Se quer ter um discurso mais rico e eloquente, aprenda estas palavras difíceis portuguesas. Experimente usá-las já hoje!
Sabia que há muitas pessoas que aproveitam a internet para procurar por palavras difíceis? Aquelas “palavras caras”, como são popularmente conhecidas, e que permitem enriquecer o vocabulário.
Há quem procure apenas por “palavras caras”. Isso facilmente se constata no histórico de pesquisas do site do NCultura e em diferentes motores de busca. Há muitas pessoas que são mais específicas nas suas pesquisas, usando os motores de busca para procurar por “palavras caras para elogiar” ou por “palavras difíceis para impressionar”. Isto acontece quando as pessoas fazem as suas pesquisas com boa motivação.
No entanto, há também quem procure por palavras por razões menos nobres. Nas pesquisas mais procuradas, há quem escreva “palavras caras para ofender”. O presente artigo do NCultura é destinado a todos os que procuram por “palavras caras em português de Portugal” ou, simplesmente, a quem quer saber mais sobre a língua portuguesa.
Temos diversos artigos sobre língua portuguesa abordando temáticas como classes de palavras, famílias de palavras e palavras com significados diferentes. Conheça estes artigos e cultive-se mais um pouco. Entretanto vamos mostrar lhe 10 palavras difíceis portuguesas, os seus significados e sinónimos.
Melhore o vocabulário com 10 palavras difíceis portuguesas
1 – Manumitir
Termo que vem do latim manumittĕre, com o mesmo significado.
Esta palavra é verbo transitivo que significa dar alforria a; libertar (escravo).
2 – Maquiavelice
Termo que vem de “Maquiavel”, antropónimo do italiano Machiavelli, historiador italiano (1469-1527), +”-ice”.
Esta palavra é nome feminino que significa dito ou ato maquiavélico. Este termo significa manha; ronha.

3 – Transvazar
Termo que vem de “trans-”+”vazar”.
Esta palavra é verbo transitivo que significa derramar por excesso de líquido; verter. Este termo significa esvaziar.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: entornar, esvaziar, derramar, despejar, transudar, verter.
4 – Opilação
Termo que vem do latim oppilatiōne-, com o mesmo significado.
Esta palavra é nome feminino que significa ato ou efeito de opilar.
Este termo significa obstrução. Este termo significa também oclusão.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: entupimento, obturação, oclusão.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: desentupimento, desobstrução.

5 – Intemperança
Termo que vem do latim intemperantĭa-, com o mesmo significado.
Esta palavra é nome feminino que significa falta de temperança; imoderação; excesso.
Este termo significa falta de sobriedade no comer e no beber; voracidade.
Este termo também significa corrupção.
6 – Prodigalidade
Termo que vem do latim prodigalitāte-, com o mesmo significado.
Esta palavra é nome feminino que significa carácter do que é pródigo.
Este termo significa liberalidade; generosidade. Este termo significa também esbanjamento. Este termo significa ainda profusão.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: esperdício, franqueza, generosidade, dissipação, esbanjamento, liberalidade, pletora, profusão, magnanimidade, munificência, superabundância.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: economicidade, mesquinhez, aproveitamento, avareza.

7 – Louvaminheiro
Esta palavra é adjetivo, nome masculino que significa que ou aquele que tem por costume louvaminhar; adulador; bajulador. Termo que vem de “louvaminha”+”-eiro”.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: graxista, lambe-botas, lambedor, adulador, bajulador, engraxador, lisonjeador, manteigueiro, puxa-saco.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: depreciador, reprovador, censurador, crítico.
8 – Encómios
Termo que vem do grego egkómion, «elogio». Esta palavra é nome masculino plural de encómio que significa elogio rasgado. Este termo significa louvor público. Este termo significa ainda aplauso.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: gabo, louvor, apologia, elogio, panegírico.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: censura, repreensão.

9 – Pérfido
Termo que vem do latim perfĭdu-, com o mesmo significado.
Esta palavra é adjetivo e nome masculino que significa que ou o que falta à sua fé ou à sua palavra. Este termo significa que ou o que é traiçoeiro e desleal.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: inconfidente, infiel, desleal, doloso, traiçoeiro, traidor.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: leal, fiel.
10 – Exotérico
Termo que vem do grego exoterikós, «exterior», pelo latim exoterĭcu-, «trivial».
Esta palavra é adjetivo que é próprio da filosofia e que é referente a uma doutrina filosófica que se dizia destinada a ser exposta em público. Este termo significa vulgar; comum.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: banal, comum, trivial.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a quererem conhecer o significado das palavras e a valorizarem o uso do dicionário.

NCultura
Se leu “Melhore o vocabulário com 10 palavras difíceis portuguesas” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…