Existem provérbios que são autênticas lições de vida. Fique a conhecer os grandes provérbios sobre esperança.
A língua portuguesa é bastante complexa. A nossa língua materna é rica, tem muita história incrível e curiosidades irresistíveis. Entre as riquezas da língua portuguesa estão os ditos populares, os provérbios. A palavra provérbio é nome masculino que tem como significado: sentença moral ou conselho da sabedoria popular.
O provérbio é encarado como um adágio; um ditado; uma máxima; um rifão; um anexim. Os provérbios permitem a transmissão com sucesso de uma determinada mensagem. A eficácia da mensagem é realizada em frases simples. Um provérbio de boa qualidade consegue expressar em tudo aquilo que se pretende dizer em poucas palavras, sem recorrer a floreados no discurso.
Luís Vaz de Camões reconhecia provérbio uma fonte de conhecimento, “um saber de experiência feito”. Há ensinamentos importantes nos provérbios, eles transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. No presente artigo reunimos um conjunto de provérbios sobre a esperança… Quer saber mais?
Conheça 10 grandes provérbios sobre esperança
“Enquanto há vida, há esperança”
Este provérbio recorda-nos que se pode alterar o rumo das coisas. Existem contextos difíceis e dolorosos que podem levar a que surja a frustração e a depressão. Contudo, por muito grande que seja o desespero, é possível encontrar uma solução. Se há vida deve existir vontade de prosseguir a luta, a energia de uma pessoa (o seu talento, o seu intelecto, as suas diferentes capacidades) podem originar grandes mudanças.
“Ter esperança ensina a ter paciência”
A esperança consiste na confiança em conseguir o que se deseja. É o sentimento de crença no desenlace favorável de certa situação. O otimismo característico da esperança torna natural o desenvolvimento da paciência.
“Quando tudo está perdido, ainda resta a esperança”
Perder tudo o que temos (casa, dinheiro, carro) pode ser frustrante. Contudo, o bem mais precioso que se tem não é material. Enquanto se tem saúde e se tiver otimismo pode-se realizar grandes conquistas. Desta forma, até se pode recuperar tudo o que se tinha perdido até então.
“A esperança é o pilar do mundo”
Há sempre uma série de acontecimentos que podem alterar completamente a vida. Seja a vida pessoa ou a sociedade. Por exemplo, durante meses o mundo viveu em pânico com a pandemia, contudo, a esperança na criação de uma vacina serviu como pilar do mundo. As pessoas acreditavam que uma solução seria criada para resolver esse problema.
“A esperança é a última a morrer”
Este provérbio é semelhante ao provérbio acima mencionado: “Quando tudo está perdido, ainda resta a esperança”. O provérbio “a esperança é a última a morrer” significa que a esperança ajuda a manter a vida mesmo em contextos extremamente delicados. Por exemplo, a invasão da Rússia colocou os ucranianos numa situação de guerra, a lutarem pela sobrevivência. A esperança de superarem esta situação profundamente injusta mantém firme o desejo dos ucranianos de lutarem pela sua liberdade.
“A esperança de glória alivia todas as penas”
O provérbio “a esperança de glória alivia todas as penas” tem algumas semelhanças com o fim justifica os meios. A esperança de realizar uma grande conquista justifica que se possam cometer alguns atos que noutro contexto não se realizariam. O peso da consciência pode ser uma das penas com que se tenha de lidar em busca dessas conquistas.
“A esperança do descanso alivia o trabalho”
O trabalho implica grande esforço, físico e psicológico. No entanto, pensar nas férias pode ser uma forma de manter a energia no máximo para realizar as tarefas árduas que se tem em mãos.
“A esperança é o pão dos infelizes”
Todos os que estão infelizes alimentam-se da esperança. Convém assumir as rédeas da situação para que a infelicidade deixe de perdurar. A esperança é o otimismo de que as coisas vão melhorar. Contudo, é preciso agir para materializar a mudança.
“A esperança é o sonho do homem acordado”
Sonhar enquanto se dorme não traz benefícios, não altera destinos. A esperança é uma crença e um otimismo de que se pode alterar o próprio destino. Este fervor interior é como um sonho do homem acordado que sabe o que quer. Esse fogo interior serve como energia suplementar que permite o concretizar os sonhos, de ambições.
“Aquele que vive de esperança, morre de fome”
Existem diferentes interpretações da palavra esperança. Há quem associe o termo à palavra fé. Neste caso, quem tem esperança limita-se a crer, a acreditar na mudança. Ora, juntar as mãos e rezar não mata a fome. Há quem veja na esperança um motor para as suas conquistas. No provérbio “aquele que vive de esperança, morre de fome” apenas é considerada a primeira hipótese.
Leia também:
- Português: 45 frases feitas e o respetivo significado
- Português: 10 grandes provérbios sobre vizinhos
- Português: 10 Grandes Provérbios sobre a Amizade
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: 10 grandes provérbios sobre esperança”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…