Descubra quais os pets mais adequados para os mais novos. Saiba quais são os 8 melhores animais de estimação para crianças.
É certo que em algum momento da infância as crianças decidem pedir aos pais um animal de estimação. Uns são mais bem sucedidos do que outros, mas provável é ouvir a frase: “Posso ter um animal de estimação?”.
Embora o pedido recaia, normalmente, num gato ou num cão, importa lembrar que há outros animais de estimação adequados às crianças e que, talvez, até sejam mais fáceis de adaptar às condições da casa e às rotinas de vida da família. Para o ajudar, apresentamos alguns pets que os mais pequenos irão adorar!
Os 8 melhores animais de estimação para crianças
Cães
Esta é uma das escolhas mais frequentes, talvez porque, no geral, os cães adoram crianças e são ótimos companheiros para as suas brincadeiras.
Porém, há que lembrar que os cães exigem muitos cuidados e, embora tal ajude a responsabilizar os mais novos, é provável que muitos ainda não estejam à altura de cumprir com todas as tarefas que é suposto fazer.
Leia também: 15 coisas que nunca deve fazer a um gato
Outro aspeto importante é informar-se sobre as raças e suas caraterísticas e, talvez, escolher um cão com um porte adequado ao tamanho da própria criança.
Gatos
Os gatos são outra opção recorrente, sobretudo por famílias que moram em apartamentos.
Com um temperamento diferente do da maioria dos cães, os gatos podem também ser terapêuticos e capazes de fazer muito bem a uma criança. Eles ajudarão os mais novos a saber respeitar o seu espaço e essa é uma lição muito importante para a pequenada.
Peixes
Os peixes são um ótimo animal de estimação e que até pode estar no próprio quarto da criança. Como exigem pouca manutenção, é possível delegar na criança (mesmo que esta ainda seja pequenina), a tarefa de alimentar o bichinho, todos os dias.
Depois, é só lavar o aquário quando for necessário e tem tudo o que é necessário para usufruir de um peixinho feliz e com energia.
Pássaros
Os pássaros são especialmente indicados para crianças que não procurem tanta interação física, mas antes um contacto com a Natureza, os seus sons e, neste caso, tenham gosto por ficar a assobiar junto da gaiola, por exemplo.
A longevidade das aves domésticas previnem os desgostos com as mortes precoces. A limpeza da gaiola e a alimentação do animal são tarefas em que os mais pequenos podem e devem participar.
Coelhos
Presente no imaginário da maioria das crianças, os coelhos são uma espécie de símbolo da própria infância. Como são animais delicados e carinhosos, eles irão explorar o lado mais sensível dos mais novos.
Eles são, igualmente, animais frágeis, pelo que importa informar a criança sobre os cuidados a ter no tratamento deste bichano.
Hamsters
Os pequenos roedores são, no geral, uma ótima opção para famílias com crianças e uma boa maneira de perceber se a criança já tem maturidade para ter um animal mais exigente, como um cão, por exemplo.
Leia também: Animais de estimação: 9 coisas que não deve fazer a um cão
Eles são divertidos, cheios de energia e, habitualmente, conseguem captar o interesse e atenção dos mais novos.
Colónia de formigas
Pode parecer um pouco insólito, mas para miúdos com gostos mais peculiares, uma colónia de formigas pode ser motivo de grande diversão e entusiasmo.
As formigas encontram-se confinadas a um recipiente seguro, mas exigem muita atenção e cuidado no seu manuseamento. Um bom teste ao sentido de responsabilidade do seu filho.
Répteis
A partir dos 5 anos, os reptéis podem ser uma opção para animal de estimação dos mais novos. Não sendo a escolha mais óbvia ou comum, estes bichanos geram grande fascínio em alguns miúdos.
Se é o caso do seu filho, por que não ceder a essa paizão e mostrar-lhe como cuidar de um animal destes é uma tarefa séria que ele deverá assumir.