É um sentimento poderoso. Um grande amor, um amigo ou um familiar pode deixar-nos com muitas saudades. Conheça ou relembre 10 Grandes Provérbios da Saudade.
Há provérbios sobre as mais diversas temáticas. Os bons provérbios estão carregados de ensinamentos. Não os devemos desprezar, devemos preservá-los. Luís Vaz de Camões ensinou-nos que um provérbio é “um saber de experiência feito”.
Um provérbio pode revelar-se uma autêntica lição de vida. Um provérbio faz a transmissão de uma mensagem com grande eficácia, fá-lo sem perder tempo com floreados no discurso. A mensagem é entregue eficazmente, sem recorrer a argumentos sofisticados.
Um provérbio resume tudo aquilo que se pretende dizer, expressa o máximo de informação em poucas palavras. Nos provérbios existe uma grande criatividade na construção de frases que passam uma mensagem eficaz.
Há provérbios sobre tudo um pouco. No presente artigo iremos partilhar consigo um conjunto de provérbios sobre algo que diz muito aos portugueses, a saudade. Fique a conhecer grandes provérbios inspirados neste conceito especial na língua portuguesa.
10 Grandes Provérbios da Saudade
“A saudade torna presente o passado”
Este provérbio significa que o passado está sempre no nosso coração. A saudade é uma lembrança afetuosa de algo ou alguém que pode estar fisicamente ausente, mas está sempre presente na nossa cabeça.
“Saudade é fraco remédio e doce desengano”
O termo saudade vem do latim solitāte, «solidão». Este sentimento remete para uma dor de algo que está longo ou se perdeu e que se desejaria voltar a ter presente. Sentir saudades é uma forma de manter essa presença em nós, no entanto, não é uma presença real, é um engano, um mal menor.
“As saudades são filhas do amor e enteadas do engano”
A saudade é um sentimento que surge do amor. No entanto, sentimento de mágoa devido a uma ausência. A ligação mantém-se por via desse sentimento, mas há um engano que se faz, uma esperança que evita a realidade do desaparecimento, da distância, da privação de algo ou alguém especial.
“A saudade é companheira dos que não têm companhia”
A saudade é uma lembrança grata de uma pessoa ou alguma coisa especial que está ausente. Este sofrimento é uma experiência solitária, embora outras pessoas a possam sentir. Não tem de existir a perda de um grande amor para levar a sofrimento em solidão.
A perda de uma mãe pode ser sentida por ambos (ou todos) os filhos, mas o sofrimento de ver-se privado de alguém especial, o luto, é sempre uma aventura solitária.
“A memória do prazer passado acrescenta a dor presente”
A felicidade e o prazer da companhia de alguém é que faz com que essa pessoa seja recordada. As memórias ficam, tal como a dor da impossibilidade de repetir esses mesmos momentos.
“Saudade, presente dos amantes”
A saudade é o sentimento de pesar, de mágoa de existir uma privação. O amor faz-nos ligar às pessoas. Há vários acontecimentos que levam ao surgimento da felicidade, tais como: um falecimento, uma oportunidade de emprego noutro país, o fim de uma relação. O amor que liga as pessoas concede esse presente de as manter presentes… no coração!
“Saudade abafada é mágoa”
A mágoa é pesar provocado por acontecimento ou circunstância infeliz. A saudade é o sentimento de nostalgia gerado pela ausência de algo, de alguém, de um lugar. A impossibilidade de reviver experiências, situações ou momentos já passados leva ao surgimento dessa mágoa.
“Quem parte leva saudades, quem fica saudades tem”
O afastamento físico pode surgir por diversos motivos (estudos, oportunidades de trabalho, fuga a problemas, entre outras). As saudades surgem naturalmente quando esse afastamento físico surge. Em qualquer aeroporto, porto, estação de comboios é possível ver pessoas a realizar despedidas e a viver esse sentimento que pode levar às lágrimas.
“A saudade não mata, mas sepulta o coração em vida”
A saudade é um sentimento que pode ser muito forte. É ainda mais poderoso quando se trata de saudades de alguém que partiu para um local onde não se pode ir. Um falecimento torna a vida ainda mais sofredora. Uma pessoa que viva com saudades de alguém que faleceu não matam, mas deixam alguém sem vontade de viver…
“Amor que volta é doçura; amor que parte é saudade”
Existem relacionamentos que surgem fortes e intensos, surgindo uma separação impulsiva e um reatar de relação. Esse momento é doce. Existem relacionamentos que quebram e o afastamento físico leva a uma saudade difícil de lidar.
Leia também:
- 30 dos melhores Provérbios Populares Portugueses
- Português: 10 dos melhores Provérbios sobre palavras
- 40 provérbios e ditados populares mais famosos do Brasil
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: 10 Grandes Provérbios da Saudade”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…
Saudade ,doce Saudade…Saudade amarga e contínua da Vida.
Gosto muito de ler estes artigos. Obrigada.