Já pensou o que acontece ao nosso corpo quando nos lavamos diariamente? Descubra os prós e contras de tomar banho todos os dias! Muitas pessoas optam por tomar banho diariamente. Julgam que é o melhor para elas, mas será que é benéfico? Não há um número certo sobre o número de vezes que se deve tomar banho. Isso dependerá sempre do contexto, do trabalho, do esforço, das atividades desportivas que se praticam.
Apesar de uma pessoa ficar mais cheirosa e fresca, os dermatologistas é que devem ser escutados quando se pretende saber se devemos tomar banho de forma tão regular. Entre os dermatologistas, pode haver especialistas que não concordam, mas é quase unânime que não acompanham a generalidade das pessoas que optam por tomar demasiados banhos.
Devemos tomar banho todos os dias? Com que frequência devemos tomar banho?
Muitas pessoas tomam banho diariamente, pela manhã, para começarem o dia mais revigoradas e frescas. No entanto, os dermatologistas defendem que, quando se toma banho com essa regularidade, as pessoas estão a prejudicar a saúde da sua pele. Esse contacto constante com a água e com produtos químicos (como o sabonete, o champô e o gel de banho) torna a camada protetora da pele menos eficaz contra as bactérias.
Segundo os especialistas, idealmente, os banhos devem ser feitos apenas uma ou duas vezes por semana, embora haja quem aconselhe a cada dois ou três dias. Certo é que todos parecem defender a ideia de que não se deve tomar banho diariamente. O que se pode fazer como higiene diária é lavar as partes íntimas.
Esta decisão de não tomar banhos diariamente é também vantajosa em termos económicos e de ambiente, pois poupa-se muita água. Sabia que se gasta cerca de 60 litros de água num duche de 10 minutos? Tanto desperdício!
Convém ter em conta que cada indivíduo tem uma pele única e vive segundo as suas convicções e com um estilo de vida particular. Por isso, a rotina que lhe será mais benéfica está dependente do seu contexto.
Naturalmente, uma pessoa que vá diariamente ao ginásio não pode ficar no regime de um banho por semana. Se alguém trabalhar diariamente numa área demasiado quente ou húmida, tem de tomar banho todos os dias, porque é natural que fique com suor e sujidade com facilidade. Logo, o banho eliminará o odor corporal desagradável.
Os bebés e as crianças também não devem tomar banho diariamente. Os especialistas não defendem tomar banho todos os dias como algo mais saudável e higiénico. O nosso corpo está cheio de bactérias. Não devemos querer eliminá-las todas, porque muitas delas são benéficas, havendo algumas que não são prejudiciais.
Boa parte dos dermatologistas defende que bebés e crianças devem ser expostos a diversas bactérias para construírem um sistema imunológico que se revele mais forte a longo prazo. Por isso, não devem tomar banho todos os dias.
O banho diário tende a tirar a camada protetora criada pela pele. Por isso, permite que as bactérias indesejáveis sejam mais prejudiciais ao nosso corpo. Segundo alguns especialistas, o banho diário contribui ainda para o aumento da asma, de alergias, de diabetes e de doenças autoimunes, nomeadamente a doença de Crohn.
Deve evitar o hábito de lavar o cabelo com frequência, porque pode prejudicar o cabelo, que ficar seco e crespo. Se o couro cabeludo ficar seco devido aos banhos, irá causar a sensação de comichão. Por isso, deve controlar essa falsa necessidade de tomar banho.
Se a pele é frequentemente lavada, tenderá a ficar seca e irritada. Por isso, irá dar origem a uma sensação de comichão constante, um problema que pode originar micoses e eczemas ou alergias.
Existe ainda o lado oposto: pessoas que não querem tomar banho por nada deste mundo. Essa opção também não é benéfica. Existem riscos para quem não toma banho com regularidade.
Veja mais dicas para tratar dos seus cabelos:
- Como limpar a escova de cabelo eficazmente
- Receita eficaz de vinagre de maçã para alisar o cabelo
- Livre-se dos cabelos grisalhos com óleo de coco e limão (receita)
Se uma pessoa ficar vários dias sem tomar banho, irá ter de lidar com efeitos negativos: o desenvolvimento do acne ou de espinhas na pele revela-se uma das várias consequências. Se a pessoa decide não tomar banho, terá de lidar com um problema mais grave do que o que se mencionou anteriormente. A acumulação de sujidade e bactérias no corpo será uma ameaça. O suor na pele irá fazer com que ela fique irritada e húmida, o que irá gerar um aumento do risco do desenvolvimento de uma infeção bacteriana.
Desta forma, essa pessoa tenderá a desenvolver uma dermatite negligente, uma condição de pele que causa manchas avermelhadas na pele. Se a pessoa não tomar banho durante semanas ou meses, surgirá um contexto onde se misturam células mortas, sujidade e suor acumulados.
Para assegurar uma boa higiene, as mãos devem ser lavadas diariamente, independentemente de tomar banho diário a cada 2 dias ou a cada 3 dias. As mãos atraem os germes. Por isso, para se evitar doenças, devemos lavar sempre as mãos com sabão frequentemente, especialmente na época das gripes e constipações.
Se as mãos não estiverem limpas, as bactérias e os vírus que se encontram nelas facilmente se espalham por várias partes do corpo. É com elas que limpamos os olhos ou o nariz.
Para evitarmos esses problemas, devemos lavar as mãos regularmente, bem mais vezes do que outras partes do corpo. É também importante lavar o rosto, especialmente se estiver maquilhado ou sujo.