Quais os maiores animais do mundo? Há milhões de espécies na Terra, muitas ainda por descobrir. Há espécies de todos os tamanhos, formas e feitios. Hoje, dedicamo-nos a partilhar convosco os 10 maiores exemplos de animais existentes em todo o mundo.
TOP10 dos maiores animais do mundo
Se lhe falarem em animais de porte grande, talvez pense em alguns dos que vai ver nesta lista. No entanto, prepare-se para ficar surpreendido com algumas espécies pouco comuns e que apresentam um tamanho considerável.
1 – Salamandra-gigante-da-China: o maior anfíbio do mundo
Na nossa lista de quais os maiores animais do mundo, começamos com a salamandra-gigante-da-China. Como o nome indica, este anfíbio é nativo da Ásia, mais concretamente do sul da China.
As salamandras adultas podem chegar aos 45kg e atingir uns incríveis 2 metros de comprimento. Uma curiosidade desta salamandra, assim como de todas as salamandras, é que ela tem toxinas na pele. Este gigante anfíbio é considerado um fóssil vivo e recentemente houve investigadores que anunciaram que existem 3 tipos de salamandras gigantes, sendo a maior designada de Andrias sligoi.
Apesar das recentes descobertas e de estar protegida pela lei chinesa, a salamandra-gigante-da-China encontra-se em risco de extinção, sendo que a sua população selvagem baixou mais de 80% desde 1950. As razões para esta diminuição da população deste anfíbio são a perda natural do seu habitat e a caça furtiva.
2 – Avestruz: a maior ave do mundo
A avestruz comum (struthio camelus, de seu nome científico) é a maior ave terrestre. Incapaz de voar, tem na velocidade a sua principal arma. Esta enorme ave consegue atingir os 2 metros de altura, sendo que o seu peso pode variar entre os 90kg e os 130kg.
Em relação aos hábitos alimentares, as avestruzes conseguem estar sem beber água durante vários dias e podem comer cerca de 3,5 kg de alimentos por dia, estando a sua dieta assente em plantas e insetos.
Assim como a salamandra-da-China, também a avestruz é vítima da caça pelo seu couro ser valioso em algumas regiões.
Recentemente, estes herbívoros podiam ser encontrados na península arábica e no sudoeste da Ásia, mas devido à caça furtiva, atualmente, só as podemos encontrar nas temperaturas mais secas da África Subsariana.
3 – Anta: o maior mamífero terrestre do Brasil
A anta-brasileira, cientificamente chamada tapirus terrestris e também conhecida por tapir, é um mamífero perissodáctilo da família dos tapirídeos e do género Tapirus. Este animal pode ser encontrado no Brasil, assim como em outros países sul-americanos, como na Argentina, na Colômbia, na Venezuela ou no Paraguai.
Este é o maior mamífero do Brasil e consegue chegar a uns impensáveis 300kg de peso e 2,5 m de comprimento, sendo a sua alimentação baseada apenas em fruta e vegetação.
A anta prefere ambientes com territórios florestados e próximos de cursos de água permanentes, preferindo áreas com vegetação abundante.
4 – Urso-polar: maior carnívoro do mundo
O urso-polar, urso branco ou cientificamente designado de ursus maritimus, é o maior carnívoro terrestre conhecido e também o maior urso, juntamente com o urso-de-kodiak, que tem aproximadamente o mesmo tamanho.
As regiões polares do norte do planeta incluem as zonas frias do Ártico, da Gronelândia, uma boa parte do norte do Canadá e o Alasca, bem como o norte da Sibéria (na Rússia). Estas fazem parte do seu habitat.
O urso-polar é um animal solitário que se alimenta de pequenos mamíferos, aves, ovos, peixe, vegetação e até carcaças. O urso polar adulto pode chegar a pesar uns incríveis 800kg e a medir 2,5 m. Com o aquecimento global e o degelo, estes carnívoros estão a perder o seu habitat natural.
5 – Elefante-africano: o maior animal terrestre
O elefante-africano ou loxodonta africana no seu nome científico é o maior animal terrestre. O maior exemplar deste animal jamais encontrado foi morto a tiro e está exposto no Museu de História Natural de Washington, desde o final da década de 50 do século passado.
Este animal foi empalhado e exposto no referido museu e teria 4 metros de altura e umas inacreditáveis 11 toneladas de peso. O elefante africano pode atingir uma velocidade de 40km/h e tem uma esperança de vida de 60 a 70 anos.
Contudo, e devido à caça furtiva e desenfreada deste animal, ele encontra-se atualmente ameaçado pela extinção.
6 – Girafa: o animal mais alto do mundo
A girafa (Giraffa camelopardalis) é o animal terrestre vivo mais alto e também o maior ruminante do planeta Terra. Estes animais oriundos do continente africano conseguem atingir uma altura de 2 metros na altura do seu nascimento e, numa fase adulta, a girafa atinge os 5,5 metros de altura (se forem machos) e 4,5 metros (se forem fêmeas).
Assim como o elefante-africano, as girafas também estão a ser vítimas de caça e a perder o seu habitat natural. A título de curiosidade, refira-se que a maior girafa já medida foi uma Girafa-masai que media 5,8 metros e tinha 9 anos de idade.
7 – Crocodilo-de-água-salgada: maior réptil do mundo
O crocodilo-de-água-salgada (crocodylus porosus) é atualmente o maior réptil vivo no mundo. Um macho adulto consegue atingir a marca dos 7 metros de comprimento e pode pesar entre uma tonelada e uma tonelada e meia, enquanto as fêmeas podem atingir os 3 metros e pesar em média 100kg.
Uma curiosidade destes crocodilos é que a sua mandíbula é composta por 66 dentes e eles são capazes de morder com uma pressão de 1.770 quilos. Estes animais podem ser encontrados em pântanos, rios e águas costeiras próximas dos oceanos Pacífico e Índico. Estes animais carnívoros podem alimentar-se de uma variedade de mamíferos, aves, peixes e crustáceos, entre outros.
8 – Pelagornis sandersi: a maior ave que já existiu
Pelagornis sandersi foi a maior ave que já existiu. Foi batizada com este nome, porque se pensa que era uma ave planadora extremamente eficiente, com asas longas propícias para este tipo de voo.
Estima-se que tenha existido entre os 28 milhões e os 24 milhões de anos, sendo bem maior que a maior ave atual, a avestruz, e duas vezes maior que o albatroz, isto, segundo os paleontólogos que analisaram os fósseis desta ave que foram escavados em 1983.
Enquanto um albatroz adulto pode ter o comprimento de asa a asa de 3,40m, a nossa ave extinta podia atingir os 7 metros de comprimento de asa a asa.
9 – Lula-colossal: o maior invertebrado do mundo
A lula-colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni) é o maior invertebrado (não possui coluna vertebral) existente na Terra. Esta espécie vive nas profundezas dos oceanos e pode atingir até 15 metros de comprimento.
Pescadores da Nova Zelândia, em 2007, fisgaram uma lula-gigante acidentalmente nas águas da Antártica. Conservaram a espécie em gelo e enviaram o exemplar para a Universidade de Tecnologia de Auckland, Nova-Zelândia.
Atualmente, o invertebrado está exposto no Museu da Nova Zelândia Te Papa Tongar, onde podemos observar os seus 14 metros de comprimento e o seu peso (quase 500kg). De realçar que os olhos desta lula tinham o diâmetro de um prato, assim como as ventosas dos seus tentáculos eram aproximadamente do tamanho de um pneu.
10 – Baleia-azul: o maior animal do mundo!
A baleia-azul (Balaenoptera musculus) é o maior animal do mundo atualmente. Apenas houve um dinossauro Patagotitan mayorum (ver curiosidade mais abaixo) com maiores proporções do que a baleia-azul.
Um exemplar adulto da baleia-azul pode atingir a espantosa marca entre os 25 metros e os 33,5 metros de comprimento e umas insuportáveis 190 toneladas.
Para facilitar imaginar este espantoso tamanho, podemos dizer que a baleia-azul é apenas um pouco menos do que um avião Airbus A320. O seu comprimento é comparável ou equivalente ao de um prédio de 10 andares, enquanto o seu peso é comparável ao de 3 aviões Airbus A320 vazios.
Leia também:
- Os animais mais venenosos de Portugal
- Os 8 melhores animais de estimação para crianças
- 10 melhores animais de estimação para ter num apartamento
Curiosidade: Patagotitan mayorum
Sabe qual é o maior animal que já existiu? O nome dele é Patagotitan mayorum. Este era um animal gigantesco. Este ser pré-histórico tinha grandes proporções. Segundo as recentes descobertas da paleontologia, a afirmação de que a baleia-azul se trata do maior animal de todos os tempos é colocada em causa.
De acordo com este ramo da biologia que visa o estudo dos seres vivos do passado, esse posto é ocupado pelo Patagotitan mayorum. Esta espécie de dinossauro é sim o maior animal, segundo os investigadores.
No ano de 2014, foram encontrados ossos fossilizados por acaso. Esse momento aconteceu na região da Patagónia. Os ossos encontrados fazem parte de um ser que viveu há mais de 100 milhões de anos. Este animal pré-histórico media mais de 36m de comprimento, um tamanho colossal para os dias de hoje. Desta forma, podemos destacar esse animal, porque é bem mais comprido do que as baleias-azuis.
Relativamente ao peso, o Patagotitan pesa “somente” 70 toneladas. Portanto, está bem afastado do gigante marinho. Como se pode verificar pela imagem acima apresentada, é no tamanho do pescoço e da cauda que se encontra boa parte do comprimento desse dinossauro. Estas são partes do corpo menos pesadas em comparação com as restantes.
A orca e um mamifero que e carnivoro.
E bem mair que o urso branco, em todas as dimensoes.