Todos temos medo de alguma coisa. Conheça algumas das fobias mais bizarras do ser humano e os seus nomes estranhíssimos. E você? Tem medo do quê? O que é o medo? Medo é uma palavra que surge facilmente no nosso quotidiano para descrever diferentes sensações que uma pessoa pode ter. Quando um indivíduo sente uma inquietação perante algo que lhe causa alguma coisa, diz ter medo. Havendo diferentes tipos de medo, há também diferentes motivações para esse sentimento de fobia. Ao ter medo, um indivíduo pode estar realmente a sentir uma simples apreensão, receio ou susto com algo.
Há fobias mais ou menos intensas. Em níveis mais extremos, a pessoa pode mesmo sentir pânico e terror, de forma a nem conseguir sequer agir de forma a preservar a sua saúde e bem-estar. No que diz respeito aos motivos para esse sentimento, há vários. Ele pode ser causado pela presença de uma cobra, crocodilo, tubarão, tarântula… Estes medos que acabamos de mencionar são compreensíveis para a generalidade das pessoas. Há, no entanto, fobias mais incomuns que para muitos são difíceis de entender como, por exemplo, medo de palhaços, medo de queijos ou medo de sair de casa. Conheça as fobias mais bizarras no mundo!
13 das fobias mais bizarras
1 – Penterofobia
Os sogros são frequentemente motivo de piada no seio conjugal ou fora dele. Algumas pessoas não gostam de receber na sua casa a sua sogra. Isso é certo. Mas existem pessoas que têm mesmo fobia de estar com elas. Um medo dos sogros profundo, exagerado e irracional.
2 – Deipnofobia
Conversar ao longo das refeições é algo salutar que permite polir as nossas capacidades de socializar. No entanto, há pessoas que sentem um pavor em conversar durante as refeições. Isso é um problema sério que implica que essa pessoa evite estar com pessoas durante as refeições.
3 – Uranofobia
Há pessoas que olham para o céu e pensam: como somos tão pequenos no universo? Será que há vida extraterrestre? Como é que a Natureza é tão bela? No entanto, há pessoas que possuem um medo extremo do céu.
4 – Xantofobia
As cores são algo extremamente importante na nossa vida. Pretende-se uma vida colorida, pois dizemos que ver tudo a preto e branco é negativo. As cores são importantes no sentido estético, permitindo maior beleza, mas também prestam auxílio na organização. Por exemplo, como acontece nos sinais de trânsito e nos semáforos.
Contudo, há pessoas que têm fobia a cores!… Pessoas com medo do amarelo em si, mas também do que é amarelo, como a tinta amarela, determinadas flores amarelas, o sol.
5 – Turofobia
O queijo é, para alguns, algo absolutamente delicioso. Tão perfeito numa pizza que muitos gostam de pedir pizzas de 4 queijos. No entanto, há quem tenha fobia a queijo. Ver, tocar ou simplesmente sentir o cheiro do queijo é nefasto.
Uma pessoa que tenha intolerância à lactose pode desenvolver este tipo de problema. Por vezes, também acontece quando há associada uma experiência traumática.
6 – Somnifobia
Todos somos diferentes, mas todos somos parte de um todo. Uns adoram dormir sempre que podem, pelo máximo de tempo possível. Outros têm pavor em cair no sono. O medo de não acordar, de ter pesadelos ou de reviver determinados pesadelos estão entre os motivos desta fobia.
7 – Pogonofobia
O Pai Natal é um tipo gordinho, simpático, com muita barba. Mas não é boa companhia para quem tem um medo irracional e extremo de barbas.
8 – Filofobia
Muitos passam a vida a tentar encontrar a pessoa certa, com esperança de se apaixonar. Contudo, também há pessoas com fobia de se apaixonar por alguém. Em casos mais radicais, uma pessoa que tenha este medo também vê a sua vida afetada noutras vertentes.
Na vida pessoal, em todas as relações criadas (família, amigos), uma pessoa que tenha pavor em trocar carinhos ou beijar alguém gera quezílias e problemas com facilidade.
9 – Eufobia
É comum ver o noticiário à refeição. Normalmente, há boas e más notícias todos os dias. No entanto, há pessoas que preferem nem ver televisão, pois têm um medo profundo de ouvir notícias positivas. Nem dá para imaginar a reação de uma pessoa com esta fobia se ganhar o euromilhões!…
10 – Paraskavedekatriafobia
Sexta-feira 13 é sinónimo de muito azar, mas há pessoas que têm mesmo um medo profundo e irracional da sexta-feira 13.
11 – Hipopotomonstrosesquipedaliofobia
Esta palavra é enorme e o irónico é que é uma palavra que serve para descrever o nome da fobia das pessoas que têm pavor de palavras longas. Um hipopotomonstrosesquipedaliofóbico!
12 – Ergofobia
São muitos os jovens que gostam de ficar debaixo das asas dos pais procrastinando. O trabalho fica para depois. Para alguns, para outra vida!… A verdade é que há mesmo pessoas que possuem um medo radical do trabalho e de tudo o que lhe é envolvente. Até do trabalho de encontrar um trabalho (as pesquisas, os telefonemas, as entrevistas). O medo do fracasso e a ansiedade social surgem como consequência deste medo.
13 – Nomofobia
Vivemos numa era em que muitos estão absolutamente viciados nas redes sociais e no telemóvel. Muitos jovens usam o telemóvel como se fosse um brinco. Está sempre na orelha! A verdade é que há pessoas que são mesmo radicais no medo de perder essa comunicação, de perder o sinal, de esgotar a bateria.
Estas fobias podem fazer-nos esboçar um sorriso numa leitura que se pretende descontraída, mas a verdade é que estas – como outras do género – são um problema sério! Elas podem realmente aprisionar a pessoa a esses medos, tornando a sua vida num sofrimento atroz, levando a angústia, tristeza, solidão, depressão ou ainda pior.
Assim, é recomendável que uma pessoa que tenha uma fobia deste género se faça socorrer dos conhecimentos de um psicólogo e de um médico especialista. Só assim essa pessoa pode resgatar novamente a sua vida, libertando-se da prisão da fobia.
Leia também:
NCultura
Se leu “Medo! 13 das fobias mais bizarras do ser humano” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Bolos, entre outras…