Conhecida internacionalmente pela sua beleza, a Estação de São Bento é um ícone da cidade do Porto. Mas muitos desconhecem a história do fantasma da Estação de São Bento…
A Estação Ferroviária de São Bento (sendo, simplesmente, conhecida como Estação de São Bento) é um símbolo icónico da cidade do Porto, uma estação singular que tem uma beleza verdadeiramente deslumbrante.
O seu sucesso internacional fala por si, pois são vários os artigos que a colocam entre as mais belas do mundo. É uma bandeira da Invicta, mas há algo que muitos desconhecem, uma lenda sobre um fantasma… Já ouviu falar? Muitos desconhecem, mas todos deviam conhecer esta estória…
Poucos sabem do Fantasma da Estação de São Bento, no Porto
Localização
A bela e famosa Estação Ferroviária de São Bento encontra-se no no Centro Histórico do Porto, mais precisamente na Praça Almeida Garrett. Ao longo do tempo, ela desempenhou um papel preponderante na vida de inúmeras pessoas.
História
Originalmente, o seu nome era Estação Central do Porto. A estação fica situada no Largo da Feira de São Bento, bem próxima da muralha fernandina. Para a sua construção ser realizada, surgiu a necessidade de demolir o que restava do Convento de São Bento de Avé-Maria.
Foi o início do desenvolvimento de novas dinâmicas na configuração do Centro Histórico, surgindo assim outras edificações e eixos de circulação. O projeto para a realização desta estação foi da responsabilidade do arquiteto portuense José Marques da Silva (Porto, 1869-1947) e contou ainda com a preciosa intervenção do artista plástico Jorge Colaço (Tânger, 1868-1942), que foi crucial na decoração do seu grande átrio.
A Estação Ferroviária de São Bento foi inaugurada em 1916, mais precisamente a 5 de outubro. Portanto, esta estação já celebrou um século de existência. No dia 31 de dezembro de 1997, a Estação Ferroviária de São Bento foi classificada pela Direção Geral do Património Cultural como Imóvel de Interesse Público. Atualmente, este é um dos edifícios mais visitados da cidade do Porto.
Características
Esta estação tornou-se num símbolo da cidade do Porto, revelando uma beleza incomum que a distingue de todas as outras. Ela capta a atenção de diversos turistas que visitam a cidade.
Muitos visitam a estação só para verem os seus painéis de azulejos. Eles são belíssimos, absolutamente deslumbrantes. A gare é coberta, apresentando pilares de suporte em ferro fundido. Esta estação revela-se um exemplar belíssimo da arquitetura industrial.
Os seus azulejos possuem uma beleza singular, retratando cenas da História de Portugal, cenas de trabalho campestre e costumes etnográficos. Os painéis de azulejos foram executados na Real Fábrica de Louça de Sacavém, tendo sido pintados entre 1905 e 1908, num trabalho típico da época. Sendo realizado no início do século XX, a pintura foi realizada ao gosto nacionalista e historicista.
Os azulejos formam um conjunto belíssimo, com composições monocromáticas de azul e branco, totalizando mais de 22.000 azulejos! Os azulejos encontram-se perfeitamente integrados na arquitetura. Eles cobrem as paredes do vestíbulo.
Nos anos 70, foi detetado um risco de queda iminente dos azulejos, que iam comprometendo a integridade do conjunto, o que levou à necessidade de um trabalho de conservação e de restauro. Essa responsabilidade foi incumbida à Nova Conservação, Lda., após realização de concurso para o efeito.
Reconhecimento internacional
Esta estação ocupa um lugar especial no coração dos portuenses, símbolo de uma beleza reconhecida internacionalmente. Exemplo desse reconhecimento internacional está a colocação desta estação entre as melhores estações ferroviárias da Europa, sendo a única portuguesa a ser distinguida.
O European Best Destinations colocou-a na lista das 10 melhores estações ferroviárias da Europa. Veja, aqui! A Revista “Travel+Leisure” colocou-a entre uma das 14 estações mais belas do mundo (em 2011). A Revista “Flavorwire” fez o mesmo em 2012, pois coloca esta estação como uma das 10 mais belas estações do mundo. No ano de 2013, a Revista “Condé Nast Traveler” colocou a Estação de São Bento como uma das mais belas estações do mundo.
Em 2014, Os Prémios Brunel* distinguiram o projeto de reabilitação dos painéis de azulejo da Estação de São Bento. A intervenção feita na estação da Invicta foi galardoada com um prémio na categoria de estações.
* Estes prémios encontram-se entre os prémios de arquitetura, engenharia e design ferroviário internacionais mais prestigiados.
Lenda
O fantasma de São Bento
A Estação de Comboios de São Bento possui uma beleza deslumbrante, sendo essa uma das razões que contribuiu para que ela se tornasse num símbolo da Invicta. O que muitos desconhecem é que, antes de existir a Estação, havia um convento, algo que já foi aqui revelado.
A estação tem o nome de Estação de Comboios de São Bento por via da existência prévia do Convento de São Bento d’Avé Maria. O decreto realizado em 1834 ordenou a extinção de todas as ordens religiosas, o que implicou consequências nefastas para os conventos e mosteiros.
No entanto, de acordo com o que era defendido na época, as ordens religiosas que fossem exclusivamente constituídas por mulheres, apenas deveriam ser extintas depois do falecimento da última freira residente. No Convento de São Bento d’Avé Maria, a última freira viveu naquele espaço mais de 50 anos após o decreto. Por isso, foi apenas em 1892 que começaram a fazer-se os planos para a construção da estação ferroviária.
Ora, é daqui que nasce a lenda do fantasma da Irmã. Segundo a lenda, ela permaneceu por lá, mesmo depois da sua morte. O povo já o testemunhou, havendo relatos de que ainda é possível ouvi-la a rezar pelos corredores da estação… Tenha medo! Tenha muito medo!…
Portugal é um país fantástico… tenho orgulho de ser descendente de portuguêses… povo honrado… trabalhador e conquistador.
Bom dia. Nasci na cidade do Porto, em 1954 minha avó era recoveira na estação de S. Bento. Fui praticamente criado ali, sabia da existência do convento, mas desconhecia a lenda do/a fantasma até hoje, que li o artigo que penso ser verdadeiro. Aprendi muito da História de Portugal naqueles painéis de azulejos. Fico contente pela divulgação destes artigos. PARABÉNS.
Do artigo longo, mas só 2 frases sobre a fantasma!
Embora seja sempre importante revivermos sempre que possível os ícones que fazem parte da história, partilho da sua opinião….gostaria de ter sabido um pouco mais da lenda, ou não, do fantasma de S. Bento.