Início Tradições O Segredo do Molho de Francesinha | Aprenda a Fazer

O Segredo do Molho de Francesinha | Aprenda a Fazer

Esta delícia portuense tem um gosto muito particular e pode acreditar: há um segredo para o sucesso. Vamos aprender a fazer o melhor molho de francesinha?

O Segredo do Molho de Francesinha
O Segredo do Molho de Francesinha | Aprenda a Fazer

Para conseguir o melhor molho de francesinha de todos, basta seguir as nossas indicações e deixar surpreendidos todos os seus convidados.

Molho de Francesinha
O Segredo do Molho de Francesinha | Aprenda a Fazer

Toda a gente sabe: grande parte do segredo para preparar uma boa francesinha está nos ingredientes deste caldo tão particular.

A receita portuense parece-lhe difícil? Mas, não é bem assim. Vamos aprender como fazer um molho tipicamente portuense de forma simples e sem mistérios?

Molho de Francesinha
O Segredo do Molho de Francesinha | Aprenda a Fazer

Embora a qualidade do pão e das carnes usadas na preparação de uma verdadeira francesinha à moda do Porto seja essencial para um resultado perfeito, os ingredientes do molho, que cobre toda a sanduíche, são particularmente importantes – afinal, os seus toques estarão presentes em todos os momentos de degustação deste prato tão típico da Invicta.

Siga a nossa receita e consiga o melhor molho de francesinha de sempre. Tenha uma certeza: o seu prato vai render elogios.

Molho de Francesinha

Molho de Francesinha
O Segredo do Molho de Francesinha | Aprenda a Fazer

Ingredientes
– 1 caldo de marisco (veja em baixo como fazer)
– 1 sopa rabo de boi
– 3 cebolas
– 4 dentes de alho
– 2 folhas de louro
– 1 c. sopa rasa de amido de milho
– 2 c. sopa de polpa de tomate
– 1 cerveja
– 1 cálice de whisky
– 1 cálice de vinho do Porto
– 1 copo de vinho maduro branco
– 1 pequeno ramo de salsa
– Azeite, sal e pirir-piri q.b.

Molho de Francesinha
O Segredo do Molho de Francesinha | Aprenda a Fazer

Modo de preparação

– Num tacho, comece por fazer um refogado com o azeite, os alhos picados, as cebolas picadas, as folhas de louro, a salsa e o sal.

– Quando alourar, acrescente um pouco de água e vá mexendo.

– Depois, adicione a cerveja, a polpa de tomate, o piri-piri, as bebidas alcoólicas, a sopa rabo de boi e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.

– Ao fim dos 10 minutos, retire as folhas de louro.

– Triture tudo muito bem com a varinha mágica ou com um robot de cozinha e reserve.

– À parte, prepare a sopa de tomate com o caldo de marisco, seguindo as indicações da embalagem. Quando estiver pronta, acrescente-a ao molho reservado e passe novamente com a varinha mágica ou robot de cozinha.

– Coloque novamente ao lume e deixe apurar alguns minutos (cerca de 10 minutos), mexendo sempre.

– Acrescente o amido de milho diluído num pouco de água (para engrossar o molho e para lhe conferir uma textura mais aveludada).

– Está preparada(o) para o resultado? Esta receita é extremamente rica e repleta de sabores, mas vai ter de experimentar para comprovar que é de comer e chorar por mais.

– Lembre-se: são os ingredientes do molho que se vão fazer sentir em todas as garfadas deste prato tão típico do Porto.

Caldo de Marisco

Molho de Francesinha
O Segredo do Molho de Francesinha | Aprenda a Fazer

 

Ingredientes
– 300 g cascas e cabeças de camarão
– 1/2 cabeças de alho
– 3 cebolas pequenas
– 1 folha de louro
– 1 dl vinho branco
– 1 l água
– Azeite q.b.

Molho de Francesinha
O Segredo do Molho de Francesinha | Aprenda a Fazer

Modo de preparação

Comece por refogar as cascas e as cabeças de camarão num fio de azeite bem quente até atingirem uma cor encarniçada. De seguida, junte os alhos com a casca abertos ao meio as cebolas picadas e o louro.

Deixe caramelizar ligeiramente para enriquecer o sabor. Refresque com vinho branco, deixe evaporar e cubra com água fria. Ferva tudo, lentamente, durante cerca de 25 minutos, passe por um passador de rede e arrefeça rapidamente.

Bom apetite!

6 COMENTÁRIOS

  1. BOA TARDE !!! ACABEI DE COMER HOJE UMA FRANCESINHA!!!! ESTAVA ÓTIMA SÓ K O MOLHO ENGORDA BASTANTE!!!!! OBRIGADO !!!! PODIAMOS TER SIDO 2 A COMER !!!! INFELIZMENTE NÃO É POSSÍVEL !!!!! AQUELE ABRAÇO…….

  2. Falam da sopa de rabo de boi nos ingredientes, mas nunca explicam em que passo é para adicionar a sopa.
    Quando é que deve ser adicionada?

  3. Só blá blá! O molho das francesinhas Que eu aprendi com o saudoso e querido Chef Silva nada a ver…Tive um café onde fazia centenas de francesinhas por semana e os clientes adoravam o molho. Essa receita (segredo?) nada tem a ver com a receita original. nada de pacotes do que quer que seja.
    A receita começa por um bom naco de carne a assar em azeite num tacho lentamente até estar bem douradinha de todos os lados, Depois junta se cebolas em dose avantajada, folha de louro e mexe se muito bem, sempre com lume brando e muito carinho, tapa se o tacho e a carne com a cebola vão largar seus sucos, nao precisa juntar agua. Continua com lume brando para não secar atecipadamente, coze aí por 3 quartos de hora. Passado esse tempo, tira se a carne, o louro, Depois Varinha mágica na mão e vamos triturar tudo muiiito bem, de seguida quador na mão e passamos o molho para outra panela, claro! a mesma não ia dar certo. Aqui está a base do molho! O mais importante! Agora começa outra etapa ! começamos por juntar, vinho branco, cerveja, gin, brandy, vinho do porto, e wuisque se quiser. uma chavena de polpa de tomate, sal a gosto se não o molho fica doce, vai ao lume e levanta fervura, vê se se o molho tem consistencia e cor. Se ficar muito liquido, desfaz se um pouco de maizena, se a cor estiver clara é so ir detando mais um pouquinho de tomate até atingir a cor.O picante é a gosto.. As medidas variam conforme as quantidades. Eu usava uma caneca de cerveja, outra de vinho branco, um cálice de gin e por aí a fora com as outras bebidas… Aqui está a receita que eu aprendi, testei, usei e tive muito sucesso. usem muito carinho nessa receita. Acho que não esqueci de nada. Tudo de graça para vocês.

    • Oi, Rosa! Espero que estejas bem! Obrigada por partilhar a receita do molho. Faz muito mais sentido, sem dúvida. Poderia me dizer, aproximadamente, o peso do bom naco de carne? Meio quilo dará? Conheço um caldo de carne caseiro que passa 24h a cozer. Acho que o seu é mais simples e apropriado para a sandes francesinha. Espero que possas ler e responder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.