Início Saúde Óleo de coco: saiba como consumir e conheça os benefícios

Óleo de coco: saiba como consumir e conheça os benefícios

Uma gordura saudável que origina diversos benefícios. Descubra o óleo de coco, saiba como consumir e conheça os seus benefícios.

Óleo de coco
Óleo de coco: saiba como consumir e conheça os benefícios

O óleo de coco é uma gordura saudável que está na origem de diversos benefícios para a saúde. Sabia que este produto pode, por exemplo, ajudar na perda de peso? O óleo de coco é, por isso, uma gordura que goza, neste momento, de grande popularidade, havendo diversos nutricionistas a defender que o óleo de coco está associado a vários benefícios para a saúde. É, assim, tido pelos especialistas como um superalimento, mas o seu uso não se esgota na ajuda à perda de peso, há outros benefícios que estão associadas a esta gordura saudável.

Ora, este óleo tanto pode ser extraído do coco fresco, como do coco seco. O óleo de coco refinado ou extravirgem é aquele que permite originar mais benefícios para a saúde, pois não sofre processos de refinamento, nem é submetido a altas temperaturas, logo não há a perda nutrientes decorrente desses processos. Saiba mais em óleo de coco: conheça benefícios e como consumir.


Leia também: Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios


Óleo de coco: saiba como consumir e conheça os benefícios

Óleo de coco
Óleo de coco: saiba como consumir e conheça os benefícios

Gastronomia

O óleo de coco confere à comida um sabor especial e que é frequentemente usado no sentido de seguir dietas de emagrecimento. O óleo de coco pode mostrar-se valioso para cozinhar, nomeadamente no refogado. Este óleo pode ser usado para grelhar carnes, por exemplo.

Para os mais gulosos, pode também ser usado na confeção de bolos e tortas. Assim, em vez de usar produtos como o óleo de girassol, a manteiga ou o azeite para fazer os seus cozinhados e o seu refogado, pode optar pelo óleo de coco, usando-o nas mesmas quantidades que os produtos preteridos.

Se coloca uma colher de azeite, substitua-a por uma colher de óleo de coco (o óleo de coco extra virgem é mais saudável e vantajoso). Nota: Se pretende fazer frituras, não use o óleo de coco extravirgem, porque queima a temperaturas mais baixas.

Óleo de coco
Óleo de coco: saiba como consumir e conheça os benefícios

Estética

O óleo de coco natural pode revelar-se precioso em diferentes contextos, nomeadamente em tratamentos estéticos. Este produto pode ser usado como hidratante para o rosto ou cabelo. Assim, este produto pode tornar mais hidratados os cabelos e a pele.

Este óleo ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, devido às suas propriedades nutritivas e à concentração de antioxidantes presente na sua composição. Pode recorrer a algodão para aplicar diretamente no rosto, colocando uma maior quantidade na região dos olhos. Depois, deixe que atue ao longo da noite, até ao momento da lavagem matinal.

Pode ainda ser usado como protetor labial, pode prevenir o aparecimento das estrias, conferindo mais elasticidade à pele. As mulheres que procuram um bom removedor de maquilhagem poderão ver neste óleo um amigo, pois retira inclusive a máscara à prova de água.


Leia também: Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia


As máscaras caseiras podem revelar-se produtos ideais para hidratar e nutrir os cabelos secos. Tanto a máscara da simples mistura de óleo de coco com azeite, como outras mais complexas como a máscara de aloé vera e mel com óleo de coco ou a de banana e abacate com óleo de coco, são preciosos produtos que permitem dar outra vida a cabelos quebradiços e sem vida. Depois de aplicadas no cabelo (secar com toalha depois de lavar), deixe que atue por 25 minutos. Para remover bem todos os resíduos, depois lave novamente com champô.

Óleo de coco
Óleo de coco: saiba como consumir e conheça os benefícios

Saúde

São vários os benefícios do óleo de coco e daremos a conhecer parte das principais vantagens desta gordura saudável. O óleo de coco fortalece o sistema imunológico por via da presença de ácido láurico. Este produto, como reduz a vontade de comer e implica maior sensação de saciedade, contribui para o emagrecimento.

A perda de peso é algo defendido em vários estudos que vão levando em linha de conta o facto de que este óleo, além de aumentar o gasto energético e a oxidação das gorduras, também melhora os níveis de colesterol e o funcionamento do intestino.

Óleo de coco
Óleo de coco: saiba como consumir e conheça os benefícios

Recomendações

É importante levar em linha de conta que a quantidade recomendada para consumo é uma colher de sopa por dia, no máximo. Juntar mais do que essa quantidade aos seus cozinhados pode impedir os benefícios e tornar-se prejudicial à saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.