De norte a sul, conheça alguns dos mais belos santuários de Portugal mas também a sua História, lendas e festas religiosas a eles associadas.
Igreja do Mosteiro de Nossa Senhora de Arouca, Aveiro

A história do Mosteiro de Arouca é multissecular e acidentada. Inicialmente beneditino, data de pouco antes do ano 925 e teve como primitivos patronos S. Pedro e S. Paulo, S. Cosme e S. Damião. Já na fronteira dos séculos XI e XII surge o patrono D. Tude Viegas que, com seu filho Mónio Rodrigues, obtêm de D. Afonso Henriques, em 1132 e 1143, cartas de couto em benefício do mosteiro.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
Sem que se saiba porquê o mosteiro foi integrado nos bens da Coroa: D. Sancho deixou-o em testamento à filha D. Mafalda.
A festa anual tem lugar a 2 de Maio.
Santuário de Nossa Senhora da Peneda, Gavieira, Arcos de Valdevez

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda está construído na serra da Peneda, a 780 metros de altitude e nele se realiza uma das mais concorridas romarias nacionais. Este santuário substituiu uma primitiva ermida, ereta em memória da lendária aparição da Senhora da Peneda no dia 5 de agosto de 1220.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
Abrigado à sombra da Rocha da Meadinha, o atual Santuário de Nossa Senhora da Peneda não é uma construção de grande antiguidade: a igreja foi construída entre o final do século XVIII e o início do século XIX, terminada em 1875.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
A sua grande festa anual acontece a 8 de Setembro.
Santuário da Mãe Soberana, Loulé

Aquele que é hoje um importante santuário mariano, no qual se realiza “a maior manifestação religiosa a sul de Fátima”, o Santuário da Mãe Soberana, está localizado em Loulé, a cerca de 2 quilómetros da vila. A primitiva ermida de Nossa Senhora da Piedade foi edificada em 1553, no alto de um cerro.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
A meio do século XX foi construído junto da ermida antiga e envolvendo-a numa ampla e arrojada estrutura arquitetónica, um novo templo com capacidade para acolher as multidões que acorrem ao santuário do Domingo de Páscoa e duas semanas depois da Páscoa.
Santuário do Senhor dos Milagres, Leiria

O Santuário do Senhor dos Milagres tem exposta num painel, integrado no revestimento de azulejo da capela-mor e datado de 1795, a história do local sacro e as muitas circunstâncias que lhe deram origem.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
Por aí são dados a conhecer as circunstâncias que envolvem o surgimento do santuário: o ano em que foi iniciado, 1732; a sua razão de ser aconteceu em 1728/1729: o milagre da cura de um homem. Manuel Francisco Mayo, hemiplégico inferior, e as circunstâncias que rodearam o milagre, com menção do milagroso Senhor Jesus de Aveiro, entre outras informações.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
A grande festa ou peregrinação anual ao Senhor dos Milagres realiza-se no dia 14 de setembro, se este cai à segunda-feira ou na primeira imediata aquele dia, caso este não caia à segunda-feira.
Capela de Nossa Senhora da Agonia, Viana do Castelo

O que é hoje o Santuário de Nossa Senhora da Agonia – reconstruído na segunda metade do século XIX – teve origem numa primitiva ermida do século XVI, restaurada no século XVIII. Foi-lhe destinado o terreiro do antigo castelo, que ficou a chamar-se Terreiro da Agonia.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
No interior da igreja barroca ficou registado em lápide, do lado esquerdo de quem entra, que esta edificação setecentista é devida à vontade de um vianês devoto, de seu nome Bento José Alves.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
A festa anual, a Romaria da Senhora da Agonia, acontece a 20 de Agosto.
Colegiada de Santa Maria de Guimarães, Guimarães

Conhecer a Igreja ou Colegiada de Nossa senhora da Oliveira é empreender uma peregrinação às raízes da história de Portugal, desde o estabelecimento do pequeno condado governado por D. Henrique de Borgonha e a difícil transformação deste condado em reino de Portugal, com o surgimento do disruptivo príncipe D. Afonso que, em Guimarães, deixou pegadas inapagáveis de história e de lenda.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
No ano 920 já encontramos à frente da recente fundação o seu primeiro abade, um monge beneditino do Mosteiro de Santo André de Telões. Justo do mosteiro se desenvolveu o burgo que deu origem a Guimarães.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
A festa anual decorre a 15 de Agosto.
Capela do Senhor da Pedra, Gulpilhares, Vila Nova de Gaia

A Romaria do Senhor da Pedra tornou-se conhecida a muitas léguas de distância, talvez pela aura que cerca a pequena capela hexagonal, preservada da fúria daquele mar setentrional como que por milagre.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
A capela foi construída em 1686 e está assente num rochedo assente na praia de Miramar, tão próximo do mar que a água por vezes lhe veda o acesso.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
Julga-se que aquele sítio é local de culto há muitos séculos e que nele foi praticado um culto pagão. Esta ideia de tais cultos pré-cristãos e animalistas é reforçada pela “pegada do Boi Bento”, uma marca visível atrás da capela, na pedra, em forma tosca de ferradura e semelhante a uma pegada de boi.
Santuários de Portugal: 12 Lugares Sagrados
A Romaria do Senhor da Pedra realiza-se anualmente em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia sempre no domingo da Santíssima Trindade, oitavo domingo a seguir à Páscoa.
(cont.)
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres
Em Milagres, Leiria.
A Festa/Peregrinação/Romaria ao Senhor Jesus dos Milagres realiza-se no dia 14 de setembro, se este caí à segunda-feira ou na primeira imediata àquele dia, caso este não caia à segunda-feira. Não é correto dizer que festa é no segundo fim de semana pois raramente o é. Obrigado.
Outro erro do texto:
O inicio das obras foi no ano de 1732. Em 1728/1729 ocorreu o milagre a Manuel Francisco Maio.
Podem consultar toda a informação de onde retiraram a foto. Site oficial.
Obrigado por o terem aqui mencionado. É sem dúvida um belo Santuário.
Vale a pena a visita …
Muito gratos pela informação prestada, entretanto já corrigida. Resta acrescentar que este artigo é apenas uma resenha do livro “Lugares Santos em Portugal”, da autoria de Alberto Júlio Silva, conforme também se refere.