Os peixinhos da horta são um dos petiscos portugueses mais tradicionais. Saiba mais sobre este petisco irresistível com muita história.
Comer é um daqueles prazeres que nos faz apreciar a vida. No mundo, existem inúmeras receitas que são absolutamente irresistíveis. Contudo, na gastronomia portuguesa não faltam receitas de comer e chorar por mais.
No presente artigo do NCultura, iremos centrar a nossa atenção num pitéu que alia sabor a um percurso histórico interessante. Os peixinhos da horta são esse acepipe. São uma verdadeira tentação. Este é um petisco especial que encanta sucessivas gerações.
Esta deliciosa iguaria tem uma história encantadora, algo que torna este prato ainda mais emblemático. Quer saber mais sobre este prato?
Peixinhos da Horta: a origem, a história e a receita
Peixinhos da Horta
Os peixinhos da Horta representam um prato particularmente apetitoso. Esta criação da culinária portuguesa é absolutamente irresistível. Este petisco é preparado com feijão-verde envolto em polme e é, posteriormente, frito em óleo, colocado numa temperatura elevada.
Influência
Os portugueses exerceram uma forte influência no Japão, tendo dado a conhecer esta técnica do polme. Prova dessa influência que os portugueses exerceram sobre os japoneses está na famosa tempura que é formada com o polme que foi ensinado pelo nosso povo.
Tempura é um prato clássico japonês que é adaptado de uma técnica portuguesa. Esta técnica foi exportada para o Japão. A receita da tempura popularizou-se neste país. A tempura consiste em fritar pedaços de vegetais ou mariscos (envoltos num polme fino).
A fritura da tempura deve ser realizada em óleo muito quente. A duração da fritura deve ser breve, cerca de 2 ou 3 minutos.
História
No período áureo dos Descobrimentos (no século XVI) surge o contacto dos portugueses com os asiáticos. António da Mota, Francisco Zeimoto e António Peixoto são os nomes dos navegadores portugueses que estão na origem da internacionalização de uma técnica que se tornou muito popular na Ásia.
Estes navegadores seguiam o seu percurso num navio chinês com destino a Macau, mas foram desviados da rota e acabaram atracados na ilha japonesa de Tanegashima. Os três navegadores portugueses foram os primeiros europeus a pisar território japonês, decorria o ano de 1543.
Na época, vivia-se uma guerra civil. Nesse contexto delicado, foram realizadas trocas comerciais com os portugueses. Nesse contexto, foram comercializados vários produtos, nomeadamente: armas, tabaco, sabão, lã… e até receitas.
O papel do cristianismo
Os portugueses foram expulsos do Japão em 1639. Tal aconteceu devido a uma lei ideológica que foi imposta com o propósito de combater o Cristianismo. Na época, acreditava-se que esta religião representava uma ameaça à sociedade japonesa. Os portugueses permaneceram no Japão ao longo de quase um século, tempo suficiente para exercerem uma forte influência.
Os peixinhos da horta (que consistem em feijão verde envolto numa massa que é frita) representam parte dessa influência. A tempura tem a sua origem nos Peixinhos da Horta que encantaram em terras do Sol Nascente.
Os peixinhos da horta representam uma técnica portuguesa. Eram confecionados nas embarcações portuguesas como estratégia para preservar os vegetais. O termo japonês “tempura” vem do latim “tempora”, palavra que é referente a um período de jejum imposto pela Igreja.
Este prato surgiu como solução para os católicos que não podiam comer carne (além de que representava uma opção mais acessível para quem não conseguia suportar o preço do peixe).
Receita de Peixinhos da Horta
Ingredientes
– 2 ovos
– 400 g de feijão-verde
– 150 g de farinha com fermento
– 1 dl de água com gás bem gelada
– 1 c. sopa de azeite
– Sal Marinho q.b.
– Pimenta q.b.
– Óleo q.b. para fritar
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, limpe o feijão-verde e retire o fio.
– Em seguida, leve o feijão verde a cozer (durante 5 minutos) em água temperada com sal.
– Posteriormente, escorra e deixe arrefecer.
– Entretanto, prepare o polme para formar os peixinhos da horta.
– Coloque a farinha numa tigela.
– Em seguida, faça o tempero com sal e pimenta.
– Depois, adicione os ovos ao preparado.
– Posteriormente, regue com o azeite e verta a água em fio.
Nota: à medida que coloca os líquidos, vá mexendo sempre até ficar um polme liso.
– Em seguida, leve um tacho (com óleo abundante) ao lume e deixe aquecer.
– Depois, mergulhe o feijão-verde, coloque um a um no polme.
– Em seguida, deixe escorrer um pouco e coloque no óleo.
– Posteriormente, deixe fritar ao longo de um par de minutos até ficarem douradinhos.
– Retire os peixinhos da horta e deixe escorrer.
– Sirva os peixinhos da horta acompanhados por arroz de tomate.
– Bom proveito!
Leia também:
- 5 das melhores receitas de pescada no forno
- No forno ou na brasa? Como assar cada tipo de peixe?
- É assim que se faz peixe assado como nos restaurantes
NCultura
Agora que já sabe a origem e como preparar os melhores Peixinhos da Horta, basta por em prática a receita que aqui partilhamos. Se tem alguma sugestão de temperos ou receitas que gostaria de ver presentes no nosso site, deixe-nos a sua sugestão.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre receitas de peixe. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…