Fique a conhecer todos os encantos de uma cidade memorável. Aveiro, a “Veneza Portuguesa”, proporciona uma experiência inesquecível.
A cidade de Aveiro é um dos melhores destinos para a realização de uma escapadinha. Esta cidade tem tudo para que uma pessoa viva uma experiência mágica.
Independentemente do modo como se realiza a viagem, sozinho, com a cara-metade, com amigos ou em família, há sempre muito para se fazer em Aveiro e é fácil viver algo verdadeiramente incrível.
Fique a conhecer todos os atributos de uma cidade memorável. Aveiro, a “Veneza Portuguesa”, proporciona uma experiência inesquecível.
Provavelmente, a cidade mais encantadora de Portugal
Localização
Aveiro encontra-se na região Centro, na sub-região do Baixo Vouga, no litoral do país. Esta bela cidade encontra-se presente no eixo Porto-Lisboa, a 258 km da capital e a 74 km da cidade Invicta. Aveiro está assim estrategicamente situada.
A citação
José Saramago descreveu esta cidade como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração.” O único Nobel da literatura do nosso país descreveu Aveiro de uma forma encantadora. No entanto, a melhor forma de compreender na íntegra as palavras de José Saramago é visitando a cidade.
História
A presença humana neste território remonta à Pré-História recente. Torna-se evidente essa presença pelas mamoas e dólmens presentes no concelho e em toda a região.
Aveiro esteve sempre ligada a atividades económicas. Esta cidade teve na produção de sal e no comércio naval as suas riquezas. O sal já era, provavelmente, explorado em tempos romanos. Este sempre foi um produto valioso como bem de troca.
Tal está documentado pelo testamento da Condessa Mumadona Dias ao Cenóbio [mosteiro] de Guimarães (datado de 26 de janeiro de 959). Nesse testamento, está presente a forma mais antiga que se conhece do topónimo Aveiro.
No testamento, Mumadona Dias doa ao mosteiro de Guimarães toda a região, “Suis terras in Alauario et Salinas.”
Aveiro foi elevada à categoria de vila no século XIII, desenvolvendo-se a povoação em torno da igreja principal, consagrada a S. Miguel. Este templo estava no que hoje é chamado de Praça da República, mas foi demolido em 1835.
Nos inícios do século XV, é feita a edificação de um pano de muralhas em torno do núcleo urbano. Esta malha de muralhas espelha o prestígio e o crescimento que Aveiro teria alcançado.
D. João I mandou rodeá-la de muralhas. Fê-lo devido a um conselho do Infante D. Pedro (seu filho) que, na altura, era donatário de Aveiro. No entanto, as muralhas foram demolidas no século XIX. Parte das pedras das muralhas foram utilizadas na construção dos molhes da barra nova.
D. Duarte concedeu à vila o privilégio de realizar uma feira franca anual em 1434. Essa feira chegou aos nossos dias e é conhecida por Feira de Março.
A filha de Afonso V (Infanta D. Joana) entrou no Convento de Jesus em 1472, local onde faleceria no dia 12 de maio de 1490. Esta efeméride é recordada pelo feriado municipal. A estada da filha do Rei em Aveiro teve importantes repercussões para a vila. Permitiu chamar a atenção para Aveiro, favorecendo o respetivo desenvolvimento.
O primeiro foral conhecido de Aveiro é manuelino e está datado de dia 4 de agosto de 1515. Ele consta no Livro de Leituras Novas de Forais da Estremadura.
D. José I elevou Aveiro a cidade em 1759, poucos meses após ter condenado ao cadafalso o seu último duque, título criado, em 1547, por D. João III.
O papa Clemente XIV instituiu uma nova diocese, com sede em Aveiro. Em 1774, fê-lo a pedido de D. José.
Nos séculos XIX e XX, foram criados imóveis que permitem a Aveiro acompanhar o arrojado gosto da época. Na decoração dos edifícios, são evidentes os apontamentos Arte Nova e as linhas depuradas de uma Art Déco. Este Modernismo apresentado em Aveiro foi impulsionado pelo Estado Novo.
Principais atrações
Centro histórico
As cidades normalmente têm no centro histórico uma das suas grandes atrações e Aveiro também mantém a tradição. O centro histórico de Aveiro proporciona uma experiência fantástica, bastante diferente da de outras cidades portuguesas.
Entre os seus atrativos está o Mercado do Peixe, as pontes, os edifícios em estilo Art Nouveau, entre outros atrativos. Levar máquina fotográfica é uma decisão sensata. Há muita beleza na cidade!
Passear nas ruas de Aveiro é uma experiência muito agradável. O chão é ricamente decorado, com desenhos típicos de Portugal, feitos com calçada portuguesa, preta e branca.
As ruas e praças da cidade encontram-se muito bem preservadas. A cidade é muito encantadora, mesmo durante a noite, ficando tudo muito iluminado.
Rota Art Nouveau
Fazer esta rota é especial. Aveiro é considerada a cidade-museu da Art Nouveau, do nosso país. Por isso, passear pela cidade permite-nos vivenciar uma experiência cultural distinta. Os amantes da arte estão moralmente “obrigados” a visitar esta cidade que tem no Museu da Arte Nova um belo exemplar deste movimento artístico.
Praça Humberto Delgado
Esta praça revela-se um espaço imperdível. Será mesmo um dos melhores métodos para conhecer a riqueza da cidade. Por aqui, facilmente nos deixamos encantar pela ria e pelos moliceiros.
Na Praça Humberto Delgado, podemos encontrar quatro estátuas nos quatro cantos da praça. Tratam-se de peças de grande beleza. Estas estátuas feitas em bronze revelam-se um tributo aos trabalhadores.
As estátuas apresentam figuras tradicionais da cidade de Aveiro. Há quatro profissões importantes para a cidade que são destacadas na praça. As estátuas são: a Salineira, o Marnoto, a Parceira do Ramo e o Fogueteiro.
Património religioso
Em Aveiro, podemos encontrar um património (arquitetura, escultura, entre outras) de grande riqueza. Entre as atrações mais populares estão as construções religiosas que os visitantes gostam de eternizar em fotografias. Entre as construções mais populares estão: a Sé de Aveiro, a Igreja da Misericórdia de Aveiro e o Convento de Jesus.
Sé de Aveiro
A Catedral apresenta uma fachada soberba. As suas imagens das Virtudes Humanas e a imponente torre sineira são caraterísticas que a distinguem.
No interior do templo, o branco da pedra calcária domina. Destacam-se ainda as diversas capelas que se encontram decoradas por conjuntos de talha, pedra e azulejo de diferentes épocas.
Morada: Rua Batalhão Caçadores, 10, 3810-082 Aveiro
Contactos: +351 234 197 613
Igreja da Misericórdia
Este templo é um dos exemplares de arquitetura religiosa mais belos do distrito. Este templo foi construído em finais do século XVI. A Igreja da Misericórdia apresenta uma fachada tradicional onde se destacam os azulejos azuis e brancos.
Neste templo, há ainda elementos renascentistas nos seus pórticos. No seu interior, destaca-se uma maravilhosa seleção de azulejos coloridos.
Convento de Jesus
Este antigo convento dominicano foi fundado no século XV. Esta construção encontra-se fortemente ligada à princesa mais influente de Aveiro. Trata-se de Santa Joana de Portugal.
A princesa ficou conhecida pela sua devoção à religião que se prolongou por toda a sua vida. A princesa entrou no convento em 1472 e por lá viveu até ao momento da sua morte. Atualmente, é possível visitar o seu túmulo de mármore trabalhado.
Capela de São Gonçalinho
Este templo localiza-se junto a alguns dos canais da Ria de Aveiro, no bairro da Beira Mar, freguesia da Vera Cruz. A Capela de São Gonçalinho foi construída em 1714, sob a invocação de São Gonçalo. A este santo é atribuído o poder de curar doenças ósseas e a resolução de problemas conjugais.
A Capela de São Gonçalinho foi erguida em pedra de Ançã. O portal da fachada é do mesmo tipo de pedra calcária. Este portal é encimado por um nicho onde está presente a estátua seiscentista de São Gonçalo de Amarante.
A Estação de Aveiro
A estação de comboios de Aveiro é encantadora. Ela apresenta alguns dos melhores exemplares de conjuntos do azulejo português. Esta estação de comboios é uma das mais bonitas de Portugal.
A estação de comboios de Aveiro é decorada por 28 painéis de azulejos. Os painéis de azulejos exploram diversas temáticas, nomeadamente: figuras populares como peixeiras e pescadores, cenas do quotidiano, paisagens da região, embarcações tradicionais e até monumentos que se encontram na cidade de Aveiro, como acontece com o Convento de Jesus, por exemplo, onde o Museu Regional está instalado.
Ria de Aveiro
A Ria de Aveiro é composta por inúmeras ilhas, lagoas e canais de todos os tamanhos e feitios. A Ria tem 45 km de comprimento, encontrando-se numa faixa que vai de Ovar a Mira, com Aveiro no meio e Ílhavo não muito longe.
A Ria de Aveiro formou-se no século XVI, surgindo como resultado de um recuo do mar e, posteriormente, por uma formação de cordões litorais que originaram uma laguna.
A Ria de Aveiro constitui-se como um dos mais importantes e maiores acidentes geográficos da costa portuguesa. A Ria apresenta uma das mais belas paisagens de costa em Portugal.
Na Ria de Aveiro, faz-se sal, existem diversas salinas, mas também é aproveitada para outras atividades. Muitos aproveitam para fazer desportos náuticos, o que parece agradar bastante aos turistas que querem explorar ao máximo a riqueza de Portugal.
O passeio de barco moliceiro na Ria de Aveiro é uma experiência obrigatória que permite conhecer a cidade de Aveiro a partir dos 4 canais urbanos de Aveiro.
Os Passadiços de Aveiro
Por aqui, poderá viver uma experiência extremamente agradável, independentemente do modo que escolher para fazer o percurso: a pé, a correr ou de bicicleta. Nestes passadiços, poderá constatar que a Ria de Aveiro apresenta uma beleza invulgar.
Os passadiços de Aveiro integram um projeto mais vasto, a famosa Via Ecológica Ciclável. Ao longo do percurso, encontrará uma paisagem lagunar memorável.
Muitos aproveitam o passadiço para fazer exercício físico e se colocarem em forma. No entanto, nos momentos de descanso, deve apreciar toda a riqueza natural que se encontra no cenário. A riqueza da fauna e da flora é incrível.
O troço de Aveiro tem o seu início no Canal de S. Roque (sob a ponte da A25), no mesmo ponto onde se termina. A extensão do percurso é de 7,25 km. No total, no entanto, apenas 2,8 km se encontram em passadiços.
Parque Infante D. Pedro
Neste espaço, pode usufruir de momentos tranquilos longe do centro da cidade. Este é seguramente um dos espaços mais belos de Aveiro. A experiência de caminhar pelos vastos jardins é verdadeiramente relaxante.
Existe ainda a possibilidade de realizar um passeio de barco memorável numa das lagoas. Neste espaço, pode ainda visitar o Museu de Caça e Pesca.
Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
Esta reserva está presente na ponta da bela península de São Jacinto. A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto encontra-se entre o mar e o estuário. Esta singular reserva é um dos locais naturais mais populares do país.
Desde o momento da sua inauguração, que aconteceu em finais da década de 1970, os pântanos, lagoas selvagens e dunas de areia tornaram-se num habitat para a flora e fauna locais.
Estes espaços são considerados um verdadeiro santuário de aves. É possível explorar esta reserva de diferentes formas. Pode percorrê-la pelos trilhos pedestres ou realizar um passeio nos típicos moliceiros.
Espaços culturais
Existem três museus em Aveiro que são excelentes e que todos os que visitam a cidade devem conhecer. São eles o Museu da Cidade, o Museu de Aveiro e o Museu de Arte Nova. Estes museus proporcionam experiências muito distinta. Tratam-se de propostas complementares para conhecer Aveiro de forma aprofundada.
O Museu de Aveiro
Este espaço encontra-se presente num antigo Convento. O Museu de Aveiro está localizado no Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina. Este convento foi fundado em 1458.
Neste espaço, encontra-se o túmulo de Santa Joana. O túmulo da princesa D. Joana, filha de Afonso V, que viveu e morreu no convento, representa uma obra-prima da arte barroca. A princesa foi beatificada em 1693.
- Morada: Avenida de Santa Joana • 3810-329 Aveiro
- Contactos: +351 234 423 297 / [email protected]
Museu da Cidade de Aveiro
Este espaço cultural é bastante atrativo até pela dinâmica que constrói em conjunto com a comunidade local. Este museu apresenta uma oferta variada e de grande qualidade. Pode realizar visitas às exposições temporárias que o museu apresenta ou realizar visitas orientadas e temáticas.
Neste museu, há ainda workshops, oficinas e ateliers para desfrutar.
- Morada: Rua João Mendonça n.º 9/11 3800 – 200 Aveiro
- Localização GPS: 40º38’29.93’’ N | 8º39’16.04’’ O
Museu Arte Nova de Aveiro
Este museu encontra-se num dos edifícios mais emblemáticos da cidade. O Museu Arte Nova de Aveiro contribui de forma didática para a compreensão do movimento (e respetivo impacto) da Arte Nova na cidade.
A casa de Chá, que se encontra no rés-do-chão, à noite, transforma-se num bar que anima a vida noturna da cidade. Este espaço também mostra diversos espetáculos de música ao vivo, durante os fins-de-semana.
- Morada: Rua Barbosa Magalhães n.º 9,10,11 3800 Aveiro
- Localização GPS: 40º38’30.58’’ N | 8º39’19.89’’ O
Preços:
Bilhete geral para visitar os 3 museus é de 5€.
Bilhete para visita individual é de 2€.
Horário de visitas:
Nas manhãs: de 3ª a domingo das 10h00 às 12h30.
Nas tardes: de 3ª a domingo das 13h30 às 18h00.
Experiências imperdíveis
A Veneza Portuguesa
É inegável que Veneza é considerada um dos destinos mais românticos do planeta. Esta cidade italiana serve como cenário para muitos filmes. A cidade de Aveiro é apelidada de “a Veneza de Portugal”. Por isso, uma visita à cidade faz-nos constatar essas parecenças que tornam Aveiro num dos destinos mais românticos do nosso país.
A justificação é simples: devido aos canais espalhados pela cidade de Aveiro é possível realizar um passeio de moliceiro. Por isso, vive-se uma experiência semelhante à que se vive em Veneza. Podemos dizer que são as “gôndolas portuguesas”.
Uma das melhores experiências que se pode viver nesta cidade é passear nos famosos moliceiros, pela Ria de Aveiro e pelos canais de Aveiro e contemplar a beleza do cenário.
Aveiro é uma cidade única que apresenta uma paisagem singular que conjuga a ria com os edifícios em Art Nouveau, nas suas áreas urbanas. Por isso, os moliceiros proporcionam uma experiência memorável a quem visita a cidade.
Viva a Ria
Uma das empresas que proporciona estes passeios é a Viva a Ria. Esta empresa apresenta opções distintas que vão ao encontro de diversos interesses que se possa ter. Há rotas com preços distintos, consoante a rota selecionada.
Rotas:
- Rota “Canais da Cidade”: esta rota tem a duração de 45 minutos e o custo é de 10€ por adulto (5€ para crianças);
- Rota “Veneza”: esta rota tem a duração de 1 hora e o seu custo é de 15€;
- “Cais dos Bacalhoeiros” e “Ilha dos Puxadoiros”: estas são rotas distintas. No entanto, ambas têm a duração de 1h30. Cada uma das rotas tem o custo de 20€.
Nota: A viagem pode ser adoçada com ovos moles e espumante por mais 2,5€. Também pode provar umas ostras acompanhadas por espumante, por 7,5€.
Horários:
- No verão: diariamente, das 09h às 19h (último embarque às 18h15).
- No inverno: diariamente, das 09h às 18h (último embarque às 17h15).
Mais informações, aqui.
Passear de bicicleta
A experiência de realizar um passeio de bicicleta revela-se algo memorável. Experimente alugar uma na Loja Buga, aqui. Desta forma, pode passear pela cidade de Aveiro de forma bastante agradável.
Visitar as salinas
Há outra experiência que é muito procurada por todos os que visitam a cidade de Aveiro. Trata-se de algo “obrigatório”. Realizar uma visita às salinas é uma experiência imperdível.
O sal é um produto bastante importante na gastronomia. Este produto é também usado para outros fins. Por exemplo, em produtos de beleza, spa e higiene.
As salinas de Aveiro revelam ter uma grande importância histórica. Estas salinas são uma espécie de museu a céu aberto. A experiência de visitar estes espaços é incrível.
Pode ainda optar por fazer uma visita guiada, onde poderá a ficar a conhecer muito sobre as salinas e sobre a sua importância para a cidade de Aveiro.
Morada: Canal das Pirâmides 3800 Aveiro
Oficina do Doce
Esta atração está presente no centro da cidade de Aveiro. Esta casa partilha estórias e a história dos ovos-moles (além de outros doces que integram a doçaria conventual da região de Aveiro).
Na Oficina do Doce, também poderá assistir à produção dos famosos doces. Também poderá aproveitar a oportunidade para adoçar a boca com alguns desses produtos.
Morada: Rua João Mendonça, n.º 23 Letra JKL (Galeria Rossio)
Mais informações, aqui.
Confira, aqui, o mapa Pedonal de Aveiro com as principais atrações.
Atrações nas proximidades
Praia da Barra
No verão, é impossível passear por Aveiro e não sentir a necessidade de passar por esta praia popular. Mesmo noutras estações, revela-se um local muito procurado devido ao seu famoso farol.
O farol da praia da Barra é o maior de Portugal. Este farol foi construído no século XIX, mais precisamente entre os anos de 1885 e 1893. Na data da sua construção, o farol da praia da Barra era o sexto maior do mundo em alvenaria de pedra.
Atualmente, este farol é o segundo maior da Península Ibérica, estando incluído nos 26 maiores do mundo.
Costa Nova
Costa Nova do Prado é conhecida por muitos como Costa Nova, simplesmente. Esta localidade está presente em Ílhavo, em Aveiro. Este recanto também tem muitos encantos. Por isso, muitos dos que visitam Aveiro fazem questão de fazer este pequeno desvio até Costa Nova.
Esta terra é famosa pelos palheiros da Costa Nova, as casas arrojadas. Estas casas foram construídas com tábuas colocadas na horizontal e apresentam riscas coloridas. As casas coloridas da Costa Nova destacam-se na paisagem local. A cor das casas sobressai e cria um dos cenários mais emblemáticos da região.
Além das casas da Costa Nova, há as praias onde se pode assistir e admirar a arte xávega (pesca artesanal). Também se pode passear pelo passadiço na Costa Nova e que se estende ao longo da ria de Aveiro e apresenta-nos um cenário incrível.
Informação Útil
Posto de Turismo de Aveiro
Morada: Rua João Mendonça, 8, 3800-200 Aveiro
Obter direções, aqui.
Leia também:
- Os encantos dos palheiros da Costa Nova
- Aveiro tem uma praia com água a 25 graus
- 5 receitas deliciosas de Aveiro incluindo doçaria conventual
Quer saber onde pode comer em Aveiro?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Espeto do Sul
- Morada: Rua São Sebastião 97, Aveiro 3810-187 Portugal
- Contactos: (+351) 234 384 221
Mais informações, aqui.
Restaurante Salpoente
- Morada: Cais de São Roque 83 3800-256, Aveiro 3800-256 Portugal
- Contactos: (+351) +351 915 138 619
Mais informações, aqui.
MUSGO – Restaurante Vegan
- Morada: Rua do Tenente Rezende 37-A Galeria Rossio B, Aveiro 3800-269 Portugal
- Contactos: (+351) 919 228 466
Mais informações, aqui.
Faros Gourmet
- Morada: Cais dos Botirões, 10, Aveiro 3800-350 Portugal
- Contactos: (+351) 915 925 024
Mais informações, aqui.
O Bairro
- Morada: Largo da Praça do Peixe, 24, Aveiro 3800-243 Portugal
- Contactos: (+351) 234 338 567
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Aveiro?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hotel Moliceiro
- Morada: Rua do Doutor Barbosa de Magalhães 15 17, Aveiro 3800-154 Portugal
- Contactos: (+351) 234 377 400 [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel das Salinas
- Morada: Rua Liberdade 10, 3810-126 Aveiro, Portugal
- Contactos: (+351) 234 404 190 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel Aveiro Palace
- Morada: Rua de Viana do Castelo 4, Aveiro 3800-275 Portugal
- Contactos: (+351) 234 421 885 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Meliã Ria Aveiro
- Morada: Cais da Fonte Nova, Lote 5, 3810-200 Aveiro, Portugal
- Localização GPS: 40.638452 [N], -8.64497 [W]
- Contactos: (+351) 234 401 000 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel Afonso V
- Morada: Rua Dr. Manuel das Neves 65, 3810-101 Aveiro, Portugal
- Contactos: (+351) 234 425 191 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Gostei muito e pretendo conhecer.