Se o seu frango assado fica seco, aprenda como fazer um frango macio e super suculento. Tome nota! O frango é uma carne super versátil, pois permite fazer várias receitas, nomeadamente frango assado. Esta é uma carne saudável e uma das mais consumidas em todo o mundo.
É rápido e fácil de preparar, embora se ficar seco, acabe por perder algum do seu encanto. Por isso, é útil perceber como fazer um frango assado bem suculento, de modo a que seja fácil de mastigar e de reutilizar, caso sobre.
O frango assado fica seco? Aprenda a fazê-lo suculento!
Cozinhar o frango fresco
A carne de frango possui alguma humidade, a qual se perde no processo de congelamento e de descongelamento. Assim, o ideal é cozinhar o frango fresco, ou seja, assá-lo no dia em que o comprou. Deste modo, a carne amolecerá com mais facilidade, absorvendo e retendo muito melhor os seus sucos.
Caso tenha de usar o frango congelado, então deve retirá-lo do congelador cerca de 12 horas antes de o assar e passá-lo para o frigorífico, de modo a que a descongelação seja progressiva e se evite a sua deterioração ou o desenvolvimento de bactérias.
Marinar
Para evitar o frango seco, é importante mariná-lo por algumas horas, antes de o assar. O ideal é que o frango fique na marinada por 2 horas, pois isso vai dar mais sabor à carne, enquanto a torna mais macia.
Para a marinada, pode usar sumo de lima, limão ou laranja ou molhos, como o molho de soja ou o Worcestershire. Além disso, na hora de assar o frango, pode juntar-lhe pedaços de limão ou laranja no interior, assim como ervas aromáticas como o alecrim, os orégãos ou o tomilho.
Leia também:
- 4 receitas de dourada assada no forno, uma refeição que vale ouro!
- 3 receitas de polvo assado no forno que são uma delícia
- 4 receitas de batatas assadas temperadas e suculentas. Uma maravilha!
- 4 receitas de peixe assado no forno. Um petisco divinal!
Corte corretamente o frango
Ao cozinhar vários pedaços de frango ao mesmo tempo, deve garantir que eles têm o mesmo tamanho e espessura, para que também assem uniformemente, sem que uns fiquem secos e outros mal cozinhados.
Selecione também as partes do frango que podem ser assadas em conjunto. O peito e as coxas, por exemplo, têm tempos de cozimento muito diferentes.
Se preferir, também pode desossar o frango, antes de o marinar. Para isso, retire os ossos e garanta que o calor e os temperos são distribuídos uniformemente pela carne.
Temperatura
Assar a carne à temperatura certa faz a diferença entre ter um frango suculento e dourado ou seco e queimado. A temperatura interna da carne não deve ultrapassar os 75ºC, caso contrário pode tornar o frango seco e eliminar os seus caldos e sucos.
Assim, coloque o forno a uma temperatura entre os 170°C e os 180°C, de modo a alourar, sem queimar. Quanto ao tempo, deixe assar durante cerca de 45 minutos para cada quilo de frango. Logo, um frango com 2kgs precisa de 1h30 a 2h de forno para ficar no ponto.
Manteiga
Junte à manteiga vários temperos e barre essa mistura entre a pele e a carne do frango. Com o calor do forno, a manteiga irá derreter e penetrar na carne, dando sabor ao frango e tornando a sua pele mais dourada e crocante.
Este preparado de manteiga pode incluir vários ingredientes, mas aqui fica uma sugestão:
Ingredientes
– ½ chávena de manteiga com sal
– Sal a gosto
– Pimenta
– 2 dentes de alho esmagados
– 1 a 2 colheres de sopa de salsa
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de sumo de limão
– Casca de um limão
Modo de Preparação
– Coloque a manteiga numa tigela e junte os restantes ingredientes.
– Misture bem até obter um preparado homogéneo.
– Depois de colocar o frango na assadeira, com a ajuda dos dedos, separe cuidadosamente a pele da carne, para criar uma espécie de saco.
– Aos poucos, introduza a manteiga e esfregue-a na carne.
– Feche o saco de pele e leve o frango ao forno para assar.
– Diga adeus ao frango assado seco!
NCultura
Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!
Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…
Dica Boa eu faço frango suculento assado adorei a dica Boa hummm