Neste artigo, incidimos na importância da gramática na comunicação profissional e a forma como esta pode afetar de forma positiva ou negativa a imagem pública e a credibilidade profissional. Uma comunicação correta e adequada é uma das competências mais importantes que um profissional pode possuir.
Comunicar de forma eficaz é essencial para construir relacionamentos de trabalho positivos e eficientes, assim como para obter sucesso no mercado de trabalho. A gramática correta é um elemento-chave na comunicação profissional.
A comunicação escrita é muitas vezes a primeira impressão que o profissional dá uma vez que, cada vez mais, a comunicação nas empresas é feita através de email. Uma escrita clara e correta pode ampliar a confiança na habilidade e competência do profissional. A ambiguidade da linguagem pode causar mal-entendidos e equívocos de comunicação, o que pode afetar de forma negativa a relação profissional.
A linguagem inadequada e/ou desadequada pode prejudicar a imagem pública do profissional. A falta de correção gramatical pode levar a uma perceção de incompetência, o que pode prejudicar a credibilidade do profissional. Também uma pronúncia correta é fundamental para a comunicação verbal. Uma pronúncia inadequada pode prejudicar a clareza e a compreensão da mensagem, o que pode afetar negativamente a imagem do profissional.
A escrita profissional é uma habilidade valorizada no mercado de trabalho. A correção gramatical é essencial em documentos profissionais, como currículos e e-mails. Quando enviamos um email para outras empresas, se este estiver escrito de forma clara, concisa, objetiva e correta, acabamos por transmitir uma imagem de organização e eficácia imediata. Já a falta de capacidade escrita pode afetar as hipóteses de conseguir um emprego, por exemplo. Por isso mesmo, mais do que dominar um segundo idioma, é extremamente importante dominar a própria língua. Para obter uma boa posição no mercado de trabalho, é imprescindível ter fluência na leitura, na escrita e na comunicação oral.
A linguagem corporal pode complementar ou contrariar a mensagem verbal. A confiança na comunicação verbal pode ser reforçada ou sabotada pela linguagem corporal. A gramática correta pode aumentar a confiança na comunicação verbal e não-verbal. A linguagem corporal adequada é fundamental para garantir que a mensagem é passada de forma eficiente e clara.
Como tal, aquilo que dizemos tem de estar de acordo com aquilo que transmitimos visualmente. Por exemplo, não fará sentido estarmos a dizer que conseguimos fechar um novo negócio de cara trancada e braços cruzados.
A linguagem padrão será aquela que é tida como a mais aceite e utilizada em determinado contexto de trabalho.
O uso de linguagem padrão pode melhorar a compreensão e a comunicação. O uso de gírias e certas expressões menos adequadas ao local de trabalho pode prejudicar a comunicação com pessoas de diferentes contextos. A utilização da linguagem padrão pode aumentar a credibilidade do profissional e facilitar a relação entre colegas.
Esclareça outras dúvidas de português como:
- Português: diz-se Obrigado ou Obrigada
- Bom português: a, à, á, há ou ah?
- Bom português: escreve-se catorze ou quatorze?
- Bom português: mecher ou mexer?
- Bom português: se não ou senão?
- 13 palavras que mudaram de sentido na língua portuguesa
Use ferramentas de correção gramatical, como o corretor automático ou uma pesquisa rápida que lhe retire a sua dúvida. Peça feedback de colegas ou superiores. Isso não deverá ser visto como sinal de fraqueza, mas antes como uma vontade de querer fazer mais e melhor. Leia material de alta qualidade para aperfeiçoar a compreensão e a capacidade de escrita. Para escrever de forma clara e correta a leitura poderá ser a sua maior aliada. Praticar e melhorar continuamente as habilidades de escrita e comunicação é fundamental para uma comunicação profissional eficaz.
Para concluir, é importante lembrar que a gramática correta é um fator crucial na comunicação profissional eficaz. Através deste artigo, discutimos como a gramática e a ortografia corretas podem afetar a imagem pública e a credibilidade do profissional, bem como as habilidades de escrita e correção gramatical no mercado de trabalho. Utilizando uma comunicação profissional clara e correta, os profissionais podem melhorar a sua imagem pública e credibilidade, ampliar as suas oportunidades de sucesso no mercado de trabalho e comunicar ideias e informações de forma eficiente, prática e útil.
Para isso, é fundamental que os profissionais exercitem e melhorem constantemente as suas capacidades de escrita e comunicação.