Prepare uma receita deliciosa que mantém a tradição viva! Siga as nossas dicas e prepare uma marmelada tradicional caseirinha capaz de evocar memórias! A marmelada caseira é uma tentação sem igual. Quando é consumida individualmente, é uma doçura. Quando é colocada com queijo, forma uma dupla memorável. Um Romeu e Julieta que encanta sucessivas gerações.
Iremos partilhar consigo uma receita deste doce com tradição. Muitas receitas de marmelada mereceram um lugar especial em muitas casas portuguesas e chegaram a passar de geração em geração.
Marmelada tradicional caseira e deliciosa
A utilização do açúcar
Muitas pessoas usam açúcar branco. No entanto, também se pode usar o amarelo. A quantidade de açúcar usada deve variar consoante a quantidade de fruta. Por exemplo, para 1 kg de marmelos, pode usar entre 750 g e 1000 g de açúcar.
Os marmelos
Os marmelos podem ser cozinhados com casca. Se o fizer, não se esqueça de lavar muito bem os marmelos. Além disso, deve retirar os caroços. Desta forma, poderá apresentar uma marmelada de tom mais escuro.
No entanto, se preferir, pode optar por criar uma marmelada com marmelos sem casca e sem caroços. Esta opção origina uma marmelada que apresenta um tom mais claro. Ambas as opções ficam saborosas.
A utilização da água
A marmelada pode ser confecionada com mais ou menos quantidade de água. Há quem coloque os marmelos em pedaços cobertos de água. Se optar por usar menos quantidade de água, estime que deve colocar 100ml de água (ou ainda menos) por cada quilograma de marmelo. Pode colocar apenas 3 a 4 colheres de sopa de água.
Confeção
A confeção pode ser feita com os marmelos cortados em pedaços, somente com o açúcar e a água. Aguarde até cozerem devidamente. Posteriormente, devem ser triturados e cozinhados de novo até estarem no ponto desejado.
Em polpa é outra possibilidade. Cozem-se os marmelos primeiro em água e reduzem-se assim a puré. O açúcar adiciona-se nesta fase e cozinha até ficar no ponto. Se preferir usar o marmelo inteiro com casca, sem caroços, após ser cozido ele deve ser descascado e reduzido a puré. Depois, é acrescentado açúcar. Finalmente, coza até o ponto desejado (no entanto, esta opção é mais incomum).
Aromatização
Muitas pessoas optam por ter a marmelada o mais simples possível, usando apenas marmelo, açúcar e água. No entanto, há pessoas que preferem aromatizar a marmelada, deixando o doce ainda mais maravilhoso. Para a aromatização, podem usar-se diferentes ingredientes, nomeadamente: casca de citrinos (especialmente, limão, lima e laranja). Pode ainda usar pau de canela ou gengibre. Há quem conjugue ingredientes aromatizadores, utilizando limão, por exemplo.
Dura ou macia
A marmelada pode ser macia e fácil de barrar ou mais dura. A receita aqui apresentada é feita com pouca quantidade de marmelo. É uma opção possível para que se possa fazer uma de cada vez, uma alternativa mais rápida de confecionar.
Esta é uma boa decisão para quem não gosta de marmelada dura, porque é consumida mais rápido, impedindo que endureça muito com o passar do tempo.
O ponto
Se prefere marmelada mais macia, deve deixar a cozinhar por menos tempo. Quanto menos ponto a marmelada tiver, mais macia ficará, tornando-se também mais reduzida na sua validade. No entanto, se preferir marmelada mais rija, para cortar à fatia, então deve deixar cozinhar por mais tempo, ficando com mais ponto e aumentando a durabilidade.
Conservação
Algumas pessoas deixam a marmelada secar ao sol, sendo posteriormente desenformada. No entanto, outras pessoas preferem colocar a marmelada em taça(s) de barro esterilizadas com água a ferver. Posteriormente, deve tapar a taça com um pedaço de papel vegetal pincelado com aguardente, ao de leve.
Maior longevidade
Se quiser ter marmelada para todo o ano, deve reunir os marmelos e descascar os mesmos. Depois, faça a respetiva limpeza e corte em pedaços. Posteriormente, deve congelar. Desta forma simples, poderá ter uma taça de marmelada fresca à mesa durante muitos meses.
Quantidade
Tenha em conta que pode aumentar a quantidade de marmelada como desejar. Esta receita permite criar um quilo de marmelada. Só tem que manter as proporções para fazer a quantidade que deseja.
Por exemplo, se dobrar a quantidade de marmelo, dobre os restantes ingredientes. Tenha em consideração que se aumentar a quantidade, levará mais tempo a confecionar.
Aprenda a fazer mais compotas e doces:
- Doce de cereja caseiro, uma compota irresistível
- 3 receitas de geleia de maçã e canela. Deliciosas!
- 4 receitas de compota de morango. Práticas e deliciosas!
Receita de Marmelada tradicional
Ingredientes
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão
- 500 g de açúcar branco
- 500 g marmelos descascados e limpos, sem caroços
- 1 a 2 colheres de sopa de água
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, deve colocar a água num tacho.
- – Em seguida, acrescente os marmelos, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão.
- – No imediato, deve levar ao lume até que o marmelo esteja cozido.
- – Posteriormente, deve verificar a cozedura da marmelada com um garfo.
- – Tenha em conta que, quando ela estiver mole, está cozida.
- – Então, deve retirar a casca de limão e o pau de canela.
- – Depois, com a ajuda de uma varinha mágica, deve triturar.
- – Em seguida, deve levar ao lume novamente, até obter o ponto desejado.
- – Se quiser uma marmelada mais macia, deve retirar do lume quando, ao mexer com a colher, fizer um ponto de estrada que feche logo.
- – Se quiser uma marmelada mais firme, deve retirar do lume quando estiver a fazer um ponto de estrada que permita observar uma estrada aberta por segundos.
- – Em seguida, deve colocar a marmelada em taças previamente esterilizadas.
- – Finalmente, deve tapar a marmelada com papel vegetal.
- – Tenha em consideração que a marmelada fica (muito) mais firme após ficar fria.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Agora conhece todas as dicas para confecionar uma marmelada tradicional perfeita e tem a receita certa para poder usufruir deste doce sempre que desejar… Faça marmelada e partilhe connosco a sua aventura.