Existem destinos que possuem atrativos incomuns que os tornam perfeitos para uma escapadinha, como os fantásticos palheiros da Costa Nova.
Portugal tem recantos verdadeiramente mágicos. Lugares singulares que nos fazem viver experiências únicas e memoráveis. Há aldeias e vilas que apresentam um património histórico que nos contam parte da história do nosso país.
Há povoamentos fascinantes com caraterísticas singulares e que estão inseridos num local onde a Natureza se apresenta de forma particularmente encantadora. Existem destinos que possuem atrativos incomuns que os tornam perfeitos para uma escapadinha, como a Costa Nova, que conjuga beleza e encantos sem fim.
Os encantos dos palheiros da Costa Nova
Localização
Costa Nova do Prado é conhecida por muitos como Costa Nova, simplesmente. Esta localidade encontra-se presente em Ílhavo, em Aveiro. Este recanto tem muitos encantos.
A Costa Nova é um destino muito procurado, porque é animado, está cheio de restaurantes com boa comida e tem vários cafés, onde se pode descansar entre passeios para conhecer Costa Nova.
Passear pelas lindas ruas da vila é das melhores experiências que se podem viver por aqui. Quer conhecer melhor este destino perfeito para uma escapadinha?
O nome
Foi no início do século XIX que a Costa Nova surgiu e serviu para distinguir esta povoação piscatória nova da povoação piscatória antiga, que se encontrava na zona da praia de São Jacinto, que era utilizada pelos pescadores. Por existir num local muito verdejante, foi acrescentado ao nome Costa Nova a palavra “Prado”.
A origem
As raízes da Costa Nova remontam a uma povoação piscatória, do princípio do século XIX. A Costa Nova encontra-se junto à ria. No entanto, não lhe faltam áreas verdes. A Natureza apresenta-se no seu máximo esplendor nas imediações da Costa Nova.
As casas
A Costa Nova é conhecida pelas suas casas de riscas coloridas. As casas da Costa Nova foram construídas com tábuas colocadas na horizontal. Estas casas são coloridas, por isso destacam-se na paisagem da Costa Nova. A cor das casas sobressai e cria um dos cenários mais emblemáticos da região.
Função nova
Inicialmente, estas casas tinham a função de palheiros. Os pescadores guardavam nos seus palheiros os materiais de pesca e as alfaias, podendo assim ir para o mar com maior sensação de segurança com os seus bens.
As casas de Costa Nova que se destacam pela sua incrível beleza também chegaram a servir como armazéns de salga da sardinha. No entanto, atualmente, estas casas servem como locais de alojamento.
As habitações que brilham pela estética arrojada, com as cores ousadas que se destacam na paisagem e lhes permitem um protagonismo inusitado, são o local perfeito para passar a noite.
O que ver e atividades a fazer
Há mais para ver e fazer na Costa Nova. Trata-se de um destino que ficará na memória de quem o visitar.
Passadiço
Existe um passadiço na Costa Nova e que se estende ao longo da ria de Aveiro. Neste passadiço que também funciona como ciclovia, pode andar de bicicleta, correr ou simplesmente caminhar.
Ao longo do trajeto, pode admirar a Ponte da Barra, a Praia da Barra e a Praia da Vagueira. Passear no Passadiço com a cara-metade, de mão dada, ou conversar com um amigo/a sobre a vida revela-se uma experiência bastante agradável.
Praias
Os areais das praias da Vagueira, Mira e Barra encontram-se junto à Costa Nova. Não perca a oportunidade para estender a toalha e apanhar alguns banhos de sol.
Nestas praias, pode sentir a tentação de dar alguns mergulhos ou, então, fazer o mesmo que muitas pessas fazem, caminhar pelo areal. Há ainda quem aproveite o momento para a prática de desportos aquáticos, como o surf, a canoagem ou o kitesurf.
Arte xávega
Nas praias da Costa Nova é possível admirar a arte xávega (pesca artesanal). É algo único ter a experiência de poder assistir no areal de uma praia a algo tão singular.
Na Praia da Vagueira, é possível assistir a esta arte da pesca costeira artesanal. A chamada Arte Xávega surgiu no século XIX. Trata-se de um procedimento incomum em que os pescadores lançam as redes ao mar. Fazem-no a partir do barco, cercando assim os cardumes.
O momento que se segue é irresistível. Eles alam a rede para a costa com a ajuda de juntas de bois (presentes na praia). Posteriormente, tanto homens, como mulheres, colaboram no momento seguinte, na azáfama de estender a rede pelo areal.
Eles apressam-se para arrancar todo o peixe (que insistem em querer voltar para o mar) das redes. O poeta nacional Raúl Brandão chegou a escrever sobre esta matéria: “Que belo e estranho país é este em que os bois lavram o mar.”
Farol
Na praia da Barra, pode encontrar uma atração bastante popular, o farol mais alto de todo o país. O Farol da Barra não deixa ninguém indiferente. Este farol tem uma altura de 62 metros, uma altura que faz do Farol da Barra o segundo maior de toda a Península Ibérica!
Na lista dos maiores faróis do mundo, o Farol da Barra encontra-se incluído nos 26 maiores do mundo.
O Farol da Barra foi construído no século XIX, entre os anos de 1885 e 1893. Neste farol, existe uma longa escadaria que é composta por 288 degraus. A escadaria foi criada em forma de caracol e apresenta os degraus em pedra.
Por isso, a missão de subir até à sua varanda cimeira pode revelar-se uma aventura desgastante. No entanto, a recompensa é imediata. O Farol da Barra tem uma vista magnífica e deslumbrante… Visite o Farol e aproveite o momento para tirar algumas fotografias.
Passeios de barco
Naturalmente, muitos aproveitam a estadia para fazerem um passeio de barco. Um percurso que proporciona uma experiência muito agradável e relaxante, uma vez que é possível admirar as paisagens encantadoras da região.
Desta forma, uma pessoa pode ficar a conhecer melhor a Ria de Aveiro e os seus canais, uma das riquezas locais. Os passeios podem ser bastante diferentes, consoante as escolhas que se façam, uma vez que podem ser movidos a remos ou a pagaias. Tanto podem recorrer à força do vento ou ao motor.
Independentemente da opção, as paisagens absolutamente espetaculares estão garantidas. Por isso, será sempre uma experiência que valerá a pena! Bom passeio!
Mercado do peixe
Na hora da refeição, pode querer confecionar o seu próprio almoço ou jantar. Por isso, para preparar a refeição convém ter ingredientes da máxima qualidade. O mercado do peixe local tem tudo o que precisa. Neste espaço, pode comprar o peixe e o marisco mais fresco da região, vindo da Ria ou do Mar.
Informação útil:
GPS: 40° 36′ 39.97″ N, 8° 44′ 58.80″ W.
Morada: Rua de José Estêvão, Praia da Costa Nova.
Horário:
- No verão (de 1 de junho a 30 de setembro), está aberto das 08h00 às 20h00;
- No inverno (1 de outubro a 21 de maio), está aberto das 08h00 às 13h30 de terça a sexta-feira).
- Ao sábado, domingo e feriados, está aberto das 08h00 às 18h00.
Nota: O espaço encerra à segunda-feira.
Tripa doce
Segundo alguns especialistas na matéria, terá sido por aqui que nasceu a tradição da Tripa. A tripa doce é uma iguaria local típica a que ninguém consegue resistir. Esta iguaria é confecionada com bolacha americana e pode ser enriquecida com o sabor de vários recheios. Estes são sempre doces e deliciosos.
A tripa doce encontra-se à venda em inúmeros espaços pela Costa Nova. Se passear pela marginal, terá uma experiência agradável e ainda poderá encontrar diversos espaços a vender esta doçaria com diversos recheios. Assim, pode contemplar a paisagem, enquanto desfruta do sabor desta tentação.
Museu Marítimo de Ílhavo
Não termine as suas férias sem visitar o Museu Marítimo de Ílhavo. Este é outro local que merece uma visita.
A missão do Museu Marítimo de Ílhavo é preservar a memória do trabalho no mar, além de promover a cultura e a identidade marítima dos portugueses. Neste museu, poderá encontrar, seis exposições permanentes. Estas exposições oferecem ao visitante a possibilidade de reencontrar diversos vestígios de um passado recente.
Neste museu, pode ficar a conhecer mais sobre o mar. Neste espaço, pode ficar a saber mais sobre as embarcações e sobre a história da região. Este museu marítimo é bastante singular e proporciona uma experiência imperdível.
Informação útil:
Morada: Avenida Dr. Rocha Madahíl, 3830-193 Ílhavo
Contactos: +351 234 329 990 / [email protected]
Golf
Por aqui, também poderá aprender a dar umas tacadas. Pode parecer estranho e inesperado, mas poderá encontrar na Costa Nova a oportunidade perfeita para praticar este desporto. Não acredita? Então, veja alguns locais onde pode fazê-lo!
Campo de Minigolfe
Morada: Rua Diogo Cão, 125, Praia da Barra (Parque de Campismo e Caravanismo da Barra)
Contactos: (+351) 234 369 425
Campo de Minigolfe da Costa Nova
Morada: Avenida José Estêvão, Praia da Costa Nova, Ílhavo
Contactos: (+351) 917 081 841
Golfe ou Minigolfe Campo de Minigolfe
Morada: Parque Illiabum Avenida 25 de Abril, Ílhavo.
Contactos: (+351) 234 325 911
Leia também:
- Descubra 10 das aldeias mais bonitas de Portugal
- As aldeias e vilas mais bonitas do Alentejo
- 10 belíssimas aldeias para visitar perto de Lisboa
Quer saber onde pode comer em Costa Nova?
Com o peixe e o marisco como os petiscos típicos principais, existem alguns restaurantes que deve mesmo visitar, durante a sua estadia na Costa Nova.
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Clube de Vela da Costa Nova
Endereço: Av. José Estevão, 3830-453 Praia da costa nova
Telefone: 234 360 250
Restaurante Marisqueira Costa Nova
Endereço: Av. José Estevão 75, 3830-453 Costa Nova – Gafanha da Encarnação – Ílhavo
Telefone: 234 369 816.
Restaurante Canastra do Fidalgo
Endereço: Avenida José Estevão 240, Costa Nova.
Telefone: +351 234 394 859.
Quer saber onde pode dormir em Costa Nova?
Há várias opções de alojamento na Costa Nova, prontas para o receber com todo o conforto e comodidades. Tome nota e faça já a sua reserva. Eis algumas sugestões de qualidade:
Costa Nova Hotel
Endereço: R. do Arrais Ança 16, 3830-455 Gafanha da Encarnação
Telefone: 234 390 170
Varandas da Ria
Endereço: Av. José Estevão 222, 3830-453 Gafanha da Encarnação
Telefone: 234 390 170