Prepare-se para uma verdadeira delícia com estes pastéis de Tentúgal caseiros. Um doce típico e tradicional que vai conquistar o seu paladar! Portugal tem diversos pastéis excelentes. Alguns têm um passado longínquo e comprovam que ao longo da história do nosso país sempre tivemos pessoas com dotes para a pastelaria. A doçaria conventual contribuiu para enriquecer a pastelaria do país que se desenvolveu e atualmente apresenta pastéis de comer e chorar por mais.
Pastéis de Tentúgal caseiros
Entre os mais populares (e deliciosos) estão Pastéis de Tentúgal, devido à explosão de sabores. Eles são simplesmente irresistíveis. Uma tentação única que os tornou famosos em todo o país. Este doce tradicional deixa todos deliciados, miúdos e graúdos. Iremos partilhar consigo a receita para que possa surpreender a sua família
Estes pastéis são devorados no país inteiro. No entanto, os pastéis de Tentúgal (que são também conhecidos como pastéis do convento ou pastel pobre) têm uma origem fascinante.
Foi no Convento da Nossa Senhora da Natividade que o Pastel de Tentúgal foi criado. Estes pastéis são uma obra divinamente doce, criada pelas delicadas mãos das irmãs da Ordem Carmelita. Estas mulheres religiosas viveram por ali entre 1565 e 1898.
Desde os finais do século XVI que naquela construção religiosa as pessoas se dedicaram a um doce. Este saber fazer desenvolvido do convento originou um doce singular. Os inúmeros registos presentes em várias publicações comprovam isso mesmo.
O formato dos Pastéis de Tentúgal ajudaram no encanto destes afamados doces. Eles apresentam-se em forma de pequeno embrulho e representam quase um presente que se dá a si mesmo, um mimo.
Estes pastéis são feitos de massa filo que pode ser feita com a junção de água com farinha e recheados com ovos. O recheio cremoso é resultado da mistura de gema e de ovo com uma calda de açúcar. Os Pastéis de Tentúgal foram criados por uma freira carmelita que pretendia dar um presente doce às crianças da terra na época de Natal.
É importante ter em conta que a área geográfica de produção do verdadeiro Pastel de Tentúgal encontra-se circunscrita à vila de Tentúgal. Contudo, com a receita e as dicas que iremos apresentar-lhe poderá fazer um pastel que honra e presta a devida homenagem aos pastéis de Tentúgal, um doce conventual que ficou para a História como um dos produtos mais deliciosos da doçaria portuguesa.
Pastéis de Tentúgal caseiros
Ingredientes
Para a massa:
- 1 emb. de massa filo
- 3 c. de sopa de manteiga
- 2 c. de sopa de açúcar em pó
Para o recheio de ovos:
- 8 unid. ovo M gema
- 250 g de açúcar
- 200 ml de água
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Para preparar os ovos-moles do recheio…
- – Primeiro, leve um tacho com a água e o açúcar ao lume.
- – Deixe o tempo necessário para fazer uma calda transparente.
- – Em seguida, retire o tacho do lume e deixe que arrefeça um pouco.
- – Posteriormente, coloque as gemas (desfeitas, sem bater) numa taça.
- – Depois, volte a levar o tacho com a calda ao lume, mantendo-o reduzido.
- – Em seguida, junte as gemas, mexendo energicamente até formar um creme grosso.
- – Então, coloque este creme numa taça e guarde-o no frigorífico até ter de o usar.
- – Depois, pré-aqueça o forno e coloque-o na temperatura de 170 °C.
- – Em seguida, trabalhe a massa filo, duas folhas de cada vez.
- – Deve ter cuidado, porque esta massa seca muito rapidamente.
- – Primeiro, coloque uma folha sobre a outra.
- – Depois, corte as folhas em quatro partes iguais.
- – Em seguida, pegue numa dessas partes e separe uma folha.
- – No imediato, pincele-a bem com a manteiga derretida.
- – Posteriormente, sobreponha outra folha e volte a pincelar por cima.
- – Em seguida, coloque uma colher de ovos-moles numa das extremidades da massa.
- – Depois, deve enrolar e dobrar as pontas do rolo para cima.
- – À medida que realiza este procedimento, coloque os pastéis num tabuleiro de forno.
- – Posteriormente, repita a operação até acabar os ingredientes.
- – Finalmente, leve o tabuleiro com os pastéis ao forno por cerca de 25 minutos.
- – Vigie ao longo do tempo e verifique regularmente para a massa não queimar.
- – Retire do forno o tabuleiro e disponha-os numa travessa.
- – Antes de servir, polvilhe com o açúcar em pó.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Aprenda a preparar:
- O melhor Pastel de Nata do mundo
- Doçaria Conventual e os Ovos moles de Aveiro
- 3 receitas de bolo de maçã com creme de ovos irresistíveis
Dicas específicas
- Há diversos pequenos truques que complicam a realização da receita de Pastéis de Tentúgal. Por isso, esta é uma receita muito difícil de fazer. Os Pastéis de Tentúgal são inimitáveis, fruto dos vários segredos que fazem parte do conhecimento das pessoas das pastelarias que os produzem.
- Um dos fatores-chave para conseguir fazer este doce como manda a tradição é assegurar que a massa se apresenta muito fina (idealmente, ela deve ficar mais fina do que uma folha de papel de seda). Apesar de ser muito difícil fazer isso em casa, pode tentar fazê-lo.
- Deve investir em boas farinhas. Quando são más nem sempre se consegue ter uma massa suficientemente elástica para ser esticada, como é suposto para estes pastéis.
- Os ovos-moles ficam muito mais saborosos quando são confecionados de véspera e têm a oportunidade de repousarem no frigorífico por várias horas. No entanto, se não tiver esse tempo, eles podem ser feitos no dia, imediatamente antes de começar a fazer os pastéis de Tentúgal.