Início Viagem Passadiços do Penedo Furado, puro encantamento

Passadiços do Penedo Furado, puro encantamento

Em Vila de Rei, os Passadiços do Penedo Furado são um fantástico pretexto para se manter ativo e prometem proporcionar-lhe um passeio muito agradável.

Passadiços do Penedo Furado
Passadiços do Penedo Furado, puro encantamento

Há mais uma razão para visitar a bonita Vila de Rei, vila do concelho de Castelo Branco. Os amantes da Natureza ficarão, certamente, encantados com os passadiços do Penedo Furado. Além de se poder contemplar a Natureza em todo o seu esplendor, é possível fazer um percurso com conforto e repleto de beleza, ao longo do qual é possível deparar-se com paisagens absolutamente espetaculares. Um espaço onde pode manter a atividade física, com corridas ou caminhadas, e onde também pode descontrair, indo à praia fluvial do Penedo Furado.

Fique a conhecer melhor os Passadiços do Penedo Furado.


Leia também: 8 fantásticos Passadiços em Portugal para viajar nas férias


Passadiços do Penedo Furado
Passadiços do Penedo Furado, puro encantamento

Passadiços do Penedo Furado, puro encantamento

Esta estrutura, que permite percorrer uma distância de 532 metros lineares, foi a forma encontrada pelo o Município de Vila de Rei para permitir um melhor acesso entre a Praia Fluvial do Penedo Furado e a zona das quedas de água.

Com esta nova infraestrutura, garantiram-se as melhores condições para realizar o percurso de uma forma mais segura e rápida. Ao longo do percurso, é possível encontrar, no final, uma ponte, assim como bancos, miradouros e zonas de descanso.

Vídeo de: Municipio Vila de Rei

Investimento futuro

O Município de Vila de Rei (Castelo Branco) prepara-se para investir ainda mais. Além dos 532m, a intenção é criar uma extensão dos Passadiços. O objetivo é que, futuramente, se consiga fazer chegar o trilho a outras zonas, a espaços com outros miradouros. Pretende-se criar um percurso circular que abranja toda a área envolvente ao Penedo Furado.

História com estórias

Ao longo do tempo, entre a história e a imaginação, foram criados diversos mitos, alguns contos e ditos e até lendas que encantam miúdos e graúdos. O povo que tanto adora a magia destes espaços deixa-se conquistar pelo que é dito e vai passando, de geração em geração, os diversos conteúdos que foram herdados da história oral.

E, “como quem conta um conto, acrescenta um ponto”, então há sempre algo extra que se pode conhecer. A imaginação popular misturou história com fantasia e originou um património cultural de relevo que se conjuga perfeitamente com toda a beleza do Penedo Furado.

Passadiços do Penedo Furado
Passadiços do Penedo Furado, puro encantamento

A Praia Fluvial

Um dos maiores atrativos proporcionados pelos passadiços do Penedo Furada é a Praia Fluvial do Penedo Furado. Quem visita o concelho de Vila de Rei, vai certamente passar por lá, pois este é um dos destinos que os turistas não dispensam.

Esta bela praia encanta, pois a sua água límpida e cristalina possui uma beleza bem peculiar. As quedas de água são outro ponto de rara beleza que torna este espaço num pequeno paraíso natural. Arborizada e com um interessante enquadramento rochoso, a praia fluvial representa a oportunidade perfeita para descansar, podendo fazer-se um piquenique, enquanto se maravilha com o encantador cenário que o circunda.

Passadiços do Penedo Furado
Passadiços do Penedo Furado, puro encantamento

Outros pontos de interesse

A “Bicha Pintada” é outro dos pontos que gera elevado interesse a quem visita o espaço. A presença de um fóssil que se estima ter mais de 480 milhões de anos cativa o olhar. Localizada um pouco abaixo do miradouro do Penedo Furado, a “bicha pintada” é um fóssil que representa, seguramente, uma motivação extra para quem está hesitante em ir até estes passadiços.


Leia também: Passadiços do Paiva: o Paraíso em Arouca


Passadiços do Penedo Furado
Passadiços do Penedo Furado, puro encantamento

Percursos e rotas terrestres

Existem, atualmente, diferentes percursos, com trilhos e rotas terrestres que permitem testemunhar toda a beleza da zona. O trilho das bufareiras é um dos que leva muita gente a conhecer os Passadiços do Penedo Furado. Existem ainda a Rota das Conheiras, a Grande Rota do Zêzere e, ainda, a Grande Rota da Prata e do Ouro.

Vídeo de: Portugal Tourism

Miradouros

Os miradouros são locais de particular interesse, pois são o sítio a partir do qual se pode ver melhor toda a zona envolvente. São a zona mais elevada e, por isso, proporcionam uma visão mais ampla da paisagem. Além de darem acesso às vistas mais deslumbrantes, estes são os locais de onde são tiradas as melhores fotografias.

Nos Passadiços do Penedo Furado, pode visitar o Miradouro do Penedo Furado e deliciar-se com a vista. O Miradouro das Fragas do Rabadão é outro ponto de visita obrigatório. Tal como foi dito, perspetiva-se que no futuro haja uma extensão dos Passadiços do Penedo Furado, a qual dará acesso a outros miradouros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.