É delicioso e um sucesso em todo o mundo. O licor italiano Limoncello pode ser feito no conforto do seu lar e revelar-se um sucesso nas refeições em família.
O limoncello é um produto de qualidade elevada, sendo o licor italiano mais popular. Fazê-lo implica duas coisas essenciais. É necessário haver abundância de limões, tal como é indispensável existir paciência em quantidade elevada para os marinar.
Este licor era um perfume de mesa caseiro que se encontrava associado à Costa Amalfitana. No entanto, este produto fantástico só foi produzido comercialmente em 1988. O presente artigo serve como guia imperdível para obter o máximo do limoncello.
Regras de ouro para fazer o Limoncello perfeito
A história
A receita do limoncello está associada a momentos curiosos e lendas. Alguns historiadores defendem que os colonizadores medievais beberam esta bebida para se animar depois das invasões. Há quem defenda que foram pescadores a usar a bebida para combater o frio.
A paternidade deste licor é reclamada pelas cidades de Sorrento, Amalfi e Capri. As três populações têm limões em abundância e reproduzem atualmente receitas de limoncello que foram transmitidas ao longo dos séculos.
A tese mais popular defende que o licor nasceu no início do século passado, numa casa costeira na ilha de Capri. Nesse espaço temporal, Maria Antonia Farace cultivava um grande jardim de limoeiros e laranjeiras e descobriu algo delicioso. O seu neto usou o licor de limão cristalino, feito com a receita da avó, e abriu um bar que tinha esta especialidade. Fê-lo logo após a Primeira Guerra Mundial.
Massimo Canale, que era bisneto, iniciou uma pequena produção deste produto que já era um sucesso e começava a transcender as fronteiras da cidade. Assim, registou pela primeira vez a marca “Limoncello”, em 1988.
Quer fazer a receita do limoncello caseiro?
Limoncello (nunca dizer “lemoncello”, por favor!) é um licor de limão adorado por muitos, que o consideram delicioso, sendo também detestado por outros. Esta não é uma bebida que esteja destinada a saborear numa noite, enquanto se está sozinho em casa.
É uma bebida social, divertida, com sabor distinto, com cor brilhante. Beber limoncello é acolher um raio de sol, um pouco de vida, pois carrega consigo um conteúdo agridoce, próprio dos ambientes do sul da Itália que se encontram carregados de limões.
Para fazer este licor, é indispensável que haja uma boa riqueza em limões e muita paciência, pois faz-se em 80 dias, no mínimo.
Dominar a arte de fazer limoncello irá causar grande inveja aos seus amigos e familiares. Para conseguir uma versão aceitável deste licor, só tem de seguir as nossas instruções!
Receita Limoncello
ingredientes
– 15 limões (devem ser maduros e de boa qualidade!)
– 2 garrafas (750 ml cada) de vodka premium* (de preferência importada)
– 4 chávenas de açúcar (cerca de 650 g)
– 4 chávenas de água mineral (1 lt.)
– Em alternativa, pode usar álcool medicinal a 95%
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, descasque os limões.
– Depois, raspe a parte branca da casca com uma faca.
– De seguida, coloque as cascas numa jarra grande.
– Posteriormente, adicione uma garrafa de vodka e mexa (ou agite).
– Depois, feche bem e deixe a mistura ficar num local especial por 40 dias!
– O local deve ser escuro, fresco, fechado e estar à temperatura ambiente.
– Após esse período, o açúcar é fervido, juntamente com a água por 5 minutos.
– Assim, é criado um xarope simples.
– Deixe esfriar até ficar à temperatura ambiente.
– Depois, misture bem o limão e com a segunda garrafa de vodka.
– Tape e volte a guardar no mesmo local por mais 40 dias.
– Depois, retire o limoncello do armário, coe e descarte as cascas.
– Transfira para garrafas limpas e leve ao congelador.
– Sim, congelador, pois não vai congelar, devido ao alto teor de álcool.
– De seguida, convide amigos e família e aproveite … a vida.
– Bom proveito!
Leia também:
- Fórmula mágica para a omelete perfeita
- As regras de ouro para os ovos mexidos perfeitos
- Guia completo para um café perfeito
NCultura
Se leu “Regras de ouro para fazer o Limoncello perfeito” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário. Se tem alguma sugestão de truques e dicas ou de receitas que gostaria de ver presentes no nosso site, deixe-nos a sua sugestão.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre receitas de peixe. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…