São 16 monumentos cheios de cultura e história e 3 deles são portugueses. Conheça os monumentos mais incríveis da Europa que tem de visitar. Há monumentos com diferentes características. Muitos são verdadeiramente memoráveis. Podem ser estranhos, belos, surpreendentes, mas quando se está perante um desses monumentos, sente-se na pele os efeitos de algo incrível.
Por isso, sabendo como as pessoas valorizam esses monumentos e esse efeito nas pessoas, o European Best Destinations selecionou os monumentos europeus mais incríveis. Entre eles, estão a igreja Hallgrimur, o Palácio Bubbles, entre outros. Quer conhecê-los a todos?
Os monumentos mais incríveis da Europa (3 em Portugal)
16 – O Pineapple Dunmore (Airth – Escócia)
O Pineapple Dunmore encontra-se em Dunmore Park, perto de Airth em Stirlingshire, Escócia. É considerado o edifício mais bizarro da Escócia. A forma de ananás ou de abacaxi (peça de fruta que era uma uma iguaria rara na Europa) estava associada ao poder e riqueza.
O abacaxi ou o ananás foram usados como símbolo em diferentes partes do edifício.
15 – Casa de Pedra (Fafe – Portugal)
A famosa Casa de Pedra de Fafe apresenta uma aparência bastante incomum, tendo sido construída entre duas enormes pedras. O look pré-histórico desta residência é encantador. Parece inspirada numa casa dos Flintstones, popular desenho animado americano.
Contudo, os componentes tradicionais revelam que a sua construção não é muito antiga. Tem janelas, uma porta da frente e até mesmo um telhado de telha. Esta casa adquiriu uma popularidade incomum nas redes sociais, atraindo milhares de turistas todos os anos.
14 – As Casas Cubo (Rotterdam – Holanda)
O holandês Piet Blom é o arquiteto responsável pelo projeto das encantadoras casas cubo (ou casa da árvore). Nesta árvore (abstrata), estava a ideia de criar uma espécie de vila dentro de uma cidade, um espaço que funcionasse como um oásis seguro onde poderiam acontecer várias coisas ao serviço da comunidade local, conjugando pequenos negócios, lojas, uma escola e um parque infantil.
O complexo proporciona ainda uma ponte pedonal que permite atravessar uma artéria de trânsito.
13 – A estação Guillemins (Liege – Bélgica)
Foi no dia 18 de setembro de 2009 que foi inaugurada oficialmente a nova estação do arquiteto Santiago Calatrava. A estação Guillemins até teve direito a um espetáculo de Franco Dragone.
A estação Guillemins é feita de aço, vidro e cimento branco. Tem 9 pistas e 5 plataformas (três de 450 m e duas de 350 m). As pistas foram modernizadas para permitir a chegada e a saída em alta velocidade. O arco monumental de 160 metros de comprimento e 32 metros de altura é um dos grandes atrativos da estação.
12 – Waldspirale (Darmstadt – Alemanha)
Em Darmstadt, Alemanha, encontra-se o famoso Waldspirale. Este complexo de edifícios residenciais começou a ser construído na década de 1990. O nome Waldspirale reflete a planta geral do edifício.
O responsável por este projeto original é Friedensreich Hundertwasser, artista austríaco. O projeto foi implementado pelo arquiteto Heinz M. Springmann e pela empresa Bauverein Darmstadt. O edifício foi concluído em 2000.
11 – O Guggenheim (Bilbao – Espanha)
O Museu Guggenheim de Bilbao foi aclamado como a estrutura mais importante do seu tempo. O responsável pelo projeto foi Frank Gehry. O museu conta com mais de uma década de existência e tem uma história de sucesso extraordinário. Um espaço temporal que permitiu ao Museu receber mais de dez milhões de visitantes.
O Museu Guggenheim de Bilbao apresentou mais cem exposições, tendo contribuído para alterar a forma como as pessoas encaram os museus.
10 – Bubbles Palace (Nice, França)
Este espaço visou materializar um regresso às raízes, como era intenção do arquiteto do Palácio: recuperar habitats ancestrais. Este palácio, repleto de arte, beleza, harmonia, representa o libertar da imaginação.
O nome do edifício deve-se às suas formas esféricas, que estão presentes em tudo, do chão ao teto, fora e dentro do edifício. Após a morte de Pierre Bernard, o palácio foi adquirido pelo famoso designer Pierre Cardin.
9 – Royal Pavilion (Brighton – Reino Unido)
O Royal Pavilion foi construído para o Príncipe Regente, que posteriormente se tornou Rei George IV. A construção foi feita por etapas, entre 1787 e 1823.
O Royal Pavilion tem uma aparência exótica, oriental. Este extraordinário e extravagante espaço tornou-se num marco distinto para a vibrante Brighton & Hove. No Royal Pavilion, pode ainda encontrar algumas das melhores coleções do estilo chinoiserie da Grã-Bretanha.
8 – Inntel Hotel Zaandam (Amsterdão, Países Baixos)
Inntel Hotels Amsterdam Zaandam é um hotel de 4 estrelas que se revela visualmente surpreendente e deslumbrante. A sua impressionante fachada faz parte dos seus encantos, com uma estrutura que empilha de forma animada vários exemplos de casas tradicionais da região de Zaan.
7 – Torre de Pisa (Pisa – Itália)
A Torre Inclinada de Pisa é mundialmente reconhecida, sendo famosa pela sua impressionante inclinação. Ela é o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa e recebe anualmente inúmeros visitantes. A sua inclinação involuntária torna esta torre sineira independente um fenómeno de popularidade. A inclinação surgiu logo durante a construção, surgindo por uma inadequada fundação feita num terreno muito mole que impossibilita o suportar adquado do peso da estrutura.
6 – Palácio Ideal Facteur Cheval (Hauterives – França)
A aparência singular proporciona uma experiência arrebatadora. Além da beleza singular do edifício, ele tem uma história extremamente interessante.
Joseph Ferdinand Cheval (1836-1924) era um mero carteiro francês, sem qualquer formação ou experiência em arquitetura, mas foi o responsável por este monumento. Um dia, em 1879, Cheval tropeçou numa pedra calcária, guardou a pedra e criou o hábito de colecionar outras pedras, enquanto entregava a correspondência.
A coleção guardada deu lugar a um sonho e tornou-se a sua missão de vida… Cheval concluiu o seu Palácio em 1912, quando tinha 77 anos.
5 – Palácio da Pena (Sintra – Portugal)
O Palácio Nacional da Pena encontra-se em São Pedro de Penaferrim, concelho de Sintra.
Este deslumbrante palácio romântico, que se ergue no topo de uma colina acima da vila de Sintra, constitui uma das maiores expressões do Romantismo do século XIX que se pode encontrar em todo o mundo.
A UNESCO considerou-o Património Mundial e Portugal reconheceu-o como uma das suas Sete Maravilhas.
4 – La Sagrada Familia (Barcelona, Espanha)
Bem no centro de Barcelona encontra-se o edifício que se tornou num dos sinais mais universais de identidade da cidade de Barcelona e do país. A igreja expiatória da Sagrada Família é uma obra famosa em todo o mundo.
Esta obra, tida como a mais emblemática da cidade de Barcelona, foi iniciada a 19 de março de 1882, tendo começado a partir de um projeto de Francisco de Paula del Villar (1828-1901), arquiteto diocesano.
No entanto, Gaudí foi contratado no final de 1883, para continuar os trabalhos desta obra de grande envergadura. Tarefa a que se dedicou até ao momento da sua morte, que ocorreu em 1926. Desde esse acontecimento, foram vários os arquitetos a dar continuidade à obra, dando sequência à ideia original.
La Sagrada Familia é, anualmente, visitada por milhões de pessoas, sendo inúmeros os interessados no seu conteúdo arquitetónico e religioso.
3 – O Cristo Rei (Lisboa, Portugal)
A ideia de fazer a construção do Monumento a Cristo Rei ocorreu em 1934, depois do falecimento do Cardeal Patriarca de Lisboa. Sua Eminência Manuel Gonçalves Cerejeira estava em visita ao Brasil, quando em viagem pelo Rio de Janeiro ficou deslumbrado com a estátua do Cristo Redentor no Corcovado. Logo nesse momento, nasceu o desejo de construir algo idêntico em Lisboa.
A ideia da construção do Monumento ao Cristo Rei foi dada a conhecer ao Apostolado da Oração em 1936. A ideia foi acolhida com entusiasmo.
2 – A Igreja de Hallgrimur (Reykjavik – Islândia)
Guðjón Samúelsson foi o responsável pelo projeto da igreja do arquiteto estadual, que foi encomendado em 1937. É defendido que o arquiteto projetou a igreja para se parecer com os fluxos de lava de basalto da paisagem da Islândia.
Esta igreja demorou 38 anos para ser construída. Começou em 1945 e os trabalhos de construção foram concluídos apenas em 1986. A torre histórica foi concluída muito antes da conclusão real da igreja.
1 – O Atomium (Bruxelas, Bélgica)
Atomium é uma história de amor. Esta estrutura extraordinária é fruto do amor dos belgas e simboliza um estado de espírito que conjuga de forma inteligente o domínio técnico com a ousadia estética.
Atomium tem uma aparência incomum e inesquecível, revelando uma qualidade rara de levantar o ânimo de todos os que a contemplam, para lá de fazer despertar a imaginação.
O texto deste artigo é baseado nas informações presentes no artigo “MONUMENTOS INCRÍVEIS”. O mesmo pode ser visitado, aqui.
Leia também:
- Monumentos de Portugal: 15 que nos enchem de orgulho
- Os monumentos mais visitados de Portugal
- Emblemáticos monumentos de Portugal
NCultura
Está a pensar em ir algum destes países? Agora que sabe onde se situam os monumentos mais incríveis da Europa, não se esqueça de visitar estes monumentos para obter uma experiência incrível e memorável. Se já visitou algum destes monumentos, conte-nos a sua experiência nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Monumentos no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…