Há palavras tão parecidas que lançam constantemente a confusão. Esclareça alguns pares que dão dores de cabeça, como: acidente e incidente ou elação e ilação.
A língua portuguesa é bastante rica e complexa. Por vezes, pode revelar-se muito traiçoeira. Ela é difícil de dominar, mas com estudo pode revelar-se uma bela ferramenta para o nosso quotidiano. Existem algumas palavras que podem suscitar momentos indesejados de hesitação.
É frequente algumas pessoas sentirem dúvidas no momento de escrever palavras homófonas (palavra com pronúncia igual à de outra, mas significado e grafia diferentes). Também é comum as dúvidas surgirem nas palavras parónimas (diz-se parónimas de cada uma das palavras que têm pronúncias e grafias parecidas, mas significados diferentes).
Assim, as parecenças que existem em certas palavras podem dificultar imenso a tarefa de diferenciá-las. É indispensável compreender o significado das palavras. Com esse conhecimento, é possível empregá-las da melhor forma, com todo o rigor. Assim, reunimos alguns pares de palavras portuguesas que merecem a nossa atenção.
Acidente e incidente
Os termos acidente e incidente são muito confundidos.
Acidente
Este nome masculino significa acontecimento casual ou inesperado; acaso. Acidente é acontecimento que ocorre de forma repentina (ou inesperada) causando dano ou sofrimento; desastre; desgraça.
O mesmo termo significa incidente nefasto provocado de forma não intencional. Na área da Medicina, o termo acidente é usado no sentido de reação patológica inesperada que agrava uma doença.
Acidente pode ainda significar irregularidade da superfície terrestre. Este termo pode ainda ser usado no sentido de distribuição irregular da luz. Existe ainda o conceito de acidente de viação que é um acontecimento nefasto ocorrido na via pública, em consequência da circulação rodoviária, de que resultem vítimas ou danos materiais (despiste, atropelamento, colisão, etc.). O termo vem do latim accidente-, «acidente; qualidade acidental».
Exemplo: Depois do acidente, a Maria ficou cega. Isto é, depois do infeliz acontecimento que ocorreu de forma repentina, a Maria ficou cega.
Incidente
Este adjetivo de 2 géneros significa que incide. Incidente é o que sobrevém a outra coisa; superveniente; acessório. Na Física, incidente é o (raio) que encontra uma superfície. Na Gramática, incidente é frase que se junta à principal para a explicar ou restringir.
Enquanto nome masculino incidente é circunstância acidental, acessória de um acontecimento principal; episódio. Incidente pode ainda ser facto que altera o desenrolar dos acontecimentos; peripécia. Este termo vem do latim incidente-, «que sucede por acaso», particípio presente de incidĕre, «cair sobre; acontecer; suceder por acaso».
Exemplo: Um incidente com os holofotes atrasou o início do jogo de futebol. Isto é, um imprevisto com os holofotes atrasou o início do jogo de futebol.
Elação e ilação
Os termos elação e ilação são constantemente confundidos.
Elação
Este nome feminino significa altivez; arrogância; falta de humildade. Elação pode ainda ser elevação; exaltação. Este termo vem do latim elatiōne-, «elevação».
Exemplo: A elação tem origem na falta de valores. Isto é, a arrogância e altivez tem origem na falta de valores.
Ilação
Este nome feminino significa ação ou efeito de inferir. Ilação é aquilo que se deduz; inferência; conclusão. Este termo vem do latim illatiŏne-, «ação de levar».
Exemplo: A principal ilação a tirar é que o mundo está unido contra a Rússia. Isto é, a principal conclusão a tirar é que o mundo está unido contra a Rússia.
Leia também:
- Português: quando usar folhear e desfolhar
- Português: quando usar descriminar e discriminar
- Português: quando usar descrição e discrição
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: quando usar acidente e incidente”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…
Em segurança do trabalho todos os eventos indesejáveis são classificados como um Incidente. O incidente engloba o acidente e o chamado quase-acidente ( evento que poderia causar alguma gravidade ou não). Ex: Pedro quebrou a perna ao cair na calçada da rua de sua casa (acidente pessoal) . Ou Pedro escorregou e quase caiu ( quase-acidente). Ambos são considerados um incidente.