórios e paisagens através de trilhos. As pessoas reconhecem nesta atividade grandes benefícios para a saúde.
No mundo, existem diversos trilhos que são perfeitos para caminhadas e ainda proporcionam uma experiência maravilhosa. São trilhos que permitem um contacto perfeito com a Natureza, além de boa parte deles revelarem cenários absolutamente deslumbrantes.
As paisagens verdadeiramente encantadoras contribuem para que os amantes das caminhadas vivam experiências inesquecíveis. Estes trilhos comprovam que muitas das melhores coisas da vida não implicam grandes investimentos.
Um site internacional deu a conhecer alguns dos melhores trilhos do mundo, espaços onde se pode ser feliz sem gastar muito dinheiro. No ranking partilhado pelo OnBuy Treadmills, há um trilho português colocado entre os melhores trilhos europeus.
Trilho português considerado um dos melhores da Europa
O ranking de 40 trilhos
A OnBuy Treadmills é uma loja de desporto. Este empresa prestou um serviço público interessante ao divulgar uma lista com 40 trilhos. O objetivo era claro: inspirar as pessoas a praticar desporto e a ajudar os mais aventureiros a escolherem trilhos imperdíveis.
A equipa da OnBuy Treadmills criou uma lista dos 40 melhores trilhos para fazer caminhadas na Europa. Os 40 melhores trilhos foram selecionados de acordo com os seus méritos. A definição da lista teve por base as avaliações de sites, como o famoso Tripadvisor.
A equipa da OnBuy Treadmills identificou os trilhos mais bem posicionados nas preferências dos utilizadores. Posteriormente, pesquisaram individualmente dados sobre cada um deles. Fizeram-nos através das respetivas hashtags do Instagram. Foi dessa forma que chegaram às caminhadas mais populares do continente europeu.
Representante português
A lista de 40 melhores trilhos para fazer caminhadas na Europa foi divulgada em abril. O famoso trilho Pico do Arieiro — Pico Ruivo (na ilha da Madeira) é o representante português. O trilho mais encantador de Portugal ficou bem posicionado, mais precisamente no 17º lugar. Não sendo um resultado brilhante, conseguiu ficar na melhor metade, nos primeiros 20 melhores.
O trilho Pico do Arieiro — Pico Ruivo
Um percurso faz a ligação entre dois dos pontos mais altos do território nacional. É necessário investir cerca de 3 horas e meia para fazer o percurso de sete quilómetros de extensão.
Ao longo do percurso é possível encontrar túneis fantásticos. Os menos experientes poderão achar assustadores os declives acentuados que fazem parte do trilho. No entanto, todas as pessoas (sejam mais ou menos experientes) adoram as paisagens incríveis do trilho português.
O trilho Pico do Arieiro — Pico Ruivo proporciona uma experiência distinta. Causa a sensação de se estar a caminhar por cima das nuvens.
Um percurso, várias atrações
A rota que une o Pico Ruivo (que tem 1.861 metros) ao Pico do Areeiro (que tem 1.817 metros) tem o nome de Vereda do Areeiro. O início do percurso é realizado junto à Pousada do Pico do Areeiro, espaço que se encontra a poucos metros do famoso (e inesquecível) miradouro do Ninho da Manta.
A partir deste ponto é possível observar o vale da Fajã da Nogueira. Além disso, é possível ver a freguesia de São Roque do Faial e contemplar grande parte da Cordilheira Montanhosa Central.
Detalhes do percurso
Distância do trilho: 6,1km (VO) | 7km (VE)
Dificuldade do trilho: Médio
Duração do percurso: 3:30 horas
Início/Fim do percurso: Miradouro do Pico do Areeiro / Pico Ruivo
Altitude min: 1491 m
Altitude máx: 1857 m
Informações a ter em conta
O clima local varia frequentemente, por isso deve levar um agasalho. Devido à existência de vários túneis, deve levar lanterna. O percurso é demorado. São mais de 3 horas de caminhada. Por isso, leve água para beber e snacks adequados para dar energia.
Como chegar
Para chegar ao ponto de partida, tem de percorrer a estrada N103, que vem do Funchal e vai ter ao monte Poiso. Uma vez lá, seguramente que encontrará os sinais com as indicações precisas sobre a melhor forma de chegar ao Pico do Areeiro.
O top 5 da OnBuy Treadmills
Infelizmente, o representante português não conseguiu chegar ao Top 5. Eis as caminhadas mais populares da Europa.
-
Cascata Skógafoss, Islândia
A cascata de Skógafoss localizada no rio Skoga conta com mais de 60 metros de altura. Esta é uma das atrações mais populares deste país encantador. Se desejar chegar até ao topo da queda de água, deve subir os 370 degraus. Uma vez no topo pode apreciar a vista de roubar o fôlego.
-
Preikestolen, Noruega
O Preikestolen é um penhasco com 600m de altitude. Ele encontra-se na região de Stavanger. Chegar ao topo implica uma caminhada de 8 km (ida e volta). Dura duas horas.
-
Os três cumes do Lavaredo, Itália
Este monumento natural é conhecido pelos três cumes. Está presente no Lavaredo, nos Alpes italianos, a 2.999 metros de altitude. O trilho Rifugio Auronzo (há outros que podem ser realizados no local) implica um percurso de nove quilómetros e meio e demora entre 3,30 horas e 5,30 horas.
-
Caminhos de Santiago pela Via Podiensis, França
A Via Podiensis é um dos Caminhos de Santiago. Este percurso parte de Pue-en-Velay (na Auvérnia, em França) e prolonga-se até Santiago de Compostela (na Galiza, em Espanha). Esta é a rota a mais antiga e mais popular entre as quatro principais rotas históricas dos peregrinos.
-
Trilha Verde Azzurro, Itália
A Trilha Verde Azzurro é também conhecida como a “Trilha Azul”. Este percurso está presente dentro do Parque Nacional de Cinque Terre (que é Património Mundial da UNESCO).
A Trilha Verde Azzurro é o percurso de caminhada mais famoso da Europa. É necessário caminhar ao longo de seis horas para fazer na íntegra o trajeto de 12 quilómetros.
Leia também:
- Os 14 melhores percursos pedestres de Portugal
- Os melhores trilhos e percursos do Parque Nacional da Peneda-Gerês
NCultura
Se leu “Trilho português considerado um dos melhores da Europa” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…