São muitos os motivos que fazem com que anualmente o nosso país seja visitado. Confira as 22 razões pelas quais os turistas invadem Portugal, segundo os ingleses.
O jornal britânico The Telegraph apontou 22 razões que sustentam a tese de que se deve “invadir” Portugal. Não faltam motivos para visitar o nosso país. Portugal tem encontrado admiradores em todo o mundo. Na área do turismo até se pode dizer que é uma tendência.
Antes da pandemia, o sucesso era claro. Havia constantemente diversos turistas, provenientes de todo o lado. O jornal inglês The Telegraph chegou a revelar as 22 razões que motivam a vinda de estrangeiros para visitar o nosso país. Num contexto em que se espera alguma recuperação dessas conquistas, convém recordar algumas das razões que levaram Portugal a estar entre os países mais fascinantes do velho continente.
As 22 razões pelas quais os turistas invadem Portugal
1 – O encanto de Lisboa… é intemporal!
A herança cultural da cidade é importante, tal como o sol e as cores. Entre o que é referido pelo The Telegragh, há ainda as colinas e os seus elétricos, tudo o que torna a cidade de Lisboa tão especial.
2 – O Porto e os seus encantos
Todos reconhecem que o Porto se revela uma experiência especial! Conjuga 1001 coisas boas: um centro histórico encantador, com uma visão mais contemporânea.
Na cidade, há de tudo um pouco: bares, restaurantes e cafés que proporcionam uma experiência singular. Por isso, o Porto seduziu o The Telegraph, tal como encanta os ingleses que diariamente visitam a cidade Invicta.
3 – O vinho do Porto
O The Telegraph destaca o vinho do Porto, embora pudesse ou devesse falar em vinho, pois não faltam vinhos de qualidade no Douro, nomeadamente tintos, brancos e rosés.
Contudo, percebe-se que historicamente o vinho do Porto carregue uma responsabilidade distinta, pois leva o nome de Portugal a diversos eventos, colecionando medalhas e elogios.
4 – A Livraria Lello
A famosa ligação de Harry Potter com a Livraria Lello já foi muito debatida. JK Rowling até se deu ao luxo de investir o seu precioso tempo para negar qualquer inspiração na livraria, no momento de escrever Harry Potter.
No entanto, os fãs da obra da autora britânica continuam a ver nas estantes ornamentadas da livraria algo especial, tal como nos tetos de madeira esculpida. A ligação à biblioteca de Hogwarts presente nos livros de Harry Potter até se faz pelas escadarias luxuosas.
A ligação é feita pelos fãs e nem JK Rowling consegue quebrar essa ligação.
5 – Os pastéis de nata
Os pastéis de nata são um símbolo de Portugal, encontrando-se a fazer a sua afirmação internacional, já que se podem encontrar em diversos países.
Se as pizzas dos italianos e os croissants dos franceses se encontram em todo o lado, por que não esperar o mesmo dos pastéis de nata? Já esteve mais longe. Mas The Telegraph reconhece que os verdadeiros pastéis de nata se encontram em Lisboa.
6 – O clima
As condições meteorológicas são maravilhosas. Para os britânicos, são mesmo perfeitas.
O The Telegraph faz mesmo questão de referir que o nosso país apresenta anualmente cerca de 2799 horas de sol. Entre as capitais europeias, é Lisboa que tem mais horas de sol por ano, 2.771.
7 – A beleza da Madeira
O sete para a Madeira tem a sua razão de ser, pois é de lá que surge o mais famoso 7 do mundo, Cristiano Ronaldo.
O The Telegraph destaca que a Madeira proporciona uma experiência imperdível, estando a comida e o vinho como algumas das diversas razões que fazem com que a Madeira mereça uma visita. O jornal inglês revela que as paisagens até podiam ter sido sonhadas por Tolkien.
8 – A libra esterlina é mais valiosa em Portugal
Portugal revela-se um destino de sonho para os ingleses, pois apresenta a possibilidade de se viver umas férias de sonho com um investimento reduzido, pois com pouco dinheiro (para os ingleses) se pode fazer muito em Portugal.
9 – A ponte que encanta
Existem diversas pontes encantadoras no nosso país, mas foi a Ponte Vasco da Gama que foi marcante para o The Telegraph. O jornal britânico ficou encantado com uma das pontes mais compridas (e mais belas!) da Europa.
10 – O estádio mais belo
A escolha do estádio mais lindo de Portugal pode originar problemas num país onde só cabem três grandes clubes que funcionam como eucaliptos, que sugam toda a atenção.
No entanto, para evitar represálias dos mais fervorosos adeptos, a escolha do The Telegraph foi sensata. Escolheu o Estádio Municipal de Braga. É um dos mais belos estádios portugueses, destacando-se por se encontrar junto a uma pedreira.
11 – Festa de São João
Bater com martelos em pessoas parece cena de filme de terror, mas se associarmos aos martelos de São João todos ficamos encantados com esta tradição do Porto.
12 – Há praias deslumbrantes
As praias representam uma das grandes atrações de Portugal, sendo muitos os estrangeiros que pretendem visitar as nossas areias douradas. Muitas delas encontram-se em cenários de beleza singular.
13 – As ondas
As praias são uma das razões que levam turistas a visitar Portugal. Mas não servem só para estender a toalha…
Há quem faça mergulhos e há quem aproveite a água para a prática desportiva. No que diz respeito à prática de surf, o nosso país tornou-se num dos melhores destinos. Não faltam turistas à procura das ondas portuguesas.
14 – A alternativa europeia ao Hawai
O The Telegraph compara Portugal ao Hawai, defendendo a tese de que é uma versão muito melhor.
15 – As nossas cidades secretas
Há cidades belas em Portugal que, sendo desconhecidas para a maior parte dos ingleses, revelam-se destinos interessantes. No jornal britânico, locais como Tavira, Sintra ou Guimarães são descritas como “cidades secretas”. Mas os portugueses conhecem bem estas cidades reconhecendo as suas singularidades…
16 – Hotéis de elevada qualidade
Há muitos e bons hotéis em Portugal, existindo vários que são mesmo de elevada qualidade.
17 – A vida noturna
Das ruas de Lisboa e do Porto até ao Algarve, o amor de Portugal por uma boa noite de festa não é um segredo. O The Telegraph refere que menos conhecido, no entanto, é o crescente carinho do país pelo afro-house, que está a ser importado da África.
18 – As casas de fado
O fado é parte da essência dos portugueses. Os ingleses ficam rendidos ao fado e o jornal britânico destacou as casas de fado. Realmente são espaços imperdíveis, não são?
19 – O rio mais subestimado da Europa
O rio Douro é um dos mais estimados pelos portugueses, mas como muitos ingleses o desconhecem, para o The Telegraph, ele é o rio mais subestimado.
Naturalmente, como os ingleses são apreciadores de bom vinho, claro que o jornal inglês destacou o papel do rio, como local onde o vinho que tanto gostam passa. Vá lá que reconhecem o rio Douro como um dos mais belos da Europa!
20 – A capela de Évora é feita com ossos
Uma capela é sempre um local distinto, haja ou não fé. Mas quando se fala da Capela dos Ossos, presente em Évora, estamos perante algo especial…
21 – Uma das melhores piscinas do mundo
A Piscina das Marés foi desenhada por Álvaro Siza Vieira, tendo sido construída nos anos 60. O arquiteto é um dos nomes mais importantes da Europa, sendo reconhecido internacionalmente. A piscina é um símbolo de Leça da Palmeira.
22 – Serralves
Serralves é um dos museus mais visitados do país. Este museu que está localizado no Porto revela-se um espaço encantador. Os jardins são fascinantes e as obras são encantadoras, existindo exposições que fazem com que o Museu de Serralves seja uma referência da cultura em Portugal.
São 22 razões, mas podiam ser muitas mais, desde a gastronomia, às pessoas… Facilmente poderíamos chegar às 100 razões para visitar Portugal ou às 1000 para visitar o nosso país. Quer ajudar-nos? Deixe-nos as suas sugestões.
Leia também:
- Pia do Urso (Batalha)
- Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir
- As 8 aldeias mais bonitas de Trás-os-Montes
NCultura
Se gostou do nosso artigo, deixe-nos a sua opinião nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
E tanta coisa falta…tantas terras belas…tanta coisa que ficou por dizer.
O que está dito é só um pequenino pedaço da beleza e da razão porque é que somos tão visitados (invadidos) por estrangeiros).
Lamento que o artigo tenha dado especial relevo a Lisboa e Porto e tenha esquecido a cidade de Coimbra, uma cidade digna de ser vista, não só pela sua beleza natural, como pelo que representa na história do país, através dos monumentos, tradições ,etc.