Início Tradições As melhores dicas para assar carnes e peixes. Tome nota!

As melhores dicas para assar carnes e peixes. Tome nota!

Conheça alguns truques simples e eficazes que fazem a diferença: mais sabor, mais suculência! As melhores dicas para assar carnes e peixes. Tome nota!

dicas para assar carnes e peixes
As melhores dicas para assar carnes e peixes. Tome nota!

As melhores dicas para assar carnes e peixes. Tome nota! Os assados são refeições que sabem bem nos dias mais frios. É um alimento reconfortante e delicioso. Mas, como é uma refeição particularmente apropriada para um grande número de pessoas, é indicado para encontros com amigos e família. Os assados representam grandes repastos, refeições que estão sempre ligadas a mesas bem compostas.

Nos assados, come-se com abundância e com prazer. Eventos numerosos com assados como refeição principal são sinónimo de uma casa feliz, temperada com aromas fortes e com muito sabor. Mas, nem sempre se consegue realizar um assado perfeito. Por isso, há algumas dicas de assados que se podem revelar preciosas.

Os assados são refeições muito práticas, exigindo mais trabalho na preparação e no tempero, do que propriamente quando está no forno. Quer conhecer alguns truques que se podem revelar bastante eficazes na realização do assado perfeito? Partilharemos algumas sugestões que poderão parecer apenas pequenos pormenores, mas que farão grande diferença no resultado final. Independentemente do que se pretenda colocar a assar, convém obter o conhecimento presente nestes conselhos.

dicas para assar carnes e peixes
As melhores dicas para assar carnes e peixes. Tome nota!

As melhores dicas para assar carnes e peixes. Tome nota!

Existem truques que ajudam a elevar os assados para outro patamar. Há técnicas que se podem aprender e que permitem que os assados fiquem de excelência. Evite erros comuns que levam a que a carne fique seca. Aprenda a fazer assados de carnes e peixes no ponto!


Leia também: Aprenda a fazer arroz branco como nos restaurantes


Os assados são, normalmente, refeições saborosas, mas há que tomar boas opções, desde o momento de preparação até ao momento de servir. Pequenos erros podem ser cometidos e prejudicam o resultado final. Quer fazer assados perfeitos? Saudáveis, de textura fantástica, de perfume encantador e repletos de sabor? Então, tome nota!

dicas para assar carnes e peixes
As melhores dicas para assar carnes e peixes. Tome nota!

Carnes

No momento de temperar as carnes, deve colocá-las de molho nos condimentos. Pode fazê-lo por uma hora (no mínimo) de forma aos temperos terem tempo de penetrar nas carnes. Pode ainda deixá-las de um dia para o outro.

Outra opção é fazer furos na carne com um palito ou com um garfo, colocando depois os temperos. Há ainda a possibilidade de usar uma seringa apropriada e injetar os temperos diretamente na carne.

Se quer evitar que a carne fique seca no momento de estar no forno, deve dar um banho de manteiga derretida (ou margarina) à carne, antes de a colocar no forno (pode fazer o mesmo se pretender colocar na grelha).

Enquanto assa, deve observar o estado do assado e, a meio do processo, deve interromper para regar a carne com o molho que se forma na assadeira.

dicas para assar carnes e peixes
As melhores dicas para assar carnes e peixes. Tome nota!

Peixes

No momento de comprar peixe, calcule 500 g por pessoa, se pretende prepará-lo inteiro. Calcule 200 g por pessoa, se pretende comprar em filetes ou posta.

Os peixes possuem uma carne muito tenra e são, por isso, muito delicados. Eles ainda absorvem os temperos rapidamente. Ficam bem com diversos ingredientes, nomeadamente sal, pimenta, salsa, cebola, cebolinho, limão, coentros e, entre muitos outros, louro.


Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos


dicas para assar carnes e peixes
As melhores dicas para assar carnes e peixes. Tome nota!

Os peixes (tal como os frutos do mar) podem ser preparados pela técnica do pacote (em papillote ou cartocchio). Podem ainda ser embrulhados em papel-alumínio ou papel-manteiga. Deve sim garantir-se que ficam bem vedados pois, assim, estando no forno, eles acabam por cozinhar através do vapor presente no forno. Esta técnica pode ser usada com vegetais e bifes de frango.

Não se pode ter uma receita de determinado peixe e substituí-lo por outro e fazer tudo igual. Os peixes são diferentes, com texturas e sabores distintos. Proceda do mesmo modo, apenas se existir alguma semelhança entre os peixes.

Espete um garfo no peixe para avaliar se ele está assado, no ponto. Deve retirar do forno, se a carne do peixe se soltar facilmente da espinha. O peixe deve ser servido logo depois de estar devidamente assado, pois assim evitará que ele fique encharcado ou seco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.