A Lousã é um paraíso natural. Conheça as suas fantásticas praias fluviais e saiba como melhor explorar a riqueza deste paraíso.
A Lousã reúne um conjunto de atrações que a torna num destino maravilhoso para uma escapadinha. Contudo, num contexto em que o calor está presente de norte a sul do país, a Lousã revela-se um destino de sonho devido às suas fantásticas praias fluviais.
A experiência de mergulhar nas águas destas praias fluviais é algo mágico, essencialmente nos dias quentes de verão. Reunimos um conjunto de informações que visam proporcionar-lhe dias de praia memoráveis neste território nacional deslumbrante.
Este destino revela-se ideal para quem pretende fugir dos stresses das cidades. A paisagem natural de Lousã, nomeadamente das suas praias fluviais, revela uma beleza incrível. Além do cenário, estas praias destacam-se pelas suas águas.
Podem ser mais frias que outras, mas são límpidas e cristalinas. Os mergulhos nestas águas revela-se uma experiência refrescante e agradável nos dias quentes de verão. Este é um destino de férias perfeito para quem procura um ambiente tranquilo e retemperador. Quer saber mais sobre este local fantástico?
A Lousã é um paraíso natural com praias fluviais de sonho
As praias fluviais da Lousã
A Lousã é um concelho particularmente rico em praias fluviais de qualidade. Por isso, disponibiliza para todos um conjunto de infraestruturas balneares de excelência. A Lousã é, assim, um destino de sonho para os amantes da Natureza e para os adeptos da praia. As praias fluviais da Lousã são locais de lazer únicos, que asseguram um bem-estar constante.
-
Praia Fluvial Senhora da Piedade
Lotação máxima: 87 pessoas.
Esta é uma das praias fluviais da Lousã que proporciona dias de verão memoráveis. Esta praia fascina quem lá chega. Para lá chegar, é necessário percorrer a estrada de dois quilómetros pela serra, uma estrada sinuosa que está inserida num cenário fantástico.
A Praia Fluvial da Senhora da Piedade beneficia de estar ligada à capela da Nossa Senhora da Piedade (e às Ermidas), um conhecido centro de peregrinações.
Méritos
Esta praia tem Bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos!”, uma qualidade que surge por decisão do Instituto Nacional para a Reabilitação e Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal.
A Praia Fluvial Senhora da Piedade é inclusiva e disponibiliza cadeira anfíbia, além de ter outras medidas pensadas para facilitar a estadia de pessoas com mobilidade condicionada, de forma que estas pessoas possam usufruir desta praia como merecem.
Esta praia também apresenta “Bandeira Azul”, o famoso galardão que é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e que conta com o precioso apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente.
Riqueza local
Esta praia está enquadrada pela Ermida de Nª Sra. da Piedade e pelo Castelo de Arouce. Este castelo, também conhecido por Castelo da Lousã, é uma das atrações locais. É um castelo construído em xisto e que está num local privilegiado e possibilita a todos os visitantes uma viagem no tempo, pela história do concelho.
Esta praia fluvial natural, presente na ribeira de S. João, atrai diversas pessoas à Lousã. A presença do café com esplanada torna os dias de verão ainda mais agradáveis. Existe ainda o restaurante “O Burgo”, espaço encantador onde se podem provar alguns dos pratos típicos da região.
A Praia Fluvial Senhora da Piedade é vigiada e apresenta os equipamentos necessários para passar dias de praia perfeitos. Existem ainda diversos espaços onde se pode fazer um piquenique particularmente agradável.
Como chegar à Praia Fluvial Senhora da Piedade?
Basta seguir o percurso pela EN236 que permite ligar Lousã a Castanheira de Pêra. A praia fluvial da Senhora da Piedade encontra-se a cerca de 2 km da Lousã.
-
Praia Fluvial da Senhora da Graça
Lotação máxima: 645 pessoas
Esta praia encontra-se presente na entrada de Serpins. Esta praia (também conhecida como Praia Fluvial de Serpins) recorre ao rio Ceira e proporciona aos veraneantes todas as condições para dias de praia de excelência.
A praia da Senhora da Graça permite que se usufrua de momentos de puro ócio na extensa zona de relvado. Os banhos refrescantes tanto podem ser realizados no leito do rio, como na piscina para crianças. Nesta praia, pode contar com a presença de um nadador-salvador, pois esta é uma praia vigiada.
A Praia Fluvial da Senhora da Graça também dispõe de sanitários. Existem duches, um parque de merendas e bar de apoio. O Parque de Campismo é outro elemento que enriquece a oferta desta praia.
Existem várias atividades que podem ser realizadas nas proximidades, nomeadamente: caminhadas, experiências de voo livre ou paramotor, BTT ou corrida de montanha, paintball, slide, rappel, passeios TT e canoagem, entre outras.
Como chegar?
Basta seguir pela EN 342 – 3, seguir em direção a Lousã / Góis, via Serpins. Fica a 14 km de Góis e a 10 km da Lousã.
-
Praia Fluvial da Bogueira
Lotação máxima: 188 pessoas
Esta praia está integrada na paisagem rural. Este é um destino fantástico para famílias com crianças. A Praia Fluvial da Bogueira é vigiada. Há ainda piscina para os mais pequenos. Os adultos também se divertem, existindo até uma zona com prancha de saltos.
A Praia Fluvial da Bogueira também tem parque de merendas. Está também equipada com duches e bar de apoio com esplanada. Outro elemento importante nesta praia está no passadiço de madeira. Esta construção permite a ligação para a zona de relvado.
As águas da Praia Fluvial da Bogueira podem ainda servir para passeios agradáveis, nomeadamente pelo uso de gaivotas e canoas alugadas no local. Esta praia também tem Bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos!” e também tem o galardão de “Bandeira Azul”.
Como chegar?
Basta seguir as indicações da anterior: seguir o percurso pela EN 342 – 3, em direção a Lousã / Góis, via Serpins. A praia fica a cerca de 4 km de Serpins e a 6 km da Lousã.
Principais atrações
O Baloiço da Sra da Piedade – Isto é Lousã
É uma das atrações locais. Este projeto foi construído pelo Isto é Lousã. O baloiço está presente no Complexo da Sra da Piedade, próximo das Piscinas Naturais.
O Baloiço da Sra da Piedade encontra-se instalado sobre as águas da Ribeira de São João. O seu contexto apresenta uma beleza natural rara, por isso, as fotos são sempre fenomenais.
O Baloiço de Trevim – Isto é Lousã
Este baloiço está situado no Alto de Trevim, que é o ponto mais alto da Serra da Lousã, presente a 1.200m de altitude. Este baloiço de madeira gigante é uma das atrações mais populares da Lousã.
Castelo de Arouce / Lousã
Este é o ex-líbris da Lousã. O castelo está integrado no complexo da Sra da Piedade. O Castelo de Arouce (ou da Lousã) foi uma das primeiras linhas defensivas criadas para fazer um controlo dos acessos meridionais a Coimbra.
Ele surge documentado pela primeira vez em 1087 no testamento de D. Sesnando Davides. Em 1124, o castelo é tomado na sequência de uma incursão islâmica. Contudo, posteriormente, o castelo é novamente colocado na posse do Condado Portucalense.
A Lousã é agraciada com foral em 1151, por D. Afonso Henriques. O castelo está classificado como Monumento Nacional, estando integrado na Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.
Informação útil:
Horário de funcionamento: de quarta a domingo (das 10h às 13h e das 14h30 às 18h30).
Edifício dos Paços do Concelho
Este edifício foi construído entre 1930 e 1934. Contudo, este projeto do Arquiteto João de Moura Coutinho levou em consideração a arquitetura do séc. XVIII. No interior deste edifício, apresenta painéis de azulejo da Fábrica Constância, de Lisboa.
Morada: R. Dr. João Santos 2, 3200-200 Lousã, Portugal.
Contactos: 239 990 370.
Igreja Matriz da Lousã
Esta igreja apresenta uma beleza singular. Por isso, a Igreja Matriz da Lousã é uma atração local muito procurada pelos visitantes da cidade. Esta igreja encontra-se instalada no centro histórico da Vila e serviu para substituir a igreja mais modesta que a antecedeu.
Morada: Praça Cândido dos Reis 11, 3200-245 Lousã, Portugal.
Ponte Velha
Esta ponte teve a sua origem no séc. XIV. A ponte velha é composta pelo conjunto dos restos dos pilares da velha ponte medieval, uma construção que pode remontar ao período do domínio romana.
Morada: Serpins, 3200 Lousã, Portugal
Cabril do Ceira
Este é um local de beleza deslumbrante pelas respetivas águas cristalinas. Este é seguramente um dos pontos de interesse da Freguesia de Serpins. No entanto, os acessos em terra batida merecem cuidados!
Quer saber onde comer na Lousã ou nas proximidades?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante A Viscondessa (Palácio da Lousã Boutique Hotel)
Morada: Rua Viscondessa do Espinhal
Contactos: 239 990 800
Mais informações, aqui.
Restaurante Cantinho da Rita
Morada: Área de Serviço da Zona Industrial do Ato Padrão 3200-133 Lousã
Contactos: 239 098 574
Mais informações, aqui.
Restaurante O Pancinhas
Morada: Rua da Figueira da Foz 150-154 3000-182 Coimbra
Contactos: 931 736 004
Mais informações, aqui.
Restaurante Alto Padrão
Morada: Zona Industrial de Lousã, 3200-133 Lousã
Contactos: 914 179 044.
Mais informações, aqui.
Taberna Burguesa
Morada: R. Comércio n.35 3200-227 Lousã, Portugal.
Contactos: 239 996 311 / 939 624 643 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Lousã ou nas proximidades?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Wheelers Mountain Bike Holidays
Morada: Rua do Carvalhal, n.º 8, 3200-024 Foz de Arouce Lousã
Contactos: 239 993 612 / 935 236 947
Mais informações, aqui.
Quinta de Vale Escuro
Morada: Rua Vale Escuro N14, Foz de Arouce 3200-045 Lousã
Contactos: 239 991 427 / 916 102 943 / 961 187 891
Mais informações, aqui.
Cerdeira Home for Creativity
Morada: Aldeia do Xisto da Cerdeira, Lousã
Contactos: 911 789 605
Mais informações, aqui.
Palácio da Lousã ****
Morada: Palácio Da Lousã Boutique Hotel, Rua Viscondessa do Espinhal, Lousã
Contactos: (+351) 239 990 800
Mais informações, aqui.
Casa do Talasnal
Morada: Talasnal, 3200 Lousã
Contactos: 914 858 717.
Mais informações, aqui.
Informação útil
A Lousã encontra-se ligada a Coimbra por via da EN 17.
O percurso é feito em pouco mais de 25 minutos. A EN 17 é uma estrada que abrange os concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo, Lousã, Vila Nova de Poiares, num percurso que segue em direção a Arganil, Oliveira do Hospital e Guarda. A estrada também permite ligação ao IC 6 e IC 7, bem como à autoestrada A1 Lisboa-Porto.
A variante de Foz de Arouce permite fazer a ligação da Lousã à EN17, de modo mais rápido, seguro e cómodo.
A EN342 – (que faz a ligação entre Miranda do Corvo e Lousã) assumiu mais importância com o cruzamento com o IC3 (com início em Tomar), assim como a A13, na zona de Lamas – Miranda do Corvo e com o eventual prolongamento da EN342 ao IC6 (Lousã – Góis – Arganil – Coja – IC6). Estas ligações permitem dotar o Concelho de Lousã de mais acessibilidade e centralidade.
A Lousã pode ainda ser servida pela EM 236 que faz a ligação entre a EN 17 e o centro da Lousã, partindo em direção ao Concelho de Castanheira de Pêra.
Leia também:
- Praia fluvial de Cardigos, um pequeno paraíso à sua espera
- 8 das melhores praias fluviais no Porto e arredores
- 10 praias fluviais perto de Lisboa vai querer conhecer
NCultura
Se leu “A Lousã é um paraíso natural com praias fluviais de sonho” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e Viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…