Início Cultura Língua Portuguesa: palavras difíceis que muitos desconhecem

Língua Portuguesa: palavras difíceis que muitos desconhecem

São palavras incomuns e belas, que são complexas de escrever ou de pronunciar e que contêm vários significados: 7 palavras difíceis que muitos desconhecem.

palavras difíceis
Língua Portuguesa: palavras difíceis que muitos desconhecem

São palavras incomuns e belas, que são complexas de escrever ou de pronunciar e que contêm vários significados: 7 palavras difíceis que muitos desconhecem.

Existem termos que podemos usar que são subjetivos. Um deles é adjetivar algo de difícil. Em determinados casos, algo pode ser difícil para uns e fácil para outros. Por isso, o que são palavras difíceis? Seguramente, que a apreciação pode variar de pessoa para pessoa, pois alguém com muitos conhecimentos da língua portuguesa poderia escolher outras palavras.

Existem palavras que são complicadas e que têm um comprimento bem maior (nomeadamente termos ligados da saúde), mas optamos por escolher palavras que facilmente poderíamos encontrar no nosso quotidiano, na leitura de um jornal ou de um livro.

No entanto, há palavras que podem ser consideradas transversalmente difíceis, sendo pouco usadas, complexas de escrever ou de pronunciar. Estas palavras também podem apresentar diferentes significados, apesar de várias vezes conhecermos apenas um ou dois.

Língua Portuguesa: palavras difíceis que muitos desconhecem

De forma a que possa expandir o seu léxico reunimos algumas palavras difíceis. Assim, poderá ficar a conhecer algumas curiosidades acerca da língua portuguesa.

Alimente a sua curiosidade e espreite a lista de palavras difíceis que preparámos para si. Saiba mais sobre estas palavras e surpreenda os amigos com palavras difíceis que muitos desconhecem.

Leia também:

Beneplácito

Termo que vem do latim beneplacitum, -i. Este substantivo masculino é uma expressão que significa autorização ou consentimento.

Beneplácito é um conceito sinónimo de anuência, aprazimento; significa ainda aprovação ou aquiescência (outra palavra desconhecida, difícil e interessante, mas pouco usada…).

Exemplo do uso da palavra difícil: “Ele tomou aquela decisão com o beneplácito da esposa.”

Cunctatório

Este termo vem do latim *cunctatorĭu-, de cunctatōre-, «contemporizador». Trata-se de um adjetivo que qualifica algo vagaroso; é algo que envolve delonga ou adiamento. Algo cunctatório é algo lento, vagaroso.

Outro significado deste termo é contemporizador.

Exemplo do uso da palavra difícil: “Por norma, no nosso país, um processo na justiça é cunctatório.”

Desasnado

Este é o particípio passado do verbo desasnar que quase funciona como uma espécie de trava línguas.

Enquanto verbo transitivo significa tirar a ignorância a; desemburrar; ensinar. Pode ainda significar corrigir erro de. Como verbo transitivo, pode assim significar dar instrução ou educação, podendo assim significar o mesmo que educar, ensinar, instruir.

Este termo pode ainda referir-se ao ato de desenganar ou de desiludir; corrigir erro de. Enquanto verbo intransitivo e pronominal, desasnado significa adquirir instrução ou conhecimentos sobre algo. Indica a aquisição de conhecimento; significa aprender, instruir-se.

Exemplo do uso da palavra difícil: “Só após uma prolongada explicação, ele ficou desasnado.”

Filáucia

Este termo com origem no grego philautía é um substantivo feminino que significa amor-próprio, presunção, arrogante, bazófia. Este termo revela que alguém tem orgulho exagerado em si mesmo; é uma caraterística de quem se gaba.

Exemplo do uso da palavra difícil: “A filáucia daquela pessoa é infinita!…”.

Odiento

Muitos desconhecem, mas há um adjetivo para qualificar alguém cheio de ódio ou rancor.

Odiento é o que conserva ou revela ódio; que é rancoroso.

Exemplo do uso da palavra difícil: “Ele revelou ser odiento. Mereceu o seu destino.”

Putrefacto

Este termo vem do latim putrefactu-, com o mesmo significado, particípio passado de putrefacĕre, «apodrecer; putrefazer». Este termo remete para o que está em estado de putrefação, para o que se apresenta em decomposição. Este adjetivo significa que está podre; pútrido; putrefeito. Em sentido figurado, significa corrompido.

Exemplo do uso da palavra difícil: “É devastador encontrar putrefacto algo que tanto se estima…”

Quimera

Oriunda do grego Khímaira, -as, quimera é termo referente a um ser mitológico (khímaira, -as, cabra jovem). Este substantivo feminino difícil tem vários significados. É o ser mitológico representado frequentemente por um corpo híbrido entre leão, cabra e serpente ou dragão.

Quimera, muitas vezes, indica algo que é imaginado. Este termo pode remeter para ilusão; para fantasia; quimera pode ainda querer dizer utopia.

Sabia que este termo pode ser também usado para falar de um conjunto heterogéneo que é resultado da combinação de diferentes elementos? Isto, além de ser o nome de um peixe condropterígio. Sabia?

Exemplo do uso da palavra difícil: “Ele defendia que a liberdade é uma quimera. Ela concordou.”

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.