Início Cultura Dúvidas de português: O que é a família de palavras?

Dúvidas de português: O que é a família de palavras?

Convém estar devidamente informado para ficar devidamente esclarecido com alguns conceitos. Esclareça dúvidas de português: o que é a família de palavras?

família de palavras
Dúvidas de português: O que é a família de palavras?

A língua portuguesa é muito rica, convém estar devidamente informado para ficar devidamente esclarecido com alguns conceitos. Esclareça dúvidas da língua portuguesa: o que é a família de palavras?

A família de palavras é algo que faz parte do ensino. Desde de cedo somos confrontados com exercícios onde devemos encontrar quais as palavras que integram determinada família de palavras. No entanto, existem conceitos distintos que podem contribuir para alguma confusão, nomeadamente o campo lexical e o campo semântico.

Convém ter todas as definições para esclarecer todas as questões que possam causar dúvidas. Esclareça dúvidas de português: O que é a família de palavras?


Leia também: Dúvidas de português: o que são acrónimos?


Família de palavras

A família de palavras (que em inglês de designa word family e em francês famille de mots) é um conjunto de palavras que se forma a partir de uma palavra primitiva. As palavras derivadas são como são chamadas as palavras que são formadas a partir da palavra primitiva. Este conjunto de palavras têm algo em comum pois partilham o mesmo radical.

Ao conjunto de todas as palavras formadas a partir de uma mesma palavra primitiva ou radical chamamos família de palavras, ou seja, com inclusão de todas as palavras derivadas.

Tem como conceito sinónimo família léxica. Uma diversidade de palavras partilha a mesma origem (sendo esta a palavra primitiva). “Casa” é um exemplo de uma palavra primitiva que está na origem de outras palavras, tais como casinha, casota, casario, casarão, casebre, casita.

Exemplos:

Exemplos colocados da seguinte forma:

Palavra primitiva (palavras secundárias)

Chuva (chuveiro, chuvada, chuvinha, chuviscar, chuvita).

Flor (floral, florescer, florido, florir, florista).

Barco (barquinho, barcarola, barqueiro, desembarque, embarque.

Casa, casal, casar, casario, caseiro.

Pedra (pedrada, pedreiro, pedregulho, pedrinha, pedreira).

Água (aguadeiro, aguaceiro, aguaça, aguaçal, aguado).

Campo lexical

Campo lexical e família de palavras não são sinónimos. Se família de palavras é um conjunto de palavras que se forma a partir de uma palavra primitiva o campo lexical de palavras é um conjunto de palavras que dizem respeito a uma mesma área ou campo lexical.

Um conjunto de palavras associadas, sendo estas unidas a um determinado domínio conceptual tendo por base o seu significado. Por exemplo, a partir do significado de “casa” integram o mesmo campo lexical as palavras quartos, cozinha, portas, janelas, sala, garagem, telhado, varanda, casa de banho.

Exemplos:

Escola (sala de aula, sala de computadores, professor, aluno, recreio, funcionário, biblioteca)

Casa (quartos, cozinha, portas, janelas, sala, garagem, telhado, varanda, casa de banho).

Futebol (bola, baliza, árbitro, jogador, equipa e estádio).

Campo semântico

O campo semântico de uma certa palavra é o conjunto de todos os significados que esta palavra pode assumir de acordo com um determinado contexto. O campo semântico consiste no conjunto de palavras que partilham entre si o mesmo valor semântico. Todas estas palavras e expressões com o mesmo campo semântico designam o mesmo conceito de forma diferente.


Leia também: Dúvidas de português: o que é uma onomatopeia?  


Exemplos:

De cansaço: esgotado, canseira, fadiga, derreado, exausto, pregado, lombeira, prostrado.

De partir: sair, fugir, abandonar, ir embora, zarpar, morrer.

De falar: argumentar, dizer, proferir,  discursar, mencionar, expressar, conversar.

Família de palavras v.s. campo lexical

Assim, para compreendermos melhor a diferença entre família de palavras e campo lexical podemos ter em conta o conceito de “mar”. Maré, maresia, marinha, marinheiro, marisco, marina são palavras derivadas que fazem parte da mesma família de palavras sendo mar a palavra primitiva que está na origem de todas as outras.

Estas palavras para além de integrar a mesma família de palavras de mar também integram o mesmo campo lexical. No entanto, se tivermos em conta apenas o campo lexical de mar, podemos falar de outras palavras, tais como: costa, litoral, corrente (marítima), conchas, praia, ondas, barco, etc.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.