Existem diversos provérbios sobre uma temática especial: a Bíblia ou Deus. Conheça ou relembre 10 Grandes Provérbios de Deus.
Os bons provérbios proporcionam conhecimento, o que Luís Vaz de Camões definiu “um saber de experiência feito”. Frequentemente, os provérbios representam uma lição de vida valiosa. Os ensinamentos dos provérbios podem revelar-se preciosos. Eles asseguram a transmissão de uma determinada mensagem com maior eficácia.
Assim, cumprem o objetivo com celeridade, sem perder tempo com floreados no discurso. A mensagem do provérbio surge com criatividade e em poucas palavras. Os provérbios são frases pertinentes, expressam tudo aquilo que se pretende dizer, sem recorrer a argumentos sofisticados.
Existem provérbios que exploram diversas temáticas. No presente artigo iremos reunir um conjunto de provérbios que se centram numa temática muito estimada por todos, Deus, ou a Bíblia. Fique a conhecer grandes provérbios inspirados nesta entidade poderosa.
Português: 10 Grandes Provérbios de Deus
“Deus ajuda quem cedo madruga”
Deus ajudar quem acorda mais cedo, pois será abençoado por mais oportunidades de fazer a diferença.
Este ideia é explorada por muitas pessoas bem-sucedidas no mundo. Enquanto parte da população dorme, estas pessoas trabalham sem tanta concorrência. Uma pessoa que tem a predisposição para acordar cedo será beneficiado, pois, terá melhores condições para o sucesso. A preguiça leva ao insucesso…
“Deus tarda, mas não falha”
Este provérbio faz mais alusão ao carma. Uma má ação é punida por Deus. Esta entidade difícil de definir é omnisciente. A punição pode não surgir no imediato, mas surgirá.
“Deus ajuda a quem se muda”
As pessoas tendem a recear a mudança. Este provérbio visa ajudar as pessoas que querem ter uma vida melhor a arriscar na mudança de vida.
“Deus escreve certo por linhas tortas”
Este é mais um provérbio de caráter religioso. Ele ensina-nos que devemos acreditar que Deus fará a sua justiça. Fá-lo mesmo que não seja inteiramente visível, ou não seja visível no imediato.
Por exemplo, temos uma entrevista de emprego agendada e no caminho temos um acidente e falhamos a entrevista. Depois, compramos uma raspadinha e sai-nos um prémio, um vencimento de 1000 euros por mês ao longo de um ano.
“A César o que é de César, a Deus o que é de Deus.”
Este é um provérbio popular que explora diferentes áreas, nomeadamente política e religião. O provérbio relaciona a justificação ao pagamento de tributos ou impostos a César, além da devoção ao Cristianismo. O provérbio foi dito por Jesus, a César o que é de César, a Deus o que é de Deus está presente na Bíblia (Mateus 22:15-22).
“Mente vazia, oficina do diabo”
Este provérbio faz alusão aos muitos problemas que surgem quando se tem muito tempo sem nada de útil para fazer. Num contexto de ociosidade, alguns pensamentos negativos podem surgir.
Quando se está triste e sozinho, convém ter um amigo para convidar para a realização de um passeio. Ter uma ocupação, ou um hobbie, que preencha os nossos dias, permite evitar que a mente resvale para coisas muito negativas. As consequências das ideias negativas podem ser desagradáveis.
“Deus não dorme”
Deus é uma entidade poderosa, um ser absoluto e único. O criador do Universo, é infinitamente perfeito, necessário e eterno. Tem o dom da ubiquidade, é omnisciente. Por isso, tudo sabe, não dorme. Por isso, que o mal faz, punido é.
“Cada um sabe de si e Deus, de todos”
Este propósito tem por base a ideia de Deus anteriormente defendida. Cada pessoa tem a liberdade de fazer o que quer, praticar boas e más ações. No entanto, Deus que sabe de tudo, saberá quaisquer atos que os outros realizam com a sua liberdade.
“Deus dá as nozes a quem não tem dentes”
Este provérbio pode ser proferido por diferentes razões. Alguém que tem um talento especial para algo (futebol, canto, dança), mas desperdiça-o. Esta pessoa prefere ir a discotecas, a beber ou a meter-se em drogas do que estar a treinar para ser melhor.
“Deus tem mais para dar do que o Diabo para tirar”
Embora todas as pessoas sofram contrariedades na vida, para quem é religioso há a crença que haverá uma recompensa divina. Assim, recebemos algo bem melhor do que aquilo que vivemos de negativo.
Uma pessoa religiosa pode ter a crença de que a vida eterna será sempre uma recompensa superior aos sofrimentos que teve na sua vida terrena. Este provérbio estimula uma visão otimista da vida, ajuda uma pessoa a seguir em frente apesar das contrariedades que possam surgir.
Leia também:
- 30 dos melhores Provérbios Populares Portugueses
- Português: 10 Grandes Provérbios sobre Dinheiro
- Português: 10 Grandes Provérbios do Amor
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: 10 Grandes Provérbios de Deus”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…