Início Histórias O melhor peixe do mundo é português

O melhor peixe do mundo é português

Dizer que “O melhor peixe do mundo é português” é uma verdade há muito provada cientificamente e pode agora ser um “slogan” para atrair mais turistas.

3343
O melhor peixe do mundo é português
O melhor peixe do mundo é português

O melhor peixe do mundo é português

Dizer que ‘O melhor peixe do mundo é português’ é uma verdade há muito provada cientificamente e pode agora ser um “slogan” para atrair mais turistas.

Dizer que ‘Portugal tem o melhor peixe do mundo’ é uma verdade que foi há muito provada cientificamente e é agora um “slogan” que está a ser aproveitado para ações de marketing a nível global, com o objetivo de atrair mais turistas e exportar peixe.

O melhor peixe do mundo é português
Mercado Municipal de Matosinhos – O melhor peixe do mundo é português

O Professor Luiz Saldanha, biólogo marinho que se distinguiu no estudo da fauna marinha do Atlântico Nordeste, foi professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, bem como presidente Instituto Nacional de Investigação das Pescas e autor do livro Fauna Submarina Atlântica, dizia:

a riqueza dos peixes da nossa costa não é apenas haver uma grande variedade que se pode comer, é a sua extraordinária qualidade“.

O melhor peixe do mundo é português
Peixe fresco – O melhor peixe do mundo é português

Luiz Saldanha, grande defensor dos parques e reservas marinhas, teve como homenagem, após a sua morte, o seu nome dado ao primeiro parque marinho em Portugal, o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, em Sesimbra.

Atualmente os cientistas sabem que a abundância de peixe é influenciada pela existência de condições favoráveis de temperatura, iluminação, salinidade e oxigénio das águas, das quais depende a existência de maior ou menor quantidade de plâncton, organismos microscópios vegetais ou animais, o fitoplâncton, o zooplâncton, dos quais muitas espécies de peixe se alimentam.

O melhor peixe do mundo é português
Sardinha assada, iguaria portuguesa – O melhor peixe do mundo é português

Como as referidas condições dependem da profundidade das águas e das correntes marítimas, existem nos oceanos áreas de maior e menor abundância e diversidade de espécies.

A plataforma continental de Portugal tem as condições ideais para a abundância de peixe.

Na plataforma continental – extensão da placa continental que se encontra submersa e cuja profundidade não ultrapassa os 200 metros, terminando com um acentuado aumento do declive – existem vários fatores favoráveis à abundância de recursos piscatórios. Na plataforma continental as águas:

– São pouco profundas, o que permite uma maior penetração da luz;

– Possuem menor teor de sal, devido à agitação e ao facto de receberem as águas continentais dos rios que nelas desaguam;

– São mais ricas em nutrientes, pois existem boas condições de luz e oxigénio para a formação de plâncton e recebem os resíduos orgânicos transportados pelos rios.

Deste modo, a quantidade e a diversidade de fauna marinha são maiores áreas nas da plataforma continental.

O melhor peixe do mundo é português
Recursos marítimos – O melhor peixe do mundo é português

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.