O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro. Uma paisagem belíssima plena de história e encantos naturais.
O Alto Douro Vinhateiro é uma das regiões mais bonitas do nosso país, carregada de história e simbolismo. Além da sua associação imediata ao vinho, nomeadamente ao vinho do Porto, a paisagem que se consegue alcançar neste local deslumbra todos os que por aqui passam e é fácil perceber porquê quando se visita este destino.
O rio, os socalcos, a simbiose entre Homem e Natureza estão nesta zona perfeitamente representados. Por aqui, qualquer fotografia ganha uma dimensão encantadora e parece capaz de figurar nos maiores concursos da especialidade de todo o mundo.
Deixe-se encantar por este região maravilhosa, explore o rio num cruzeiro, admire todo o património natural, visite os vários museus locais e prove, claro, a gastronomia da zona acompanhada pelo melhor vinho local.
O Alto Douro Vinhateiro que é Património Mundial da UNESCO
O Alto Douro Vinhateiro é a designação dada a uma região situada no nordeste de Portugal. Além de uma paisagem maravilhosa, é aí que se produz vinho há mais de 2000 anos, nomeadamente o conhecido vinho do Porto.
As suas zonas montanhosas proporcionam um clima típico, propício à plantação de vinhas. Neste espaço, a beleza natural do vale do rio Douro cruza-se com a magnífica ação humana, nomeadamente relacionada com a atividade agrícola.
A vista deslumbrante testemunha a história deste local, onde muitos homens e mulheres trabalharam arduamente, nomeadamente das vinhas plantadas em socalcos.
O emblemático rio Douro também marca a paisagem e simboliza uma via de comunicação, apesar das suas dificuldades de navegação. Foi através dele que os romanos chegaram a esta região e introduziram técnicas de plantação da vinha e de produção de vinho que passou a ser exportado a partir do século XVII.
Datas importantes
– Em 1756, a Região Demarcada do Douro tornou-se na primeira região vitivinícola do Mundo a ser demarcada e regulamentada. Atualmente a Região Demarcada do Douro estende-se por uns incríveis 250.000 hectares, sendo que a plantação da vinha ocupa cerca de 48.000.
– Em 1932, foi criada a Federação Sindical dos Viticultores da Região do Douro.
– Em meados do século XX, foi criado o Entreposto do Douro em Vila Nova de Gaia para o armazenamento e exportação dos vinhos.
– Em 2001, foi considerado Património Mundial da UNESCO, na categoria de Paisagem Cultural Evolutiva e Viva.