Língua Portuguesa: escreve-se Febras ou Fêveras?
Como se escreve: Febras ou Fêveras? Já sabe, nunca é tarde para melhorar a sua própria língua, ou seja, a Língua Portuguesa.
Neste caso, a dupla grafia é permitida? Podemos dizer febra e fêvera ou só um dos vocábulos é o correto?


As duas palavras existem e significam exatamente o mesmo: carne sem osso nem gordura.

Revogar
Anular; invalidar; cancelar; abolir; extinguir.
Exemplos:
– A nova lei revoga a lei anterior.
– O juiz revogou a cláusula do contrato por julgá-la ilegal.

O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.


O primeiro telefone celular disponível comercialmente pesava 800g e tinha 33 cm de comprimento?

Fanatismo
Florbela Espanca
Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida.
Meus olhos andam cegos de te ver.
Não és sequer razão do meu viver
Pois que tu és já toda a minha vida!
Não vejo nada assim enlouquecida…
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!…
Tudo no mundo é frágil, tudo passa…
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
‘Ah! podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!…

BERLENGAS: Um dia no paraíso
_
_
Reserva Natural das Berlengas
As Ilhas possuem fauna e flora própria, com características que a tornam um ecossistema único no mundo, cuja importância foi reconhecida pela criação da Reserva Natural da Berlenga em 1981. Berlengas, um paraíso aqui tão perto, cheio de recantos especiais e de uma beleza indescritível. Conheça melhor as nossas misteriosas e deslumbrantes Berlengas!
Em frente a Peniche, a uma distância de 10kms, o arquipélago das Berlengas é um reduto da Natureza em estado quase selvagem. Constituído por 3 grupos de ilhéus – Estelas, Farilhões e a Berlenga – conserva uma vegetação rasteira exuberante que inclui espécies únicas como a Armeria berlegensis e a Herniaria berlengiana, cujos nomes evidenciam bem a sua origem.
Muitas espécies de aves encontram aqui o refúgio ideal para nidificar ou para uma pausa nas suas viagens de migração. A presença mais marcante é sem dúvida a das gaivotas, que estão por toda a parte. Avistam-se também espécies ameaçadas como o airo, pássaro que se assemelha a um pinguim pequeno, escolhido para símbolo da Reserva. A área protegida compreende ainda uma importante reserva marinha de 985 hectares, com uma fauna muito diversificada.
A Berlenga, a ilha maior, é a única que tem habitantes durante todo o ano mas apenas para assegurar serviços indispensáveis – o funcionamento do Farol e a vigilância da Reserva, já que o isolamento chega a ser absoluto. Entre maio e outubro, existe transporte marítimo diário a partir de Peniche. Se o horário não lhe convier, ou se pretender fazer a sua visita noutra época, há pequenos barcos que o podem levar desde que as condições do mar o permitam.
A Berlenga é o local ideal para quem procura a tranquilidade, longe da confusão, já que a ilha tem uma lotação máxima limitada a 350 pessoas. Para a conhecer, poderá seguir os trilhos pedestres que o levam às Grutas, à Fortaleza de São João Baptista ou simplesmente a encontrar bons locais para apreciar paisagens deslumbrantes.
_
Por favor me passem o endereço eletrônico (e-mail) de ncultura pois tentei [email protected] e retornou uma msg de “endereço inválido”.
Obrigado.