Bacalhau à Lagareiro: origem e receita
Para muitos é uma receita portuguesa que foi iniciada pelas gentes que trabalhavam a azeitona. Saiba tudo sobre o Bacalhau à Lagareiro: origem e receita.
Para muitos, o Bacalhau à Lagareiro é uma receita portuguesa que foi iniciada pelas gentes que trabalhavam a azeitona. Há dúvidas quanto a isso. O que temos como certo é que é das formas mais requisitadas para se cozinhar o nosso peixe indispensável.

Bacalhau com cebola e batata com uma particularidade: está banhado em azeite. Assim ficou o bacalhau que, acreditamos, foi sendo aprimorado, todos os Outubros, nos lagares da Beira interior. A moda pegou tão bem que mais tarde o polvo foi vítima do mesmo tratamento.
Origem do Bacalhau à Lagareiro

Pensa-se que as primeiras terras a testarem algo que, mais tarde, veio a ser o Bacalhau à Lagareiro, foram as beiras, provavelmente com maior incidência na parte interior, correspondente à Beira Baixa e Beira Alta, por ser lá que encontramos melhores condições para a plantação de olivais.
A acreditar nesta teoria, teriam de facto sido os lagareiros os seus principiantes, que o cozinhavam em caldeiras nos locais onde trabalhavam – e a fórmula deverá ter sido desenhada durante vários anos, sempre no Outono, por ser por aí que a azeitona é trilhada, resultando em azeite novo.

A gastrónoma e estudiosa da comida tradicional portuguesa Maria de Lourdes Modesto situou-o, contudo, no Minho – geografia estranha dado que tal província tem clima demasiado húmido para a produção de azeite.

Tendo em conta que Maria de Lourdes Modesto não põe nada em papel que não tenha passado sob os filtros da sua exigente capacidade de análise etnográfica, não posso deixar de pôr em dúvida o consenso que cataloga o Bacalhau à Lagareiro como beirão.
Mas então, porquê o lagareiro como referência ao azeite, se os lagares minhotos servem apenas para fazer vinho?

João Vasconcelos Costa pega na dúvida e põe uma nova hipótese: o lagareiro não tem exatamente a ver com o homem que produz azeite.

(cont.)
Culinaria Portuguesa, das MELHORES do Mundo!!!!!
pois eu era ainda crianca e, recordo o meu avo no tempo de se fazer o azeite perguntar a minha avo se tinha compradoo bacalhau para levar para o lagar E, normalmente era feito a noite e levava batatas o bacalhau cebola e vinho. E fui com ele uma vez e, entao esse bacalhau tinha que ser regado com o azeite que tinha acabado de ser feito. Belos tempos isto ja la vao mais de 60 anos.
E, mais o bacalhau a lagareiro e o que mostra a primeira foto. A minha familia e da artea da serra da estrela. Beira Alta.
O bacalhau chamado à lagareiro, porque era feito no tempo em que os lagares trabalhavam na feitura do azeite, era um bacalhau que juntamente com as batatas, previamente lavadas e temperadas com sal que se lhes colava, eram assados num tabuleiro no lastro da fornalha que aquecia a água que ia limpar o azeite. Desfiava-se o bacalhau de forma grossa, e com as batas esmagadas com um “murro”, era regado abundantemente com azeite numa travessa e temperado com alho. Acompanhado com broa de milho branco, característico da minha zona, e com o “palhinhas de 5”, era uma maravilha.