Início Saúde 8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso

8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso

Apesar dos benefícios, a aloé vera em excesso também pode ser prejudicial para o organismo. Confira 8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso.

malefícios da Aloé Vera
8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso

Apesar dos benefícios, a aloé vera em excesso também pode ser prejudicial para o organismo. Confira 8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso. A Aloé Vera é uma planta muito utilizada em tratamentos de beleza e saúde. Seja na estética, seja no bem-estar do organismo, esta planta é rica em propriedades medicinais que podem ser muito benéficas para o nosso corpo.

Por isso, a Aloé Vera costuma ser muito recomendada e o seu gel visto como um produto que devemos ter sempre por casa. Porém, como em tudo, há ter moderação no seu uso. É que o consumo excessivo de Aloé Vera pode mesmo ter efeitos secundários e colaterais sobre o normal funcionamento do nosso organismo, comprometendo algumas das suas funções básicas. Não acredita? Então, fique a perceber um pouco melhor!

malefícios da Aloé Vera
8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso

8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso

O gel de Aloé Vera tem efeitos colaterais, como qualquer outra substância que seja consumida em excesso. Ele tem muitas vantagens para os tratamentos de saúde, pele e cabelo. Ele tanto pode ser aplicado topicamente, como consumido na dieta diária.

É um produto muito rico em nutrientes e com várias propriedades benéficas para a saúde. Porém, se usado em excesso pode ter uma série de consequências mais negativas para o seu organismo. Quer saber quais?

Problemas estomacais

As folhas de Aloé Vera possuem látex, substância a que algumas pessoas são alérgicas. Se for o seu caso, o gel desta planta pode causar problemas estomacais, como irritação, cólicas estomacais e baixos níveis de potássio.

malefícios da Aloé Vera
8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso

Alergias na pele

Há quem seja alérgico ao gel de Aloé Vera, o que pode ter como consequência alergias na pele, vermelhidão nos olhos, erupções cutâneas, irritação e sensação de ardor.

Leia também:

Redução dos níveis de açúcar no sangue

Beber sumo de Aloé Vera pode causar uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, como possui efeitos laxativos, pode aumentar as probabilidades de desequilíbrio eletrolítico em pessoas com diabetes.

Logo, se for diabético, deve consultar um médico, antes de consumir o sumo desta planta.

Desidratação

A Aloé Vera tem efeitos laxantes, o que é bom para quem sofre de obstipação. Contudo, se for consumida em grandes quantidades, a Aloé Vera também pode causar desidratação.

malefícios da Aloé Vera
8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso

Estimulador das contrações uterinas

As mulheres grávidas e lactantes devem evitar beber sumo de Aloé Vera, pois as suas propriedades podem causar contrações uterinas e complicar o parto.

Batimentos cardíacos irregulares

O sumo de Aloé Vera diminui os níveis de potássio no organismo, o que pode provocar batimentos cardíacos irregulares, fraqueza e fadiga. Especialmente as pessoas idosas e doentes não devem consumir este produto.

Complicações no fígado

Os compostos bioativos da Aloé Vera podem interferir no processo natural de desintoxicação do fígado, provocando complicações de saúde.

malefícios da Aloé Vera
8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso

Desconforto estomacal

O látex do sumo de Aloé Vera pode causar cólicas excessivas e dores de barriga. Por isso, não deve ingerir este sumo, se tiver problemas estomacais.

Não queremos desmotivar, nem desincentivar o consumo da Aloé Vera, cujos benefícios e vantagens para a saúde são mais que muitos. Porém, é muito importante ter em consideração que um produto benéfico para a saúde, pode tornar-se prejudicial, se começar a ser ingerido em demasia.

Portanto, modere nas quantidades e porções e usufrua ao máximo de tudo aquilo que a Aloé Vera pode fazer pelo seu organismo!

malefícios da Aloé Vera
8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso

Benefícios para a saúde da aloé vera

– É um produto anti-inflamatório

– Gera uma ação digestiva

– Auxilia na digestão, facilitando e melhorando o processo digestivo

– É um laxante natural, aumentando a água presente nos intestinos

– Ajuda no tratamento da gastrite

– Combate a obstipação

– Estimula a formação das células e dos tecidos

– Contém 18 dos 23 aminoácidos necessários para o nosso organismo

– Gera uma ação nutritiva

– Gera uma ação anti-inflamatória

malefícios da Aloé Vera
8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso

– As suas propriedades ajudam no tratamento de inflamações, queimaduras e infeções

– Gera uma ação regeneradora

– Contribui para a eliminação de células antigas

– Contribui para a formação de células novas

– Gera uma ação hidratante

– Restaura tecidos danificados e hidrata a pele

– Ajuda a tratar queimaduras e feridas, fazendo uma eficaz proteção da pele

– Protege a pele dos efeitos da radiação

– Acalma a pele da irritação, causada pelas mordidas de inseto

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

6 COMENTÁRIOS

  1. Já há empresas como a americana FOREVER LIVING PRODUCTS (já presente em mais de 159 países, inclusive Portugal) que conseguiu extrair o gel da babosa sem a aloina (toxina que causa os efeitos negativos aqui citados no artigo). Com isso podemos consumir com segurança o gel da babosa pura e todos seus benefícios, sem medo.

  2. Eu uso muito aloe vera e não indico para ninguém fazer o suco em casa pois ja tive experiências negativas . Há mais de 3 anos uso industrializada de procedência garantida com selos de qualidade e certificação da marca Forever living,inclusive usei durante a gestação e meu filho usa desde bebê. Só benefícios todos esses anos !

  3. Pois faço uso do Aloe Vera Gel da Forever Living, empresa internacional que tem a patente da plantação e distribuição da Aloe para consumir. O Aloe Vera Gel foi o que me livrou de 8 anos de enxaqueca, remédios e mais remédios, idas ao pronto socorro todo mês. Não abro mão mais e tomo todos os dias e nao tenho nenhum problema! Só quem tem os benefícios sabe a maravilha que é!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.