Início Cultura Língua Portuguesa: simultaniedade é erro de português?

Língua Portuguesa: simultaniedade é erro de português?

Esclareça dúvidas de português: devemos escrever simultaneidade, simultanidade ou simultaniedade?

simultaniedade
Língua Portuguesa: simultaniedade é erro de português?

Esclareça dúvidas de português: devemos escrever simultaneidade, simultanidade ou simultaniedade?

A língua portuguesa contém diversas palavras que são consideradas sinónimos. São termos que possuem o mesmo sentido. Além destas, há outras palavras que são parecidas, mas que não têm os mesmos significados.

A juntar a isto, há ainda quem aumente a confusão, criando “palavras” que nem sequer existem na língua portuguesa.

Estamos constantemente a ser bombardeados com diversos conteúdos, bem distintos, seja pela televisão, pelo computador, pelos jornais, pelas revistas ou outros. Esse conteúdo abundante apresenta inúmeras palavras.

Se muitas destas são do nosso conhecimento, há outras que nos lançam para um mar de dúvidas e inquietações. Assim, ficamos logo com a sensação de que estamos a “nadar fora de pé”, o que é sempre algo perigoso.

Logo, se não esclarecemos as nossas dúvidas, estamos sujeitos ao erro, tornando-o não só possível, como provável. Portanto, com tudo isto, podemos concluir que existe um universo de palavras bastante diversificado e complexo, tornando fácil o surgimento de confusões, o aparecimento de dúvidas e o desenvolvimento de gaffes.

Assim, convém esclarecer logo as nossas dúvidas para não mancharmos a nossa reputação com gaffes embaraçosas. Esses momentos menos conseguidos até podem ser divertidos para os outros, mas seguramente que se tornam humilhantes para nós.

Quer um exemplo de palavras que suscitam essa confusão?

Língua Portuguesa: simultaniedade é erro de português?

Exercício

Para colocar em prática os seus conhecimentos sobre a língua portuguesa, propomos algumas questões que testarão as suas capacidades em distinguir qual das palavras está correta.

Será que devo escrever simultaneidade, simultanidade ou simultaniedade?

“(…) a ideia é que haja uma simultanidade entre o comprador e o comercial, que exista sempre um diálogo, que se fale dos produtos, mas também se mantenha o contacto pessoal, (…)”.

“(…) a ideia é que haja uma simultaneidade entre o comprador e o comercial, que exista sempre um diálogo, que se fale dos produtos, mas também se mantenha o contacto pessoal, (…)”.

“(…) a ideia é que haja uma simultaniedade entre o comprador e o comercial, que exista sempre um diálogo, que se fale dos produtos, mas também se mantenha o contacto pessoal, (…)”.

Vivemos na época da simultaniedade, vivemos na época da justaposição, do próximo e do longínquo, do lado-a-lado, do disperso.

Vivemos na época da simultanidade, vivemos na época da justaposição, do próximo e do longínquo, do lado-a-lado, do disperso.

Vivemos na época da simultaneidade, vivemos na época da justaposição, do próximo e do longínquo, do lado-a-lado, do disperso.

Concorrente à liderança da Netflix, Disney Plus é lançado só na América do Norte e Holanda, contrariando a lógica atual de simultaniedade.

Concorrente à liderança da Netflix, Disney Plus é lançado só na América do Norte e Holanda, contrariando a lógica atual de simultaneidade.

Concorrente à liderança da Netflix, Disney Plus é lançado só na América do Norte e Holanda, contrariando a lógica atual de simultanidade.

Questão: Será que a forma correta é “simultaneidade”, será “simultanidade” ou será que é “simultaniedade? Ou será que todas as formas são toleradas na língua portuguesa?

Leia também:

O significado do(s) conceito(s)

Simultaneidade

Simultaneidade é nome feminino que significa qualidade do que é simultâneo, sendo coincidência (no tempo). Este termo vem de “simultâneo”+”i”+”dade”. A simultaneidade é a característica daquilo que é simultâneo; coexistência; concomitância; sincronia.

Este termo tem como sinónimos: coincidência, isocronismo, sincronia, sincronismo, sincronização, tautocronismo. Já o termo dessincronização é um antónimo.

Assim, “simultaniedade”, “simultanidade”, não existem na língua portuguesa. São erros graves, frequentemente cometidos, que devem ser evitados.

Resposta

Agora que percebemos que há duas formas que não existem e estão incorretas, estamos devidamente informados, pois sabemos que dos três termos analisados no Dicionário de Língua Portuguesa, apenas existe o termo simultaneidade.

Agora que ficou devidamente esclarecida(o) quanto ao significado do conceito, seguramente que pode voltar ao exercício anterior.

Correção

Agora que sabemos tudo o que precisávamos de saber, podemos resolver o exercício inicial com relativa facilidade, não é verdade?

“(…) a ideia é que haja uma simultanidade entre o comprador e o comercial, que exista sempre um diálogo, que se fale dos produtos, mas também se mantenha o contacto pessoal, (…)”. X

“(…) a ideia é que haja uma simultaneidade entre o comprador e o comercial, que exista sempre um diálogo, que se fale dos produtos, mas também se mantenha o contacto pessoal, (…)”. ✓

“(…) a ideia é que haja uma simultaniedade entre o comprador e o comercial, que exista sempre um diálogo, que se fale dos produtos, mas também se mantenha o contacto pessoal, (…)”. X

Vivemos na época da simultaniedade, vivemos na época da justaposição, do próximo e do longínquo, do lado-a-lado, do disperso. X

Vivemos na época da simultanidade, vivemos na época da justaposição, do próximo e do longínquo, do lado-a-lado, do disperso. X

Vivemos na época da simultaneidade, vivemos na época da justaposição, do próximo e do longínquo, do lado-a-lado, do disperso. ✓

Concorrente à liderança da Netflix, Disney Plus é lançado só na América do Norte e Holanda, contrariando a lógica atual de simultaniedade. X

Concorrente à liderança da Netflix, Disney Plus é lançado só na América do Norte e Holanda, contrariando a lógica atual de simultaneidade. ✓

Concorrente à liderança da Netflix, Disney Plus é lançado só na América do Norte e Holanda, contrariando a lógica atual de simultanidade. X

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.