(Re)conheça algumas palavras cujo significado é por muitas pessoas desconhecido. Quer saber mais? Confira 10 palavras portuguesas que nos enriquecem os discursos.
O mundo da internet permite que se obtenham diversos tipos de conhecimento. Muitos destinam as suas pesquisas a obter um conhecimento mais aprofundado sobre a língua portuguesa. Muitas pessoas pretendem enriquecer o seu vocabulário, tornando-o mais rico e diversificado.
Assim, há diversas pessoas a procurar por palavras mais difíceis em sites como o NCultura ou, então, a procurar diretamente nos motores de busca e que facilmente encontram listas. É precisamente isso que pretendemos colocar à sua disposição.
10 palavras portuguesas que nos enriquecem os discursos
Cooptar
Termo que vem do latim cooptāre, «agregar». Cooptar é verbo transitivo que significa admitir numa corporação com dispensa das formalidades da praxe; agregar.
Cooptar pode (em determinados contextos) ter como sinónimos os seguintes termos: associar, incorporar, admitir, agregar, entre outros. Noutros contextos, podemos ver termos como desagregar ou desunir a serem considerados antónimos.
Leia também
- 40 provérbios e ditados populares mais famosos do Brasil
- Língua Portuguesa: as 20 palavras mais estranhas
- As 100 palavras mais estranhas da língua portuguesa e o seu significado
Entrementes
Termo que vem de entre+português antigo dementes, «entretanto». Entrementes é advérbio que significa entretanto. Entrementes significa ainda neste meio tempo. Entrementes é nome masculino que significa tempo intermédio.
Entrementes pode (em determinados contextos) ter como sinónimo o seguinte termo: entretanto.
Bonifrate
Termo que vem do latim bonu- fratre-, «bom irmão». Este nome masculino significa boneco articulado; marioneta; fantoche; títere. Em sentido figurado, com conotação pejorativa bonifrate significa pessoa subserviente e sem vontade própria. Ainda em sentido figurado, significa pessoa que se veste ou comporta de modo ridículo, sendo também com conotação pejorativa.
Bonifrate pode (em determinados contextos) ter como sinónimos os seguintes termos:
engarilho, fantoche, boneco, caganifrates, marioneta, títere, entre outros.
Deboche
Termo que vem do francês débauche, com o mesmo significado. Este nome masculino significa libertinagem; devassidão. Deboche significa ainda estroinice. No Brasil, o termo deboche significa ainda troça; zombaria.
Deboche pode (em determinados contextos) ter como sinónimos os seguintes termos: devassidão, dissolução, divertimento, brincadeira, canalhice, corrupção, galhofa, libertinagem, troça, zombaria, entre outros. Noutros contextos, podemos ver termos como consideração, estimação, honra, respeito, virtude a serem considerados antónimos.
Alacoado
Termo que vem de a-+lacão+-ado. Este termo é adjetivo que significa que tem cor de lacão (presunto). Em sentido figurado, significa rubicundo.
Dispepsia
Termo que vem do grego dyspepsía, «digestão difícil», pelo latim dyspepsĭa-, com o mesmo significado, pelo francês dispepsie, com o mesmo significado.
Este nome feminino, próprio da área da medicina, significa dificuldade em digerir, com dor e sintomas de desconforto; indigestão.
Dispesia pode (em determinados contextos) ter como sinónimos os seguintes termos: apepsia, indigestão.
Sutura
Termo que vem do latim sutūra-, «sutura; costura». Este nome feminino significa costura que se faz para unir as partes de um objeto.
Na anatomia, sutura significa articulação dentada dos ossos do crânio e de alguns da face. Ainda na anatomia, sutura significa ainda sinartrose, articulação imóvel. Na botânica, o termo sutura significa linha de união dos carpelos entre si.
Ainda na botânica sutura significa linha de separação das valvas nos frutos. Na área da cirurgia, o termo sutura, é referente a operação que consiste em juntar os lábios de uma ferida por meio de uma costura.
Adejar
Termo que vem do latim anatidiāre.
Adejar é verbo intransitivo que significa bater as asas para se manter no ar; esvoaçar; voejar.
Plissado
Particípio passado de plissar. Plissado é adjetivo que significa que tem pregas bem dobradas e muito juntas. Plissado é nome masculino dado a série de pregas muito próximas, feitas numa peça de vestuário ou num tecido.
Benevolência
Termo que vem do latim benevolentĭa-, com o mesmo significado. Este nome feminino significa qualidade de quem é favorável a alguém ou a algo. Benevolência significa também vontade de fazer bem; bondade. Benevolência significa ainda manifestação de carinho ou afeto; benquerença.
Benevolência pode (em determinados contextos) ter como sinónimos os seguintes termos: benquerença, bondade, caridade, carinho, clemência, compaixão, complacência, afeição, amizade, amor, bem-querer, estima, generosidade, humanidade, indulgência, entre outros.
Noutros contextos, podemos ver termos como desprezo, desumanidade, malevolência, malquerença a serem considerados antónimos.
NCultura
Se gostou deste artigo, reaja e faça um comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…